Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estádios pelo Brasil, volume 45: Estádio Euclides de Almeida (Cotia/SP)

Olá,

Dando sequência à apresentação de alguns estádios espalhados pelo território paulista, chegou a vez dos internautas que nos acompanham, conhecerem um pouco do Estádio Euclides de Almeida, localizado na cidade de Cotia e que foi utilizado pelo Cotia F.C. nos jogos válidos pelo Campeonato da Segunda Divisão de 2.011.


Portão de entrada. Foto: Orlando Lacanna.


Parede interna com inscrição do nome do estádio. Foto: Orlando Lacanna.


Cabine/Tenda de imprensa. Foto: Orlando Lacanna.


Centro do gramado visto da cabine/tenda de imprensa. Foto: Orlando Lacanna.


Gol da direita com os vestiários ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.


Agora o gol da esquerda. Foto: Orlando Lacanna.

A cidade de Cotia está distante apenas 32 km da Capital, sendo que o acesso mais usual é através da Rodovia Raposo Tavares. Está localizada na Região Metropolitana, mais precisamente na microrregião de Itapecirica da Serra. Sua população estimada é de 201.000 habitantes aproximadamente e também é chamada de "Cidade das Rosas", por conta do bairro Roselândia, que possui uma extensa área de cultivo de rosas e plantas ornamentais. A sua economia é variada, com destaque à indústria (material elétrico, brinquedo, têxtil, etc..) e agricultura (batata, tomate, etc..).


Lance de arquibancada de madeira visto logo após a entrada. Foto: Orlando Lacanna.


O mesmo lance de arquibancada agora visto de outro ângulo. Foto: Orlando Lacanna.


Lance de arquibancada de concreto que fica logo abaixo da cabine/tenda de imprensa. Foto: Orlando Lacanna.


Visão geral olhando da arquibancada localiza atrás do gol de fundos. Foto: Orlando Lacanna.

Nas pesquisas que fiz, não encontrei nenhuma informação sobre a origem do nome e nem a respeito do jogo de inauguração. Somente encontrei dados sobre a sua reinauguração, que ocorreu no dia 1º de maio de 2.011, com a partida Seleção de Master do São Paulo 2 - 1 Master e Amigos de Cotia. Foi o chamado "Jogo da Paz".


Outro lance de arquibancada de madeira localizada atrás do gol de fundos. Foto: Orlando Lacanna.


Visão geral da arquibancada de madeira e das torres de iluminação. Foto: Orlando Lacanna.

Ao percorrer as diversas dependências do estádio, lembrei das diversas vezes que lá estive, no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando assisti vários jogos da A.A. Central Brasileira, que foi Campeã, em 1.988, da última divisão de acesso, equivalente ao 4º escalão na hierarquia do futebol paulista. Essa equipe deixou a cidade de Cotia e, em 1.995, mandou seus jogos na cidade do Espírito Santo do Pinhal. Foi a sua última participação no futebol profissional. Somente em 2.011, a cidade de Cotia voltou a ter representante em competição profissional.


Mais um visão geral, agora da arquibancada de concreto. Foto: Orlando Lacanna.


Bancos de suplentes. Foto: Orlando Lacanna.

No giro que fiz, pude observar que o estádio está razoavelmente conservado, muito embora a maior parte das arquibancadas seja de madeira e isso é preocupante, pois a FPF pretende não aprovar estádios com essa condição para as futuras competições. Vamos aguardar o que vai acontecer no ano de 2.012.

Depois de percorrer os quatro cantos do estádio, fui para o gramado aguardar as equipes (Cotia e Primavera) que fariam o jogo da Segundona, valendo ainda pela primeira fase. Ficam aqui registradas algumas (poucas) informações e várias imagens de mais um estádio pouco conhecido, mas que o JP faz questão de apresentar a quem nos acompanha.

Abraços,

Orlando

4 comentários:

  1. ola pessoal do jp sou gaucho e torcedor apaixonado do magnifico ser caxias clube q vcs puderam ver em 3 ocasiões pena q em momentos complicados desde ja parabenizo o excelente blog q acompanharei sempre torcendo pelos grenás juventus e ferroviaria e caso algum dia reverem meu querido time ou visitem novamente o rs me avisem abraço a todos meu email jmarcelo56@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. As arquibancadas de estrutura e madeira já foram retiradas. Estão em busca de parcerias para construir novas de concreto para 2012.

    Beto Kodiak

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo trabalho!
    Vamos fazer uma visita no Décio Vitta em Americana-SP tbm
    abraços

    ResponderExcluir