Procure no nosso arquivo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

São Caetano festeja a permanência na Série B em 2012

Fala, pessoal!

No sábado passado rolou a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2011, e aproveitei a deixa para acompanhar uma das partidas que eram importantes para a definição do rebaixamento. São Caetano e Criciúma duelaram no Estádio Anacleto Campanella, com o Azulão precisando vencer para fugir da Série C em 2012.

Duque de Caxias, Salgueiro e Vila Nova já estavam rebaixados antes da rodada final, e Icasa, ASA, São Caetano, Paraná e Guarani "disputavam" a última vaga. A situação mais complicada era do Icasa, que precisava vencer a campeã Portuguesa e torcer contra as outras equipes. Caso a Lusa triunfasse no Ceará, o Azulão estaria garantido na Série B no ano que vem, independente do resultado do jogo no ABC.

Para essa partida, tive a companhia do Rodrigo Colucci, do Sérgio e do Nílton, fazendo a famosa "travessia" entre pontos distantes da Grande São Paulo. Acabamos pegando um táxi da estação de trem da cidade e sem demora entramos no estádio bem antes do apito inicial. Tempo suficiente para ver as duas equipes posando juntas para a foto oficial, em nome de uma campanha contra o racismo no futebol.


Times posados juntos numa campanha contra o racismo no futebol. Foto: Fernando Martinez.

Mas quando a bola rolou, ninguém teve muitos motivos para se animar, já que o jogo não foi assim uma Brastemp. O São Caetano partiu pra cima da defesa catarinense buscando definir logo a sua situação, sem depender de outros resultados. Só que os atacantes não estavam com o pé calibrado, e o gol ficou longe de acontecer.


Cruzamento dentro da área do Criciúma no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Emoção mesmo vinha somente do sistema de som do estádio a cada gol que acontecia nas outras partidas da rodada. Por um breve momento, o Boa estava garantindo sua improvável vaga na Série A do ano que vem. No final do primeiro tempo, veio então a notícia mais esperada, anunciando o primeiro gol da Portuguesa contra o Icasa. A torcida, presente em bom número no Anacleto, fez a festa.


Disputa de bola no ataque local. Foto: Fernando Martinez.


Escanteio para o São Caetano. Foto: Fernando Martinez.

Para o segundo tempo o panorama não foi alterado, e aproveitamos então para tentar definir quais são os melhores episódios do Chaves. Chegamos a algumas conclusões por unanimidade, com várias citações de momentos antológicos da dramaturgia mundial. Enquanto rolava esse "quiz" sobre o seriado mexicano, o Azulão abriu o marcador. Isso aconteceu aos 23 minutos, com um gol de cabeça de Souza.


Bola no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.


Lance disputado entre as duas equipes, e ao fundo a camisa do Azulão na arquibancada. Foto: Fernando Martinez.

Dali até o apito final a festa foi grande dos torcedores locais, todos respirando aliviados pela permanência na Série B em 2012. O placar final foi de São Caetano 1-0 Criciúma. Essa magra vitória deixou o time do ABC na 15ª posição do certame com 51 pontos, a mesma pontuação do tricolor catarinense, que ficou em 14º. O Icasa acabou rebaixado. No ano que vem, CRB, Joinville, América/RN e Ipatinga estarão no segundo nível nacional.


Não tinha como deixar de fazer essa foto, já que ver um cara vestido de Chacrinha num jogo do São Caetano é motivo obrigatório de registro. Foto: Um simpático transeunte.

Até a próxima!

Fernando

Um comentário:

  1. Genial... o cara é igualzinho Chacrinha! E na boa, difícil escolher o melhor episódio do Chaves... rsrs. Futebol tb é cultura ;-). Abraço a todos!

    ResponderExcluir