Procure no nosso arquivo

terça-feira, 28 de junho de 2011

Portuguesa Santista vence mais uma na Segundona 2011

Olá,

Após o empate entre Nacional e EC São Bernardo no sábado à tarde, ainda restava uma bela partida de futebol no cronograma do sábado para acompanharmos. Três frentes diferentes de amigos seguiram da Zona Oeste paulistana para o Baetão, na cidade de São Bernardo do Campo, aonde Palestra e Portuguesa Santista fariam mais um jogo do Grupo 6 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Eu, junto com o amigo Rodrigo Colucci, segui pela frente "A", já que ganhamos uma carona no fantástico Lada Niva do Thiago até a porta do estádio. A frente "B" reuniu o Jurandyr, que coletou o Alfredo e o Mílton no caminho. A frente "C" foi de trem e trólebus, e reuniu os suzanenses Raul e Nílton. A nossa caravana chegou cedo, e faltando uma hora para o jogo já estávamos no Baetão.

Como o jogo foi televisionado pela Rede Vida, encontrei por lá o Antônio Carlos Ventura, ex-árbitro e repórter nas transmissões esportivas do canal. Como sempre, tivemos um papo recheado de histórias de bastidores dos anos 80, época em que o então árbitro perambulava pelos campos "perdidos" do interior paulista. Muito bom entender fatos que parecem sem relação por quem estava lá como testemunha ocular da história.

Após o papo, fui fazer novamente as fotos oficiais e exclusivas da peleja:


Palestra SB - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


AA Portuguesa - Santos/SP. Foto: Fernando Martinez.


Posando de forma exclusiva para o JP, capitães do Palestra e da Briosa, o árbitro Uelington Rosa Pereira e os assistentes Alex Alexandrino e Junivan Rodrigues de Sousa. Foto: Fernando Martinez.

Os dois times fazem campanhas muito diferentes e o antagonismo entre os dois é evidente. Enquanto a Portuguesa faz um belo campeonato em busca de voltar ao lugar que merece estar, o Palestra faz um campeonato pífio, aonde venceu apenas o lanterna do grupo e já está eliminado da competição com antecedência. Sem dúvida alguma, fui acompanhar o ataque da Briosa no tempo inicial.

Gostei da atuação das duas equipes, já que nas duas vezes que tinha acompanhado a Briosa ao vivo, a equipe venceu sem convencer (contra Nacional e Guarujá). No sábado a equipe santista jogou muito bem e mandou no jogo desde os primeiros momentos. Com 2 minutos, a equipe já tinha criado duas chances de ouro para abrir o placar.


Zaga do Palestra arrepiando a bola em chegada da Briosa. Foto: Fernando Martinez.

A primeira foi logo aos 30 segundos e terminou em pênalti do goleiro alvi-verde, mas o lance foi impugnado por impedimento num lance interior. Com 1 minuto e meio, a equipe visitante teve a chance do gol em chute pra fora mesmo com o goleiro caído. A Portuguesa continuou com essa blitz durante os minutos seguintes, e abriu o marcador com um chutaço de fora da área de Marlon que parou no ângulo direito do goleiro Vinícius. Isso aconteceu aos 12 minutos.


Momento do chute do jogador Marlon, que resultou no primeiro gol da partida. Foto: Fernando Martinez.

Atrás no placar, o Palestra passou a buscar o empate, e criou boas chances, mostrando relativa qualidade no seu setor ofensivo. O jogo ficou mais equilibrado e muito movimentado, mas o marcador não teve mais alterações durante o restante da primeira etapa.


Lance do jogo entre Palestra e Portuguesa Santista. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo da partida voltei a conversar com o Ventura, e também tive a oportunidade de ser novamente entrevistado ao vivo por ele durante a transimssão da Rede Vida. Nos primeiros minutos da etapa final, acompanhei ainda o ataque da Briosa e apareci mais de uma vez em close na transmissão da TV. Isso por estar fazendo as imagens na marca de córner.


Zaga palestrina sofrendo marcação firme dos atacantes santistas. Foto: Fernando Martinez.

A Portuguesa melhorou e voltou a ter o domínio da partida, e mesmo com os palestrinos fazendo um bom jogo, não deu chances para o adversário. Mas o gol não saía, e isso fazia com que a partida ficasse sem definição até os momentos finais do jogo.


O camisa 3 local protegendo a pelota de atacante da Portuguesa. Foto: Fernando Martinez.

Por volta dos 30 minutos tivemos um lance lamentável, mas fora do campo. Alguns "torcedores" do São Bernardo FC que estavam presentes na parte coberta do Baetão tiveram a ideia de jerico de tentar rasgar faixas da torcida da Briosa presente no estádio. Obviamente essa lamentável ação fez com que rolasse, nas palavras do David, um "sururu colossal". Pena que esses figuras travestidos de torcedores fugiram e não sofrerão algum tipo de punição por essa ideia "brilhante".

Mas o jogo ainda rolava, e aos 39 minutos finalmente a Portuguesa Santista transformou seu domínio em gol. Depois de bom passe em profundidade, o jogador Cleiton entrou na área e tocou na saída do goleiro. Fatura liquidada com vitória do onze santista.


Escanteio para a Briosa pela direita do seu ataque no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Palestra 0-2 Portuguesa Santista. O resultado levou a Briosa para o segundo lugar do Grupo 6 com os mesmos 19 pontos do líder EC São Bernardo, mas com 10 gols de saldo, contra 11 do Bernô. O time está indo bem em busca de uma das vagas na A3 de 2012. Já o Palestra continua com os míseros 4 pontos e somando agora 7 derrotas em 9 jogos.

Depois de 13 horas fora de casa, voltei para o meu lar cansado, com sono e morrendo de fome, mas feliz pela rodada tripla feita. Só que nem deu tempo de descansar direito, já que tive que madrugar para ver mais um jogo da Segundona no domingo cedo... e o melhor, com time novo na Lista.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário