Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Jabaquara reage, mas Corinthians garante triunfo no sufoco pelo sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


Se na segunda-feira eu desisti de cobrir o que estava previsto, na terça-feira tudo correu bem, e foi dia de uma bela rodada dupla na capital. Iniciei os trabalhos no Estádio Alfredo Schurig com a última rodada da primeira fase da Série A do Campeonato Paulista sub-20. No gramado histórico, um confronto repleto de tradição no futebol do estado: Corinthians x Jabaquara.

Foi um antigo duelo de colônia espanhola, com clima de Paulistão dos anos 1940. Para o alvinegro, não valia muita coisa, apenas aguardar qual seria o adversário no mata-mata. Para o Leão da Caneleira, uma vitória praticamente colocaria o time na segunda fase. Só que o título jabaquarense já tinha sido conquistado: a permanência na Série A em 2026. O time santista ficou com a última vaga na elite este ano e, na temporada que vem, seguirá entre os maiores. Se a classificação viesse, seria um bônus muito bem-vindo.


Sport Club Corinthians Paulista (sub-20) - São Paulo/SP


Jabaquara Atlético Clube (sub-20) - Santos/SP


Capitães e quarteto de arbitragem na Fazendinha

O Corinthians vem fazendo uma temporada no sub-20 muito abaixo da média. Os grandes destaques da categoria ou subiram para o profissional ou foram negociados. Sobrou uma molecada que pode dar liga, mas que ainda é muito nova. No Brasileiro, luta contra o rebaixamento até o fim. No estadual, tem dificuldade contra clubes menores e perde para os melhores. Desse jeito não dá para esperar muito do escrete mosqueteiro.

Assim como no duelo contra o Referência, os locais começaram bem a peleja e, em pouco mais de meia hora, já venciam por 3 a 0. Os dois primeiros gols foram marcados por Léo Agostinho, o segundo deles em um frangaço clássico do goleiro Yuri, e o terceiro por Gabriel Caipira, de cabeça, pela direita. Estava tudo indo muito bem, até Yago estragar tudo e conseguir a proeza de ser expulso aos 35 minutos por dar um tapa em um adversário na frente do juiz.

O Jabuca se encontrou no intervalo e voltou com tudo para a etapa final. Jogando com um a mais, fez o primeiro com Arthur aos oito e anotou outro com Alector aos 16. O fácil 3 a 0 virou um sofrido 3 a 2, com um atleta a menos. O Corinthians sofreu pressão do time santista e passou maus bocados até o apito final. Com outro atleta expulso antes do término, o Timão venceu no sufoco com dois a menos, um script que causa calafrios pensando no futuro.



Assim como em outros jogos, o Corinthians começou melhor o duelo contra o Jabaquara




Sequência do primeiro gol corintiano, marcado por Léo Agostinho


O chute de Léo Agostinho que originou o segundo gol local, em enorme falha do goleiro jabaquarense



Cruzamento da esquerda e bola dentro da meta do Jabuca no terceiro tento na tarde, anotado por Gabriel Caipira



Mais lances da etapa inicial no Parque




O Corinthians deu muito espaço ao Jabaquara no tempo final e a vitória correu sérios riscos


No sufoco, mais uma apresentação defensiva a desejar em triunfo alvinegro no Paulista sub-20

O alvinegro terminou em quinto no Grupo 2 com 29 pontos e apenas o 13º melhor desempenho entre os 32 classificados. Na próxima fase, enfrentará o XV de Piracicaba em duelos de ida e volta, que acontecerão em setembro. O Jabuca terminou em 13º na chave, mas, como disse antes, fez um campeonato digno e seguirá na primeirona ano que vem. Está ótimo.

Saí correndo da Fazendinha porque tinha jogo do Paulista Feminino em um palco cada vez mais raro de ver com bola rolando: o Pacaembu, o antigo estádio municipal construído para o futebol e que hoje serve mais para eventos do que para o esporte.

Até lá!

Ficha Técnica: Corinthians 3-2 Jabaquara

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Vinicius Pinto Tonollo; Público e renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Fernando, Léo Agostinho, Amaral, Danilo, Medeiros e Fábio Brito (AT-Jab); Cartões vermelhos: Yago 35 do 1º, Jonathan 43, Fábio Brito (AT-Jab) 46 do 2º, Jonathan e Inácio no pós-jogo; Gols: Léo Agostinho 19, 29 e Gabriel Caipira 34 do 1º, Arthur 8 e Alector 16 do 2º.
Corinthians: Matheus Corrêa; Gabriel Caipira, Fernando (Lorenzo), Caraguá e Gustavo Baiano (Drude); Thomas Lisboa (Luiz Eduardo), Yago e Robert Lopes (Tiaguinho); Luiz Fernando (Jonathan), Léo Agostinho (Caraguá) e Araújo (Luiz Fábio). Técnico: William Batista.
Jabaquara: Yuri; Wilson (Pará), Medeiros, Gustavo e Hatz (Hick); Amaral (Arthur), Thiaguinho (Luan) (Isac), Danilo e Alector; Girotto (Vitinho) e Inácio. Técnico: Adriano Piemonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário