Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Grande vitória de virada do Rio Claro pela Série A2

Olá,

Dando continuidade às coberturas que só o JOGOS PERDIDOS faz de partidas válidas pelas competições de acesso do futebol paulista, na última quarta-feira à tarde, dei uma chegadinha até o ABC, mais precisamente à cidade de São Bernardo do Campo, para acompanhar no Estádio 1º de Maio, o confronto entre o São Bernardo F.C. L. e o Rio Claro F.C., válido pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2.

Esse duelo reuniu dois times que em 2.008 disputaram competições distintas, pois o São Bernardo veio da A3 por conta do acesso conquistado, enquanto o Rio Claro veio da A1 em razão de ter sido rebaixado. Além dessa curiosidade, as equipes vinham de vitórias conquistadas na rodada anterior e o objetivo de ambas era a conquista de mais três pontos visando subirem na tabela de classificação para alcançarem o G8.

Como manda a tradição do JP, mesmo com muita chuva, aqui vão as fotos oficiais dos times e da arbitragem:


São Bernardo F.C.L. - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Rio Claro F.C. - Rio Claro/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem com o árbitro Norberto Luciano Santos da Silveira e os assistentes Alexandra Aparecida Rodolpho e Renata Ruel Xavier de Brito. Foto: Orlando Lacanna.

Num gramado encharcado e debaixo de muita chuva, a partida teve início e rapidamente o São Bernardo abriu a contagem, aos 3 minutos, através de uma cobrança perfeita de falta executada por Da Guia, que mandou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Tiago Rocha que se esticou todo, mas não conseguiu impedir que a gorduchinha balançasse sua rede.


Gorduchinha indo para o fundo da meta do Rio Claro no gol inaugural do São Bernardo. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar de ter inaugurado o marcador no início da partida, os donos da casa continuaram insistindo nas jogadas ofensivas e quase dilataram o placar, aos 10 minutos, numa jogada que contou com a participação de Renatinho. O Rio Claro respondeu aos 11 minutos, numa bonita jogada de Araújo, mas o goleiro Ígor estava atento e praticou boa defesa.


Defesa do goleiro Tiago Rocha nos primeiros minutos da partida. Foto: Orlando Lacanna.

A partir dos quinze minutos, o equilíbrio passou a imperar, com as equipes se alternando em curtos períodos de domínio, criando poucas jogadas ofensivas e, quando isso acontecia, as defesas levavam vantagem. Esse quadro perdurou até os 32 minutos, quando o Rio Claro chegou ao empate, numa cabeçada fulminante de Nelinho que aproveitou cruzamento da direita efetuado por Cassiano.


Bola estufando a rede do São Bernardo no gol de empate do Rio Claro. Foto: Orlando Lacanna.

Ao sofrer o gol de empate, o Tigre do ABC acelerou e foi em busca do seu segundo gol, que acabou acontecendo aos 43 minutos, anotado pelo artilheiro Ney Mineiro, que ao receber um lançamento de Niander, tirou o goleiro da jogada com um toque sutil e mandou a bola para o fundo do gol. Um minuto depois, o São Bernardo teve o seu atleta Raul expulso por ter recebido o segundo cartão amarelo. Em seguida, a primeira etapa foi encerrada com a vantagem de 2 a 1 a favor dos anfitriões.

Durante o intervalo a chuva resolveu dar uma trégua, abrindo a perspectiva de que teríamos uma segunda etapa disputada com o gramado menos prejudicado. Nesse cenário, o Rio Claro voltou disposto a aproveitar o fato de estar com um atleta a mais e tentou sair com mais determinação ao campo de ataque, exigindo que o sistema defensivo do São Bernardo ficasse mais ligado para evitar o gol de empate.

Ao longo dos primeiros vinte minutos, o Rio Claro teve mais posse de bola, porém não criou muitas jogadas perigosas, a não ser uma cobrança de falta logo no início da segunda etapa. Além disso, se expôs aos contra-ataques do São Bernardo que saía em velocidade quando recuperava a posse de bola, sendo que isso aconteceu em dois momentos em jogadas de Ney Mineiro que levaram algum perigo à meta do time do interior.


Ney Mineiro todo enlameado inicia contra-ataque do São Bernardo. Foto: Orlando Lacanna.


Nova tentativa de contra-ataque do Tigre do ABC. Foto: Orlando Lacanna.

Com o passar do tempo, a superioridade numérica do Rio Claro acabou fazendo a diferença, pois aos 31 minutos, o Galo Azul chegou ao seu segundo gol, marcado por Ivan Paraná, num chute cruzado rasante que entrou no canto direito de Ígor, decretando o empate. O São Bernardo sentiu o gol e não mostrou forças para tentar buscar o seu terceiro gol e, com isso, o Rio Claro se encorpou ainda mais e continuou fustigando a defesa do time do ABC e acabou sendo recompensado com a marcação do seu terceiro gol, aos 36 minutos, dessa vez anotado por Matos que entrou durante a segunda etapa, num chute de fora da área que surpreendeu o goleiro Ígor.


Jogada de ataque do Rio Claro no segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Concretizada a virada, o time de Rio Claro passou a tocar a bola, fazendo o tempo passar até o árbitro indicar o centro do campo, encerrando a partida com o placar final de São Bernardo 2 - 3 Rio Claro. Esse resultado significou a segunda derrota do Tigre do ABC em casa e, com isso, a equipe está classificada na parte de baixo da tabela, com apenas 3 pontos na 13ª colocação. Por outro lado, o Rio Claro continua invicto na competição com 7 pontos (duas vitórias e um empate), alcançando a 5ª posição na tábua de classificação. É claro que ainda restam muitos jogos (16), mas começar bem pode fazer a diferença ao final da primeira fase.

Fim de jogo e início do retorno para São Paulo, enfrentando o tradicional trânsito caótico das grandes cidades. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário