Procure no nosso arquivo

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

São José vence América e assume a liderança da Série A2

Olá,

Depois de conferir, no último sábado, a goleada do Campinas pra cima da Inter de Limeira em Araras pela Série A3, no domingo pela manhã, rumei até a cidade de São José dos Campos para acompanhar in loco, no Estádio Martins Pereira, a partida entre São José E.C. contra o América F.C. de São José do Rio Preto, valendo pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2.

Esse confronto reuniu duas equipes que já fizeram parte da elite do futebol paulista e que também disputaram competições de âmbito nacional. Além disso, representam no cenário futebolístico, duas das principais cidades do interior paulista.

Chegando ao meu destino, deu para notar uma boa movimentação de torcedores se dirigindo ao estádio, indicando que teríamos a presença de um bom público, o que de fato ocorreu, pois 4.020 pessoas pagaram ingresso. Esse número ganha mais relevância se levarmos em conta que, na semana passada, no jogo Paulista x Corinthians pela Série A1, realizado em Jundiaí, o público pagante foi de 6.491 pessoas. Voltando ao jogo de São José, como manda a tradição do JP, começo apresentando os protagonistas do espetáculo nas fotos que estão abaixo:


São José E.C. - São José dos Campos/SP. Foto: Orlando Lacanna.


América F.C. - São José do Rio Preto/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem com o árbitro Marcos Silva dos Santos Gonçalves, os assistentes Graziele Maria Crizol e Ivan Luiz Assumpção e o quarto árbitro Roderson Salvador. Foto: Orlando Lacanna.

O jogo teve início e, para surpresa geral, foi o América que tomou a iniciativa de sair para o ataque, sendo que nos primeiros dez minutos, conseguiu dominar territorialmente e empurrou o São José para o campo de defesa, gerando preocupações à torcida local presente.


Um dos ataques do América no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.

Aos poucos, a "Águia do Vale" foi se soltando e passou a comandar as ações, tendo chegado com perigo à área americana por algumas vezes, com destaque a uma jogada ocorrida aos 16 minutos, quando o avante Alex Cortês exigiu excelente defesa do goleiro Tuti do time vermelho, que segurou firme um chute desferido do interior da grande área.

A partida foi transcorrendo num ritmo agradável, com as duas equipes demonstrando muita disposição e realizando algumas boas jogadas. Nesse contexto, o São José se mostrou mais determinado e quase chegou ao seu primeiro gol, aos 30 minutos, através de Willian Baiano que perdeu ótima chance, mandando a bola por cima do travessão da meta americana.


Ataque do São José pela esquerda no primeiro tempo. Foto: Orlando Lacanna.

A disputa pela bola e pelos espaços era intensa, fazendo com que o público se manifestasse a cada boa jogada do time da casa, que não desistia de buscar a abertura do placar e que mais uma vez esteve próxima, aos 45 minutos, numa cabeçada de Alex Cortês que passou muito perto.


Cruzamento do ataque joseense ainda no primeiro tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar do maior domínio joseense e do número de oportunidades criadas, o placar não foi mexido até o fim do primeiro tempo, deixando a expectativa de que as grandes emoções estavam reservadas para o segundo tempo.

A bola voltou a rolar e o panorama não mudou, ou seja, o América fazia uma boa apresentação, mas mesmo assim o São José conseguia maior domínio e criava novas chances de gol, como aconteceu logo aos 5 minutos, quando o meia Rodrigo Pardal, de frente para o gol e próximo à área, mandou a bola por cima do travessão, deixando o grito de gol engasgado na garganta da torcida do São José.


Momento exato do chute de Rodrigo Pardal, desperdiçando ótima oportunidade. Foto: Orlando Lacanna.

Nos primeiros quinze minutos só deu São José, mas aos 17 minutos, o "Diabo" deu um susto na torcida local, quando o ala Vander escapou pela direita e tentou encobrir o goleiro Daniel, que se esticou todo e praticou uma bela defesa. O bom público presente não deixava de incentivar o time da casa que, por sua vez, continuava insistindo nas jogadas ofensivas e, de tanto tentar, finalmente aos 24 minutos o ala esquerdo Éder Lima se infiltrou pela meia esquerda e, num toque por cobertura, mandou a bola para o fundo da meta do América, marcando o primeiro gol do São José, fazendo a torcida explodir de alegria.


Bola indo para o fundo da meta do América no gol de Éder Lima. Foto: Orlando Lacanna.

A partir do gol de abertura, o América acelerou e poderia ter chegado ao empate, aos 30 minutos, se não fosse outra boa defesa de Daniel, que espalmou um tirambaço desferido por Willian. Na sequência, aos 32 minutos, quem perdeu gol certo foi o São José, nos pés de Gilson, que entrou livre pelo meio e acabou chutando pela linha de fundo.

A partida continuava lá e cá, quando aos 35 minutos, a torcida explodiu novamente ao comemorar o segundo gol do time da casa, marcado por Alex Cortês, ao escorar com precisão, um cruzamento rasteiro vindo da direita. O América não se entregou e, aos 38 minutos, o avante Rafinha carimbou o poste direito de Daniel, desperdiçando a chance de diminuir a diferença. Mesmo não marcando, o time de Rio Preto continuou em cima, enquanto o São José procurava tocar a bola e ganhar tempo, esperando apenas o final da partida.


Oportunidade de ouro desperdiçada pelo América por Rafinha. Foto: Orlando Lacanna.

O jogo estava tão bom que nem senti o tempo passar e, quando me liguei, o árbitro encerrou a partida com o placar eletrônico mostrando São José 2 - 0 América, numa partida que as duas equipes mostraram bom futebol, cujo resultado colocou o time do Vale do Paraíba na liderança da Série A2 e encheu de esperança sua grande torcida quanto a tão sonhada volta à elite do futebol paulista. Quanto ao América, gostei do que vi e, apesar da derrota, entendo que tem todas as condições de brigar por uma das oito vagas à segunda fase da competição.

Fim de jogo e aquela correria para chegar rapidamente em São Paulo para fugir da chuva que ameaçava desabar e também para passar um tempo maior no aconchego do lar. No meio da semana tem mais. Aguardem.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário