Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fernandópolis vence o Jabuca fora de casa na estreia do Grupo 9 da Segundona

Opa, 

Fechando a cobertura JP da primeira rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, no domingo desci a serra junto com o Emerson para acompanhar a estreia do querido Jabaquara no Grupo 9 jogando contra o Fernandópolis, um dos times mais legais do estado e que eu gosto por motivos um tanto quanto óbvios. O palco foi a casa rubro-amarela, o Estádio Espanha

Esse era outro confronto daqueles "imperdíveis", pois desde o longínquo ano de 1999 as duas agremiações não se enfrentavam em jogos oficiais. Naquele ano, o Fefecê venceu o Jabuca no litoral por 1x0 também em jogo válido pela "quarta divisão", na época chamada de Série B1-A. Outro motivo da nossa ida é que depois de dois anos com campanhas fracas, finalmente o rubro-amarelo passou novamente de fase. 

Mesmo já preparando tudo para a comemoração do meu aniversário na tarde/noite do domingo, saímos cedo e fizemos uma viagem tranquila até Santos. Não demorou para que as equipes fossem a campo e que nós captássemos as imagens exclusivas para o blog: 


Jabaquara AC - Santos/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Fernandópolis FC - Fernandópolis/SP. Foto: Fernando Martinez. 


O árbitro Luiz Vanderlei Martinucho e os assistentes Risser Jarussi Corrêa e João Edilson de Andrade posam junto com os capitães dos times. Foto: Fernando Martinez. 

As duas equipes se classificaram para essa fase na segunda colocação das suas chaves. O Jabuca foi vice-líder do Grupo 7 e o Fefecê ficou atrás apenas do Votuporanguense, que foi a primeira equipe a ganhar todos os jogos da primeira fase na história da segundona, no Grupo 1. Logo, a esperança era de um bom futebol. 

Mas o que vimos em campo nos 90 minutos foi um jogo concentrado demais no meio-campo e com pouco destaque no setor ofensivo. O Leão da Caneleira não conseguiu fazer valer o fator campo e durante o tempo inicial criou apenas duas chances de gol, a melhor delas quando o camisa 98 Rubens Cardoso entrou na área pela esquerda e chutou em cima do goleiro. 


A melhor chance de gol do Jabaquara no tempo inicial, em perigosa investida de Rubens Cardoso pela esquerda. Foto: Fernando Martinez. 


Zaga jabaquarense iniciando outro ataque. Foto: Fernando Martinez. 

O Fernandópolis se segurou bem na defesa e nos minutos finais da etapa inicial se lançou perigosamente ao ataque, dando trabalho à zaga local. Mas na real mesmo a inspiração estava longe do estádio Espanha, e a peleja chegou no intervalo sem a abertura do placar. Decidimos ficar ainda em campo para ver se o panorama mudava no tempo final. 


Jogador do Fernandópolis se esticando todo para cabecear a pelota. Foto: Fernando Martinez. 


Outra vez o veterano Rubens Cardoso atacando pela esquerda. Foto: Fernando Martinez. 

Ledo engano. O Fernandópolis voltou mais postado na defesa e chamando o Jabuca para seu campo. Mas o time santista mostrava muitas falhas e apesar da maior posse de bola, não chutava a gol. O primeiro chute aconteceu somente aos 20 minutos, e ainda assim foi de longe e com fácil defesa do arqueiro visitante. Para piorar, a arbitragem também estava parando o jogo demais com as famosas "faltinhas", e isso impedia que o jogo fluísse bem. 


Marcação firme de jogador santista em atacante do Fernandópolis. Foto: Emerson Ortunho. 

Estava na cara que o gol só sairia em algum lance de sorte. Aos 26 minutos o Fefecê teve uma falta a seu favor na intermediária. A cobrança foi sem direção, mas no meio do caminho a pelota resvalou em Rudimar, mudando a trajetória da bola e fazendo com que a mesma entrasse no canto direito do goleiro, que não teve como fazer a defesa. 


Cobrança de falta que originou o gol do Fernandópolis na peleja. Foto: Fernando Martinez. 

Meio na base do "bumba-meu-boi", o Leão da Caneleira foi para o ataque, mas não criava nenhuma chance de perigo. Somente nos acréscimos aconteceu a melhor oportunidade do empate. Rodrigão recebeu bom passe no meio da área, matou no peito com estilo e deu uma belíssima bicicleta que tirou tinta da trave do Fernandópolis. O futebol merecia que a bola tivesse entrado. 


Ataque local pela direita no final da partida. Foto: Fernando Martinez. 


Pelota alçada dentro da área visitante. Foto: Emerson Ortunho. 

Final de jogo: Jabaquara 0-1 Fernandópolis. Num jogo bem fraco, o Fefecê venceu fora de casa e já deu importante passo rumo à classificação. Já o Leão, que agora vai ter que fazer resultado fora de casa, precisa melhorar demais para que tenha alguma chance de garantir um lugar na terceira fase do certame. Apesar da torcida, aposto na classificação de Olímpia e do próprio FFC nesse grupo. 

Bom, depois do jogo voltamos para São Paulo para que eu pudesse curtir junto à minha família mais uma virada de odômetro. Agora estacionado na casa dos 3.6, espero que seja um ano com muitas realizações e com muitos jogos perdidos. Como será que estarei na próxima virada? Só o tempo poderá responder. 

Abraços! 

Fernando

2 comentários:

  1. olá amigo!! parabens pela pagina!!!
    muito legal!! estava lendo sobre o jogo de 2011 briosa e capivariano.
    veja este video feito apos o jogo devido a vitoria conquistado q nos manteve perto do acesso e tb por ter sido uma vitoria na garra...na raça...jogadores e torcida juntos!!
    http://www.youtube.com/watch?v=O5Mb7-R4zxE
    meu blog é noticiasdabriosa.blogspot.com ABRAÇOS!! ACESSE!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fui neste jogo. 600 km de viagem para apoiar a Águia

    ResponderExcluir