Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 12 de julho de 2012

União Mogi vence mas está fora da segunda fase da Segundona

Fala, pessoal! 

Bastante atrasado, cá estou para falar sobre o jogo que acompanhei no final de semana passado, válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. É, mesmo depois de apenas dois meses de disputa, a fase inicial já chegou ao seu final. É triste termos que aguardar um tempão para o início desse certame e vermos várias agremiações saírem de férias quando a competição ainda nem esquentou direito. Está na hora de mudar o calendário da Segundona, mas falta os clubes quererem isso de verdade. 

Bom, independente disso, a agenda apontava várias partidas no mesmo horário, e tivemos que fazer uma escolha que por várias vezes acaba se tornando ingrata. Junto com o Emerson, optamos por seguir até Mogi das Cruzes para o jogo do Grupo 6 entre União Mogi e Manthiqueira, pois o amigo jabaquarense ainda não tinha visto a equipe de Guaratinguetá ao vivo. Mesmo com o time laranja já classificado, ele quis matar a equipe de uma vez. 

O domingo amanheceu com frio e garoa, mas nem isso desanimou a gente para essa jornada. Chegamos no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira cedo e absolutamente sem nenhum torcedor nas dependências do local. Após a abertura dos portões, a peleja teve um público pagantes de 20 pessoas, o 10º jogo com menor público oficial em que estive em todos os tempos. 

Entramos em campo e ficamos um bom tempo conversando com o presidente do Manthiqueira Dado de Oliveira. Ele falou sobre as dificuldades já sabidas para se tocar um time nessa divisão e nos convidou para assistir uma partida do time na sua cidade natal. Esperamos em breve conseguir ver um jogo lá. Depois, fomos fazer as imagens exclusivas. 


União FC - Mogi das Cruzes/SP. Foto: Fernando Martinez. 


AD Manthiqueira FL - Guaratinguetá/SP. Foto: Fernando Martinez. 


O árbitro Eduardo Pereira de Araujo, os assistentes Marcelo Sanches Moreno e Everson Luiz Soares e o quarto árbitro Allan da Silva Bonardi posam junto com os capitães dos times. Foto: Fernando Martinez. 

Nesse Grupo 6 Joseense e Manthiqueira já tinham garantido vaga na segunda fase com algumas rodadas da antecedência, enquanto três equipes disputavam o terceiro lugar na chave. O União precisava vencer o seu jogo e torcer contra ECUS e Atlético Mogi, que jogavam respectivamente com Joseense e Jacareí. Uma situação complicada para o time vermelho. 


A zaga do União trabalhou bastante no primeiro tempo, aqui tirando a bola pelo alto. Foto: Fernando Martinez. 

E o primeiro tempo não fez com que os poucos torcedores presentes ficassem animados, já que o Manthiqueira foi melhor e não sofreu sustos. Embora tivesse tentado chegar perto da área adversária, o União mostrou bastante deficiência ofensiva. Para piorar a situação do time local, o camisa 6 Rodrigo fez bela jogada pela esquerda aos 29 minutos, driblando um zagueiro e chutando forte na saída do goleiro para abrir o placar. 


Lance do primeiro gol do jogo, marcado por Rodrigo, camisa 6 do Manthiqueira. Foto: Fernando Martinez. 


Cobrança de falta dentro da área do time laranja. Foto: Fernando Martinez. 

A peleja chegou ao intervalo com a vitória parcial do time laranja. Os resultados até ali classificavam incrivelmente a equipe do ECUS, pois as duas equipes de Mogi das Cruzes estavam perdendo seus jogos, enquanto o time suzanense estava empatando contra o Joseense. A tabela apontava ECUS e Atlético Mogi com 11 pontos e saldo de gols de -1 e -6 respectivamente. 


Disputa de bola na lateral do campo. Foto: Fernando Martinez. 


Ataque do Manthiqueira pela esquerda. Foto: Fernando Martinez. 

Só que no segundo tempo todo esse panorama anterior foi para o espaço rapidinho. Determinado em conseguir melhor sorte no jogo, o União voltou em ritmo de aventura e em seis minutos marcou três gols, para o espanto dos atônitos atletas do Manthiqueira. Logo no primeiro minuto, Wágner escorou de cabeça um cruzamento da esquerda e empatou. Aos 3, Caio bateu pênalti com classe e virou. Aos 6, Reginaldo recebeu bom passe entre a zaga e, mesmo errando o chute, enganou o goleiro para fazer o terceiro. 


Lance do jogo entre União Mogi e Manthiqueira. Foto: Fernando Martinez. 

Acredito que nem o mais fiel torcedor do União esperava essa virada tão rápida. O Manthiqueira sentiu o golpe e demorou para voltar a assustar a zaga local. Só depois dos 30 minutos que o time visitante voltou a chegar perto da área do time vermelho. Na base do bumba-meu-boi, o time guaratinguetaense conseguiu diminuir aos 33, numa falha do goleiro local e conclusão de Lázaro. 


Dois jogadores do União subindo ao mesmo tempo. Foto: Fernando Martinez. 


Boa chance de gol do onze visitante no final da partida. Foto: Fernando Martinez. 

As notícias que vinham de Jacareí porém eram desanimadoras para os donos da casa, já que o Atlético Mogi tinha conseguido a virada e com isso estava garantindo um lugarzinho na segunda fase. Isso fez com que o União murchasse um pouco, mas o time estava determinado a se despedir de forma honrosa e com uma vitória da competição. 

O onze laranja continuava tentando a nova igualdade, mas o placar não foi mais alterado. O jogo terminou em União Mogi 3-2 Manthiqueira. Essa vitória não foi suficiente para a classificação, já que a equipe vermelha terminou com 11 pontos, três atrás do Atlético, que garantiu a sua vaga na bacia das almas. O ECUS acabou perdendo em casa para o Joseense e acabou em quinto lugar. Resta agora torcer para que o União comece 2013, o ano do seu centenário, fazendo por merecer um lugar de destaque no cenário paulista. 

Na próxima fase, os times classificados do Grupo 6 farão parte do Grupo 8 (Manthiqueira, Votuporanguense, Guarujá e Jaboticabal), Grupo 10 (Américo, Novorizontino, Osasco FC e Mogi) e Grupo 13 (Joseense, Sport Barueri, Pirassununguense e São Vicente). No próximo sábado será dada a largada para o que muitos tratam de "verdadeiro" campeonato e com certeza estarei presente em alguns jogos. 

A chuva e o frio na volta não me impediram de seguir para os estúdios da AllTV, aonde rolou o programa FATV de número 250 dos amigos Sérgio e Matheus. Já devia a visita ao pessoal há tempos e foi um enorme prazer poder fazer parte dessa comemoração ao vivo. A semana não apontou nenhum jogo, mas no sábado e domingo próximos estaremos zanzando por estádios paulistas. 

Até a próxima! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário