Opa,
No final de semana passado foi dada a largada para a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Para muitos, a estreia do certame "de verdade". Para nós do JP, o começo da parte mais legal do certame, pois é a hora de ver jogos dos chamados times "de longe" com a esperada união de todas as regiões do estado. A abertura dessa nova etapa foi com um inédito confronto entre Mauaense e Guariba pelo Grupo 11 no Estádio Pedro Benedetti.
Para esse jogo tive a companhia de um sumido seu Natal. Ainda sonolento após uma noite de peripécias com seu famoso táxi pelas ruas paulistanas, o amigo fez miséria para que a gente pudesse chegar a tempo das fotos oficiais. Ao entrar em campo, pude conferir ao vivo, completamente esbaforido pela correria, que a Cobra Canavieira voltou a utilizar seu escudo tradicional depois de muito tempo. Nota 10 para a diretoria do clube por essa iniciativa.
GE Mauaense - Mauá/SP. Foto: Fernando Martinez.
Guariba EC - Guariba/SP. Foto: Fernando Martinez.
O árbitro Thiago Duarte Peixoto e os assistentes Ricardo Pavanelli Lanutto e Tatiane Sacilotti dos Camargo junto com os capitães das duas equipes. Foto: Fernando Martinez.
O Grêmio Mauaense garantiu seu lugar na segunda fase após somar 17 pontos no Grupo 7 da Segundona. Em terceiro lugar daquela chave, o time da Grande São Paulo ficou atrás apenas do São Vicente e do Jabaquara. Já o Guariba foi segundo colocado do Grupo 3 com 13 pontos, apenas dois atrás do líder Américo. E como sempre acontece no começo da fase "misturada", não dava pra apontar um favorito para essa partida.
Jogada do Guariba com sua belíssima camisa versão 2012. Foto: Fernando Martinez.
Embora estivesse frio, escolhi ficar no centro do gramado debaixo do guarda-sol da Rede Vida, local aonde o amigo repórter Thiago Fagnani estava providencialmente instalado para a transmissão ao vivo da peleja. E o jogo foi bastante movimentado nos primeiros 45 minutos, com as duas equipes alternando boas investidas ofensivas.
Matada de bola de jogador do Mauaense. Foto: Fernando Martinez.
Atleta do Guariba levitando no gramado do Pedro Benedetti. Foto: Fernando Martinez.
O Guariba mostrou um time bem entrosado e bastante coeso, enquanto o Mauaense, mesmo com muitos jogadores jovens, segurou bem a bronca e também mostrou qualidade. E pensar que muitos apostavam (eu me incluo nesse grupo) na queda de rendimento da equipe quando o parceiro São Bernardo FC mudou todo o elenco ainda antes da metade da fase inicial. A campanha desde então foi uma grata surpresa.
Boa saída do gol do arqueiro da Cobra Canavieira. Foto: Fernando Martinez.
Enquanto o amigo Thiago sofria com alguns percalços na transmissão da TV, o jogo terminou sem nenhum gol. No intervalo uma cena que só a Segundona pode proporcionar: A mãe do goleiro reserva do Guariba entrou em campo apenas para dar um forte abraço no seu filho Rafael, que estava completando 22 anos. Meu faro jornalístico falhou e não fui rápido o bastante para registrar essa cena. De qualquer forma, fica um destaque positivo para esse momento singelo.
Ataque da Locomotiva pelo alto no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.
Para a segunda etapa, resolvi deixar a sombra e fui acompanhar o ataque da Locomotiva. O jogo foi ainda mais disputado, com o Guariba tendo um leve domínio territorial. As melhores oportunidades foram justamente do time visitante, sempre levando perigo para o goleiro Maxwell. O primeiro ataque local demorou a acontecer e não assustou a pequena e animada torcida do Guariba presente no Pedro Benedetti.
Zagueiro do Guariba sofrendo marcação cerrada de atacante local. Foto: Fernando Martinez.
Aos 21 minutos Souza, técnico do Grêmio, resolveu colocar o camisa 17 Diego em campo. E sete minutos depois ele foi responsável pela jogada que levou ao primeiro gol do jogo. Ele recebeu a bola na intermediária, driblou três zagueiros e chutou da entrada da área no contra-pé do goleiro, colocando a pelota mansamente no canto esquerdo de Cleriston. Golaço!
Lance do primeiro (e único) gol do jogo, marcado por Diego. Na foto, dá para perceber que se o camisa 9 do time de Mauá tivesse tocado na bola, o gol seria anulado por impedimento. Foto: Fernando Martinez.
Comentava com o gandula que também acompanhou o ataque local que esse era daqueles jogos que quem fizesse o primeiro gol dificilmente iria sofrer o empate. E apesar do Guariba continuar jogando bem, essa previsão se mostrou acertada ao final dos 90 minutos.
O Guariba tentou, mas perdeu seu primeiro jogo na segunda fase da Segundona. Foto: Fernando Martinez.
Final de jogo: Mauaense 1-0 Guariba. A ótima vitória colocou a equipe da Grande São Paulo na liderança do Grupo 11 com três pontos, junto com o Tupã, que derrotou o Primavera pelo mesmo marcador. Na próxima rodada o Grêmio pega o time de Indaiatuba fora de casa, enquanto o Guariba recebe a equipe tricolor de Tupã dentro dos seus domínios. Por se tratar de um grupo complicado como esse, fazer o resultado em casa se torna ainda mais essencial.
Após o apito final fomos muito bem tratados pelo pessoal do Guariba, inclusive pela presidente Vanessa Evangelista de Souza. O pessoal ainda se lembrou das nossas visitas no Domingos Baldan, e espero que consiga visitar de novo a casa da Cobra Canavieira em breve. Após esse papo, que contou também com a participação dos amigos de Mauá, Luiz, Leandro e Rafael, saímos correndo dali pois a rodada de futebol ainda não tinha terminado. Afinal, não tinha como perder a primeira visita do Grêmio Novorizontino à Grande São Paulo.
Até lá!
Fernando
Parabéns, novamente ao JP. Fazia tempo que nosso Guariba não aparecia por aqui. Apesar da derrora estamos confiantes no time. Apesar do empate em casa ontem com o Tupã, temos força para reagir. Abraços a todos e esperamos vcs aqui na cidade.
ResponderExcluirGinaldo Chiquito
Guariba-SP