Texto e fotos: Fernando Martinez
No domingão, teve rodada dupla na pauta livre do Jogos Perdidos. Fui ao Estádio Antônio Soares de Oliveira acompanhar o duelo entre Guarulhos e Batatais, válido pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Há cinco anos eu não via o glorioso Fantasma em ação, sem dúvida um dos clubes mais carismáticos do estado.
Ambos estavam na mesma chave na primeira fase. O Guarulhos deu uma rateada no fim, mas se classificou na primeira posição. O Batatais entrou como um dos dois melhores terceiros, somando um ponto a menos do que os guarulhenses. Aliás, vale lembrar mais uma vez que o ADG está sendo tocado pelo pessoal que era do Aster Itaquá e que foi "saído" de Itaquaquecetuba.
Mesmo sendo longe da capital, vi o onze batataense várias vezes. Contando todas as categorias, foram 20 jogos. Somente no profissional, 17. Provavelmente o alto número de coberturas se deve ao fato de que sempre achei o time muito simpático, um dos que mais me chamava a atenção quando era mais novo. Jogando perto de casa e em um bom horário, não tinha como perder.
Associação Desportiva Guarulhos - Guarulhos/SP
Batatais Futebol Clube - Batatais/SP

O árbitro Michel de Camargo, os assistentes Alex Alexandrino e Osvaldo Apipe de Medeiros Filho, o quarto árbitro Rodrigo Santos e os capitães
Falando em perder, o alvirrubro foi derrotado duas vezes pelo Guarulhos na primeira fase: 2 a 0 no Osvaldo Scatena e um sonoro 5 a 0 na Grande São Paulo. Na estreia da segunda fase, os dois venceram. O ADG fez 2 a 1 no Mauá FC fora de casa, e o Fantasma derrotou o ECUS em seus domínios por 3 a 1. Hora do confronto de líderes no Ninho do Corvo. Estive nessa com a dupla do barulho Luigi/Pucci e o amigo Caio.
Quando a bola começou a rolar no campo flamenguista, a peleja se definiu em apenas 90 segundos. Com dois minutos, a zaga local vacilou e viu Gustavo surgir entre dois defensores e cabecear sem nenhuma dificuldade no canto esquerdo. No minuto seguinte, Sávio deu um pontapé em um jogador do Batatais e foi expulso. Com 1 a 0 no placar e um a mais, a missão visitante ficou muito, muito mais fácil.
O Guarulhos não se encontrou mais e viu o clube vermelho e branco tomar conta das ações. Foram alguns ataques perdidos até que, aos 30, Biel completou um cruzamento da esquerda e anotou o segundo. Na comemoração, o atleta veio em frente às lentes do Jogos Perdidos. Aquela fotinho exclusiva sempre legal de publicar por aqui.

Sávio foi expulso logo no começo e a partida foi definida cedo
O Guarulhos sentiu o golpe do gol e de ficar com um a menos e pouco produziu
O lance do segundo gol do Fantasma em Guarulhos e a comemoração de Biel de forma exclusiva para o JP
No intervalo, fui para as cabines e, de lá, vi um passeio total do Batatais. A ferro e fogo, o Guarulhos teve apenas uma chance, e ainda assim, bem mais ou menos. Já os visitantes mandaram duas bolas na trave (além de outra na primeira etapa), fora os momentos em que os atacantes pecaram no último toque. Poderiam ter feito mais três ou quatro gols sem exagero, mas anotaram apenas mais um, aos 40, com Maycon.
A vitória visitante poderia ter sido bem maior se tivessem aproveitado as chances que tiveram. Na última foto, o cruzamento que originou o terceiro gol

Placar final da maiúscula vitória do Batatais no Ninho do Corvo
O placar final de Guarulhos 0-3 Batatais ficou barato diante do passeio alvirrubro no Ninho do Corvo. O time do interior agora é líder isolado do Grupo 5 com seis pontos. ECUS e o clube guarulhense estão com três, e o Mauá FC segue zerado. Na semana que vem termina o turno. Os dois primeiros colocados se garantem na semifinal.
Terminada a partida, pegamos a estrada pela segunda vez em três dias para voltar a ver um jogo em um estádio que eu não visitava desde 2017. Já estava na hora de voltar.
Até lá!
Ficha Técnica: Guarulhos 0-3 Batatais
Local: Estádio Antônio Soares de Oliveira (Guarulhos); Árbitro: Michel de Camargo; Público: 84 pagantes; Renda: R$ 1.030,00; Cartões amarelos: Juliano Bernardes, Vitor Boin, Paulo Negão e Victor Garcia; Cartões vermelhos: Sávio 4 e Juliano Bernardes 42 do 1º; Gols: Gustavo 2 e Biel 30 do 1º, Maycon 40 do 2º.
Guarulhos: Vitor Boin; Handrey (Fabrício Rabelo), Ítalo, Yarley Alexandre e Robinho; Capiva, Feijão (Davi Almeida), Sávio e Kauan Pereira (Bruno Moreira); Juliano Bernardes (Dieguinho) e Gustavinho. Técnico: Cleiton Marcelino.
Batatais: Pedro Suzini; Tierri, Breno Martins, Victor Garcia (Miguel) e Adriano; Paulo Negão (Bruno Calegari), Cleber, Renato Camargo (Maycon) e Jordan; Gustavo (Felipe Gabriel) e Biel (Vinicius Brandeker). Técnico: João Carlos Barros.