Opa,
Com o início do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a agenda futebolística voltou a ficar lotada. Com isso, tinha várias opções para o domingo cedo. No fim das contas, acabei escolhendo ir até o ABC paulista presenciar o confronto entre o EC São Bernardo, o verdadeiro e único Bernô, e o EC Água Santa, jogando sua primeira partida oficial no profissionalismo.
O ano de 2013 é um verdadeiro marco para Diadema no âmbito esportivo, já que pela primeira vez um time chega ao profissionalismo defendendo oficialmente as cores da cidade numa competição da FPF (alguns citam a AA Mercedez Benz como detentora desse "título", mas há controvérsias). Aliás, não só um time, e sim dois, pois além do Água Santa, o CA Diadema também participará da segundona.
Fundado em 1981, o "Netuno" fez bonito papel nas disputas amadoras da cidade nos anos 2000, vencendo o torneio mais importante da cidade por quatro vezes. O JP chegou a cobrir duas partidas da equipe nesse período. A primeira num jogo do então ressucitado Desafio ao Galo em 2005 contra o Força e outra numa semi-final do Amador do Estado em 2009 contra o ADC Stefani de Jaboticabal.
E para essa peleja no Baetão, a expectativa de boa presença da torcida diademense se confirmou. Todos os ingressos destinados ao pessoal do Água Santa foram vendidos e a famosa arquibancada torta do estádio foi tomada pelo pessoal da equipe visitante. Para o Bernô, um público pequeno, mas, como sempre, fiel.
EC São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.
EC Água Santa - Diadema/SP. Foto: Fernando Martinez.
Capitães dos times com o árbitro Wagner Francisco da Silva, os assistentes Carlos Alberto Funari e William Rogério Turola. Foto: Fernando Martinez.
E o grande público viu um bom jogo de futebol, principalmente no segundo tempo. No primeiro, apesar das duas equipes se mostrarem bem postadas na grama sintética do Baetão, a peleja ficou equilibrada no meio-campo e ríspida demais em alguns momentos.
Disputa de bola na quente estreia de EC São Bernardo e Água Santa na segundona. Foto: Fernando Martinez.
Detalhe da enorme presença de torcida diademense no Baetão. Foto: Fernando Martinez.
O Bernô tinha jogadores mais fortes e habilidosos, mas o Água Santa tinha o time mais entrosado. O resultado disso foram poucas chances de gol, a maioria por parte do time visitante, e um placar sem gols ao final dos primeiros 45 minutos.
Início de ataque visitante. Foto: Fernando Martinez.
Num momento "show de mágica", o árbitro do jogo faz um bom truque de levitação com a bola. Foto: Fernando Martinez.
O calor era forte, mas nem isso impediu que as duas agremiações voltassem para o tempo final mais dispostas a tirar o zero do marcador. Para a alegria local, quem fez primeiro foi o alvinegro. O camisa 11 Daniel fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. Washington, ex-Mauaense, apareceu sem marcação e empurrou para as redes.
Marcação firme de jogador do Bernô. Foto: Fernando Martinez.
Daniel avançando pela esquerda no começo da jogada do gol do Bernô. Foto: Fernando Martinez.
Só que o Água Santa não esmoreceu, e empurrado pela massa, virou o placar. O heroi diademense foi o camisa 14 Lucas Limão, que marcou os dois primeiros gols da história profissional da tradicional equipe do ABC. O empate aconteceu aos 19 minutos, num pênalti bastante contestado pelo time local.
Numa fração de segundo depois desse instantâneo, o árbitro marcou pênalti para o time de Diadema. Foto: Fernando Martinez.
Tentativa desesperada do Bernô buscando o empate. Foto: Fernando Martinez.
A virada, obtida após uma bobeada geral da zaga do Bernô, aconteceu aos 28, e com esse gol a festa dos torcedores do Água Santa não terminou mais. Ao final dos 90 minutos, o marcador do Baetão apontava EC São Bernardo 1-2 Água Santa. A rodada foi perfeita para as duas equipes de Diadema, pois foram duas vitórias contra equipes bastante tradicionais em torneios da FPF (no sábado, o CA Diadema goleou o Grêmio Mauaense).
Para o Bernô, que conta mais uma vez com o ótimo técnico Júlio Passarelli, a luz amarela já foi ligada. Nessa primeira fase tão curta (um dos vários problemas do certame), perder pontos em casa pode ser fatal. Logo, o time de São Bernardo do Campo precisa vencer fora de casa o quanto antes se quiser lutar por uma vaga na próxima fase.
Voltei para casa ligado no radinho de pilha para saber os resultados da Série A2 e conhecer os novos promovidos para a primeira divisão estadual. Sem mais futebol para o dia, fiquei só na boa já esperando o feriado de primeiro de maio chegar, pois tinha jogo legal válido pela Copa do Brasil na pauta.
Até lá!
Fernando