Procure no nosso arquivo

domingo, 2 de julho de 2023

Corinthians vacila e só empata com o XV de Piracicaba pelo Juvenil

Texto e fotos: Fernando Martinez


O jogo de fundo do sábado no Estádio Alfredo Schurig, agora valendo pelo Campeonato Paulista sub-17, foi um tradicionalíssimo duelo entre Corinthians e XV de Piracicaba, comum no profissional desde os anos 40 e cheio de história dentro e fora do futebol. Ambos duelaram pela segunda rodada da segunda fase em seu Grupo 22.

O XV fez uma campanha mediana na fase inicial e mesmo assim ficou na vice-liderança do Grupo 5, atrás apenas do Rio Claro, com 15 pontos, quatro vitórias, três empates e três derrotas. Na semana passada estreou na nova etapa recebendo o Mirassol e sofreu uma sonora goleada por 6 a 0. Jogando contra o invicto Corinthians e sua campanha invicta com oito triunfos – um deles contra o Desportivo Brasil na estreia na atual etapa – e apenas um empate, o tenebroso 0 a 0 contra o Juventus na Rua Javari, a missão piracicabana era complicadíssima.


SC Corinthians P (sub-17) - São Paulo/SP


EC XV de Novembro (sub-17) - Piracicaba/SP


Capitães alvinegros e o quarteto de arbitragem

Da minha parte, foi legal estar nessa partida pois tinha visto apenas um Corinthians x XV até hoje. Foi em 2006, um 3 a 1 a favor dos paulistanos, também no Alfredo Schurig, pela Copa FPF, atual Copa Paulista. Pelo sub-17, tinha apenas dois compromissos do Nhô Quim na Lista: vitória de 2 a 0 em cima do saudoso Paulistinha de São Carlos no Zuzão em julho de 2007 e um empate com o Juventus em São Paulo em setembro de 2009.

Voltando a 2023, como era esperado o Corinthians começou a ação todo dentro do campo de defesa visitante. Nos primeiros minutos foram quatro escanteios seguidos e pelo menos três boas oportunidades. Aos 19 minutos Pelegrin invadiu a área e foi derrubado. Beto bateu o pênalti na boa e colocou os locais na frente.

O XV apenas se defendia e se aventurou pelo setor ofensivo pela primeira vez apenas aos 30 minutos. Aos 31, deixou tudo igual com cruzamento da direita e conclusão de Guilherme na pequena área. Igor, goleiro quinzista, evitou o segundo tento corintiano antes do intervalo.

Na etapa final eu fui fazer uma boquinha nas cabines pois em uma época em que faço parte da estatística, o negócio é levar a lancheira com o almoço já pronto. Entre um sanduba e outro vi o Corinthians retomar a ação novamente buscando o gol com muita vontade. O problema eram as finalizações sem rumo e a boa atuação de Igor.

O Timão teve vários momentos de perigo, mas não chegou ao gol novamente. O técnico Guilherme Dalla Déa, campeão da Copa do Mundo da categoria em 2019, encheu o time de atacantes e nenhum deles foi capaz de converter o domínio no tento que garantiria a vitória. Os seis minutos de acréscimo também não foram suficientes.




O Corinthians atacou bastante, principalmente pelo lado esquerdo



Beto, de pênalti, abrindo o marcador para o mosqueteiro e a comemoração da rapaziada



Mais dois momentos do tempo inicial no Parque

De certa forma o placar de Corinthians 1-1 XV de Piracicaba foi decepcionante pelo que tinha acontecido na rodada de estreia de ambos na atual fase do torneio. O mosqueteiro agora soma quatro pontos, mesmo número do Mirassol, porém na vice-liderança por ter menor saldo. Na próxima rodada vai ter o duelo de líderes no interior.

Sem tempo a perder saí com o Milton do Parque São Jorge pois tinha sessão vespertina com boa expectativa de gols. Fomos a pé até a Estação Carrão do metrô, descemos no Brás e dali seguimos até a Estação Mauá da CPTM... ufa! O Paulista Feminino sub-17 pediu passagem com jogo imperdível na pauta. E teve recorde, de novo, sendo quebrado.

Até lá!

Ficha Técnica: Corinthians 1-1 XV de Piracicaba

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Aparecido Pereira Bueno; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Caraguá, André, Felippo, Guilherme; Gols: Beto (pênalti) 20 e Guilherme 31 do 1º.
Corinthians: Matheus Corrêa; Pellegrin, William, Rafa Venâncio e Kaio Henrique (Miguel); Caraguá (Molina), Guilherme Henrique, André e Yuske; Beto (Gui Negão) e Kauã (Drude). Técnico: Guilherme Dalla Déa.
XV de Piracicaba: Ygor; Kauan Martins, João Andriota, Pablo e Guilherme; Thiago, Samuel (Gabriel Venite), João Vítor e Isac (Mascherpe); Kevin e Felippo. Técnico: Leandro Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário