Texto e fotos: Fernando Martinez
Na quinta-feira mais uma vez estivemos em uma peleja de futebol feminino que praticamente ninguém vê. Direto da Sede Social do Morumbi, o São Paulo recebeu o Atlético Guaratinguetá pela antepenúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Feminino sub-17. No turno, as meninas do Tricolor fizeram 18 a 0 no Vale do Paraíba.
Foi a 12ª partida do torneio que contou com a cobertura do Jogos Perdidos. Diferente da rapaziada que só se interessa por Copa do Mundo, times grandes e comes e bebes em convescotes com famosos e autoridades, aqui a gente mostra o futebol feminino que poucos acompanham. Tirando dois ou três, a maioria não dá a mínima.
Com a popularização da categoria, achei sinceramente que vícios das coberturas do masculino não seriam repetidos no feminino. Ledo engano. Falar de Copa, de final do Brasileiro e do Paulista é fácil. Complicado mesmo é dar espaço aos pequenos e falar com propriedade dos reais problemas da categoria. Enfim, não vejo nenhum futuro nesse sentido. Acontece. Sei que a nossa parte fazemos.
Então lá fui eu e o Milton, para variar, até a bela sede do clube paulistano. Por não ter transmissão e começar às três da tarde de uma quinta-feira obviamente o público presente foi diminuto, porém tinha mais gente do que imaginava. De imprensa só eu estava devidamente credenciado.
São Paulo FC (feminino sub-17) - São Paulo/SP
Atlético C Guaratinguetá L (feminino sub-17) - Guaratinguetá/SP
Capitães e o quarteto de arbitragem
Com uma série de 31 compromissos sem derrota no torneio e sem perder desde dezembro de 2020, o São Paulo era claramente o favorito contra o Atlético e a gente sabia com antecedência que seria um daqueles jogos de ataque contra defesa. Não erramos na previsão e desde o apito inicial, só as donas da casa jogaram.
Mari Oliveira abriu a contagem em chute de longe que desviou na zaga logo aos três minutos. Aos nove, Lorenza aproveitou cruzamento da esquerda e fez 2 a 0. Icyla anotou duas vezes, aos 13 e aos 21. Vitorinha, dona do recorde de gols em competições oficiais com a camisa do São Paulo, marcou também em dois momentos, aos 26 e 28, este em belíssima cobrança de falta.
Aos 33 Lorenza pintou o sete e, cinco minutos depois, Fran deu números finais ao tempo inicial com um tranquilo 8 a 0. Só que preciso registrar a belíssima atuação da goleira do onze visitante. Maria Eduarda fez, sem nenhum exagero, pelo menos sete defesas difíceis e impediu que sua equipe fosse aos vestiários sofrendo uma goleada muito maior. Foi de longe o destaque da tarde.
Detalhe do segundo gol do São Paulo, marcado por Lorenza
Na etapa inicial, outra vez foi um ataque contra defesa
Jogadoras conversando e a bola entrando na meta atleticana no belo gol de falta de Vitorinha
Na etapa final começou a bater um vento gelado no Morumbi e a peleja caiu de produção. Maria Eduarda seguiu fazendo defesas sensacionais, mas não conseguiu impedir o nono gol aos oito minutos em tiro de longe de Julia Vaini. O décimo saiu aos 13 com Gi Coutinho se antecipando à arqueira e tocando de leve. Depois disso, bastante sono e pouca emoção. Somente nos acréscimos o São Paulo voltou às redes. Primeiro com Gi Bet chutando forte da direita aos 40 e com Nicolle, de cabeça, aos 42.
Detalhes do segundo tempo mais ou menos na Sede Social do Morumbi
Placar final de mais uma goleada são-paulina no Feminino sub-17
O São Paulo 12-0 Atlético Guaratinguetá foi a quarta goleada tricolor por mais de 10 gols no Paulista Feminino sub-17. O clube tem absurdos 87 tentos anotados em 10 partidas. Agora líder isolado por conta do empate sem gols do Santos com o Manos FC, o time da zona sul paulistana tem outros dois compromissos antes do final da primeira fase.
Foi isso. Voltei ao QG da zona oeste e, no caminho, decidi aproveitar para emendar um momento cultural em uma exposição bem legal. Não vivemos só de futebol, meus amigos. A bola volta a rolar aqui no sábado na definição da segunda fase da Segundona.
Até lá!
Ficha Técnica: São Paulo 12-0 Atlético Guaratinguetá
Local: Campo do Complexo Social do Morumbi (São Paulo); Árbitro: Tarciano Jose de Lima; Público e Renda: Portões abertos; Gols: Mari Oliveira 3, Lorenza 9, Icyla 13, 21, Vitorinha 26, 28, Lorenza 33 e Fran 38 do 1º, Julia Vaini 8, Gi Coutinho 13, Gi Bet 30 e Nicolle 42 do 2º.
São Paulo: Clara Azzi; Helô, Elis (Carol Zaca), Gi Mazzotti e Tays (Nicolle); Mari Oliveira (Micheli), Lorenza (Gi Bet), Fran (Julia) e Julia Vaini; Icyla (Duda Pontes) e Vitorinha (Gi Coutinho). Técnico: Douglas Matsumoto.
Atlético: Maria Eduarda; Ana Gabriela (Rafaela), Fini, Evellyn e Yasmin (Camilie); Aninha, Sophia, Giovana (Joyce) e Gabi; Cris e Naty (Ellen). Técnico: Luiz de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário