Procure no nosso arquivo

sábado, 23 de novembro de 2019

Red Bull amplia a vantagem na decisão do Paulista sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


Encerrando a magistral rodada tripla de finais no feriado de quarta-feira no Estádio Paulo Machado de Carvalho, pintou na pauta o duelo de ida do Campeonato Paulista sub-20 da Primeira Divisão. O Palmeiras, atual bi, recebeu o Red Bull Brasil. São os últimos dias de destaque do time campineiro, que em breve, ao que tudo indica, mudará de sede. Com a compra do Bragantino, provavelmente o RBB será uma "equipe B" do Bragabull e passará a atuar em Bragança Paulista. A ver.

Você viu aqui no JP as duas decisões de 2017 e 2018, respectivamente contra Ponte Preta e Corinthians, que deram o bi ao alviverde. É fato que nos últimos anos as categorias de base do antigo Palestra Itália vem fazendo um trabalho sensacional. O grande número de conquistas e revelações é a prova disso. O tri no sub-20 era um sonho bastante provável apesar do outro lado estar o time com melhor campanha até então.


Sociedade Esportiva Palmeiras (sub-20) - São Paulo/SP


Red Bull Futebol E Entretenimento Ltda (sub-20) - Campinas/SP


O quarteto de arbitragem da primeira decisão do sub-20 foi composto pelo árbitro Flávio Roberto Ribeiro, pelos assistentes José Lucas de Souza e Renan Franklin Grejo e pelo quarto árbitro Paulo Santiago de Medeiros. Na foto, também os capitães dos times

Os finalistas fizeram campanhas parecidas. O Toro Loko somou 65 pontos e o Palmeiras 64. Ambos disputaram 30 partidas e venceram 19 vezes, mas o Red Bull foi derrotado em três oportunidades contra quatro do seu adversário. A maior diferença das performances está no poderio ofensivo. O verde anotou "somente" 53 gols, enquanto o clube do energético fez assombrosos 89 (!), tendo uma média de quase três tentos por jogo. Essa força no setor de frente acabou sendo o fator principal que determinou o resultado.

O calor da parte da manhã quase me fez desistir da sessão vespertina. Só fiquei porque arranjei forças que não sabia que tinha e uma motivação extra pelo fato de que o ano está acabando e só deve ter uma ou duas sessões de futebol até o fim de dezembro. O clima deu uma mudada e o forte sol deu lugar a muitas nuvens e um vento que deixou minha garganta um tanto quando prejudicada. Tudo pelo social. Fui premiado com um confronto ótimo, muito acima do que eu esperava.

As duas equipes iniciaram os trabalhos se estudando bastante e com um enorme equilíbrio. Patrick de Paula, Gabriel Menino e Guilherme Vieira foram bem e deram trabalho ao setor defensivo do Red Bull. O onze visitante ficou mais tempo com a bola nos pés, porém pecou nas finalizações. A torcida gostou do que viu e as grandes chances de gol surgiram apenas na parte final da primeira etapa.

Aos 37 Chrigor, camisa 9 do Red Bull, arrancou da intermediária, ganhou dos defensores e ficou cara-a-cara com o goleiro Magrão. O atleta chutou e o camisa 1 impediu o tento. Dois minutos depois Zorzenoni fez belíssima defesa em cobrança de falta de Alanzinho. Aos 42 Lucas Esteves perdeu bom momento ao ser travado por Christian na hora H. Finalmente aos 44 o marcador foi inaugurado. Chrigor lançou Cristiano, o camisa 7 saiu na cara de Magrão e não perdoou: Red Bull 1x0.


Atacante palmeirense perdendo o domínio da bola em lance dentro da área do Red Bull


Atual bicampeão, o Palmeiras tentou fazer valer o fator casa desde o começo do duelo


Pelo alto, boa tentativa do Red Bull


Defensor campineiro roubando a bola de atleta paulistano

Se o primeiro tempo já foi bom, o segundo foi ainda melhor. Vimos boas oportunidades dos dois lados e atuação exemplar de ambos os arqueiros. Magrão em especial foi o grande nome da partida. Se fosse em épocas mais remotas, ele certamente teria ganhado um Motoradio por ter sido o melhor em campo. Ele fez pelo menos três defesas sensacionais e evitou que os energéticos ampliassem antes dos 30 minutos. Feitosa aos sete, Jhonatan aos 20 e Chrigor aos 25 foram os donos das finalizações que não viraram gol pela precisa intervenção do camisa 1.

Só que o Palmeiras também não ficou atrás e assustou Zorzenoni. Aos 12 Vítor Ricardo atirou e a pelota tirou tinta da trave. Aos 23 Alanzinho mandou na trave e aos 27 Zorzenoni, ele de novo, salvou um gol certo de Gabriel Barbosa. O 1x0 era pouco por tudo que estava acontecendo no gramado e aos 34 o placar foi alterado contando com a estrela de Iago Teles. O camisa 17 tinha acabado de entrar quando conseguiu desarmar Diguinho dentro da área palmeirense e chutou na saída de Magrão... era o segundo gol no Pacaembu.


Zorzenoni, arqueiro do Red Bull, em ótima defesa após cobrança de falta


Mais um ataque aéreo, agora dos donos da casa


Em desvantagem no placar, o alviverde começou o segundo tempo tentando chegar ao empate


O Red Bull se segurou bem e assustou sempre que foi ao ataque, como nessa grande defesa de Magrão



Já com 2x0 contra, o verde ocupou o campo de defesa visitante. Pena para a torcida que foi ao Pacaembu que o gol não saiu

Os locais ainda tentaram diminuir aos 42 com nova intervenção de Zorzenoni em tiro cruzado de Gabriel Menino... e foi só. O Palmeiras 0-2 Red Bull foi um banho de água fria para a torcida que compareceu ao velho estádio paulistano. Agora os campineiros vão jogar em Bragança Paulista - provavelmente a nova casa em 2020 - podendo perder por dois gols para se tornarem campeões paulistas sub-20. O clube da capital vai ter que vencer por três gols de diferença se quiser o tri. Com tudo que já fizeram nos últimos anos, não tem como duvidar que isso pode acontecer.

Foram quase dez horas seguidas no Paulo Machado de Carvalho, duas entregas de taça, três finais e uma briga colossal na mochila. Estava cansado, suado, com frio, fome e sede, mas valeu demais. O ano está acabando, então temos que aproveitar cada momento. Futebol de novo somente na semana que vem com nova rodada no Pacaembu.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Palmeiras 0x2 Red Bull

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (São Paulo); Árbitro: Flávio Roberto Ribeiro; Público e renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Alan, Jhonatan, Venicio, Lucas Gazal, Braian Machado; Gols: Cristiano 45 do 1º, Iago Teles 34 do 2º.
Palmeiras: Magrão; Ramon (Danilo), Kaique Mafaldo (Diguinho), Helder e Esteves; Patrick de Paula, Vítor Ricardo, Gabriel Menino e Alan; Lucas Cordeiro (Marcos Dias) e Guilherme Vieira (Barbosa). Técnico: Wesley Carvalho.
Red Bull: Zorzenoni; Nhayson, Christian, Jhonatan (Iago Teles) e Marcos Vinicius; Matheus Moreira, Cristiano (Lucas Gazal), Venicio e Feitosa (Braian Machado); Chrigor e Wagner. Técnico: Alexandre Lemos.
._____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário