Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 6 de julho de 2005

Uma Volta ao Passado, volume 4: EC Elvira (Jacareí/SP)

EC ELVIRA


Escudo do EC Elvira na sua sede. Foto: Orlando Lacanna.

No último domingo, quando estive passeando em Jacareí, aproveitei para visitar a parte social e o campo do Esporte Clube Elvira, que disputou campeonatos profissionais nos anos 50 e 60. Esse clube foi fundado em 27/07/1920 e disputou campeonatos de acesso por sete anos seguidos, desde 1956 até 1962.

Tem o nome de Elvira, em homenagem à Sra. Elvira Mercadante, que doou o terreno para a construção do campo de futebol, que leva o nome de Antônio Jordão Mercadante. Atualmente o Elvira é um clube voltado somente para a parte social, porém vem enfrentando sérios problemas para se manter. O clube não tem vida, pois os sócios sumiram. Até três anos atrás haviam 7 mil sócios pagantes e hoje não passam de 200.


Fachada da sede social do EC Elvira. Foto: Orlando Lacanna.

O clube dispõe de uma área enorme distribuída em vários endereços. Tem piscinas, sauna, quadras, ginásios, salões de festa, academia, mas tudo praticamente sem uso, tornando-se um verdadeiro "elefante branco". As condições de conservação, apesar dos problemas, ainda são razoáveis, embora se nota que há um círculo vicioso, ou seja, com menos sócios pagantes, aumentam-se as dificuldades com os custos e aí a manutenção fica prejudicada.


Parte do "elefante branco": belo conjunto aqüático desativado. Foto: Orlando Lacanna.

A diretoria está tentando terceirizar alguns departamentos, como por exemplo a academia, visando assim aumentar a receita, mas está encontrando dificuldades. Segundo informações do funcionário que me acompanhou na visita, a população de Jacareí não se interessa pelo clube. Uma vez que as famílias que dispõem de melhores condições, moram em condomínios que têm área de lazer e os menos favorecidos não têm como pagar a manutenção. Hoje, o clube se mantém através das poucas mensalidades, além de aluguéis de algumas das suas dependências, como por exemplo: o salão de festas e o campo de futebol.

Enfim, é uma situação muito triste e diante dela falar em retorno ao futebol profissional, obviamente não tem o menor cabimento. Quanto ao estádio Antônio Jordão Mercadante, que já foi utilizado pelo Jacareí A.C. em anos anteriores, ainda existe, porém encontra-se em más condições. Somente é utilizado por times amadores que o alugam e pelos poucos sócios.


Fachada do Estádio Antônio Jordão Mercadante - Jacareí / SP. Foto: Orlando Lacanna.


Arquibancada descoberta do estádio. Foto: Orlando Lacanna.


Vista lateral da arquibancada coberta. Foto: Orlando Lacanna.


Setor da arquibancada que foi transformado em estacionamento. Foto: Orlando Lacanna.


Vista do campo que ainda conserva um bom gramado. Foto: Orlando Lacanna.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário