Procure no nosso arquivo

terça-feira, 22 de junho de 2021

Corinthians goleia (de novo) no Brasileiro Feminino

Texto e fotos: Fernando Martinez


Após a vitória da Portuguesa na Série D no Canindé e pelo meu passeio pelo bairro do Pari, pintou uma sempre bem-vinda sessão futebolística no melhor esquema "embalos de sábado à noite" pelo Campeonato Brasileiro Feminino. Direto do Estádio Alfredo Schurig, o líder Corinthians recebeu o Minas Brasília do Distrito Federal buscando garantir a primeira posição da fase inicial com uma rodada de antecedência.

Essa é a estreia do clube candango no JP. A origem da agremiação vem do Minas Brasília Tênis Clube, fundado em 6 de novembro de 1960 e que teve como sócio número 1 o presidente Juscelino Kubitschek. É uma das grandes referências da Asa Norte da capital federal. Já o Minas Brasília Futebol Feminino nasceu em 2012 e debutou no estadual no mesmo ano. Desde então, ganharam o tri em 2016/2017/2018 e foram vice em 2019/2020. Só ficam atrás do CRESSPOM e do falecido CFZ de Brasília no ranking de maiores campeões.

A equipe candanga disputa a elite do nacional da categoria pelo terceiro ano consecutivo, credenciada pelo título invicto da A2 em 2018. Em 2019 e 2020 terminaram respectivamente na 11ª e 12ª posições ainda como "Minas Icesp" e permaneceram na A1. Em 2021, apenas como "Minas Brasília", o sufoco é maior. As moças chegaram na penúltima rodada ocupando a 11ª colocação, porém com duas pedreiras nas duas jornadas finais, nada menos do que líder e vice-líder da competição. Missão complicadíssma.

Falar do Corinthians não tem muito segredo. Atuais campeãs do Brasileirão, elas brilham mais uma vez e foram líderes em dez das treze rodadas disputadas até então. Vencendo o Minas terminariam na liderança sem depender da rodada final. Atuando como mandante no nacional, as alvinegras ostentam uma impressionante sequência de 28 partidas sem perder, com 26 vitórias e apenas dois empates (um deles custou o título em 2019, mas tudo bem). Resta saber quem pode parar o time do Parque São Jorge.




Fato raro no futebol pandêmico, Corinthians e Minas Brasília fizeram as fotos oficiais antes do duelo na Fazendinha. Na última foto, o quarteto de arbitragem e as capitãs

Falando em Parque São Jorge, cheguei cedo na cancha e o sistema de som tocava um clássico do Twisted Sister. Citei o acontecimento no Twitter e em pouco tempo Dee Snider, vocalista do quinteto norte-americano, comentou e compartilhou a publicação com os seus seguidores. Como grande fã do grupo, foi uma honra ver o ícone sabendo da existência do JP mesmo que por um minuto. Fico no aguardo do rapaz do som da Fazendinha continuar desfilando clássicos do rock nos próximos jogos.

Voltando às quatro linhas, não foi no sábado que a estupenda série corintiana foi interrompida. O Minas Brasília foi bem, mostrou serviço, foi leal e teve seus momentos de perigo, só que no frigir dos ovos, as meninas mosqueteiras venceram outro compromisso por goleada. Tudo foi decidido ainda na etapa inicial. Quem estruiu a zaga visitante foi Gabi Nunes, autora de três gols.

O primeiro saiu logo aos dois minutos após cruzamento de Gabi Portilho e gol da artilheira da noite. Aos sete a mesma Gabi Nunes aproveitou rebote da goleira Karen e ampliou. O Minas respondeu aos onze com tiro de Nenê. As corintianas quase chegaram ao terceiro na sequência com Katiuscia e depois com Diany. A camisa 11 paulistana chegou ao hat-trick aos 23 em lançamento primoroso de Giovanna Campiolo.

Natascha mostrou serviço aos 40 e evitou o tento visitante quando espalmou pela linha de fundo bela finalização de Karla. Nos acréscimos, Victoria Albuquerque definiu de vez a sorte da peleja chutando firme e anotando 4x0 no placar. Na descida aos vestiários, o Minas Brasília já sabia que não restava outra alternativa a não ser tentar diminuir o prejuízo e já começar a pensar na decisão contra o rebaixamento na rodada de quinta-feira.






O Corinthians não tomou conhecimento do Minas Brasília na etapa inicial e definiu a vitória antes do intervalo. Na última imagem, bola no fundo da rede de Karen no quarto gol, marcado por Victoria Albuquerque.

A etapa final foi bem de boa e o Corinthians apertou o modo "piloto automático". Sem necessidade de se esforçar, as alvinegras continuaram atacando, porém sem aquele ímpeto frenético. Yasmim teve boa oportunidade aos quatro. O Minas se arriscava no ataque, sem que chegasse perto de fazer o gol de honra. Na sequência Gabi Portilho, a melhor dos 45 minutos finais chegou perto de ampliar em dois lances.

A boa atuação de Gabi Portilho, e principalmente a sua insistência, foi premiada com o tento mais bonito da noite aos 35. A camisa 18 recebeu na entrada da área e deu um toque cheio de classe, encobrindo a arqueira Karen e fechando a goleada a favor do líder, a sexta acima de três gols de diferença no Brasileiro Feminino: Corinthians 5-0 Minas Brasília.


Visão geral do Parque São Jorge na fria noite de sábado




Na etapa final o ímpeto corintiano diminuiu, mas a equipe continuou criando bons momentos de todos os tipos.


Gabi Portilho tentou e criou muitos momentos de perigo. Aos 35 minutos da etapa final ela finalmente marcou de cobertura

O Timão é primeiro lugar antecipado e entra nas quartas enfrentando o oitavo colocado, Avaí/Kindermann ou Flamengo. Já o Minas Brasília está em 12º lugar, só que pega o Palmeiras na derradeira jornada precisando vencer para não jogar a A2 em 2022. Caso perca, Botafogo e São José não poderão vencer respectivamente Grêmio e Napoli. Missão difícil.

Falando no escrete catarinense, domingo voltei à pauta no nacional feminino para acompanhar o rebaixamento do Napoli após um ano na elite. Com direito a maior goleada do torneio em 2021 até aqui.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Corinthians 5x0 Minas Brasília

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Flávio Roberto Ribeiro/SP; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Gabi Zanotti, Katiuscia, Dih; Gols: Gabi Nunes 2, 7, 23 e Victoria Albuquerque 46 do 1º, Gabi Portilho 35 do 2º.
Corinthians: Natascha; Katiuscia, Giovanna Campiolo, Pardal e Yasmim (Juliete); Diany (Andressinha), Gabi Zanotti (Ingryd), Gabi Portilho e Cacau (Tamires); Victoria Albuquerque e Gabi Nunes (Bianca Gomes). Técnico: Rodrigo Iglesias.
Minas Brasília: Karen; Dih (Isa), Luana (Kati), Suzana e Jéh; Karla (Monse), Kaká (Bruna), Nenê e Robinha; Bia (Manu) e Pelé. Técnico: Davih Rodrigues.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário