Fala, pessoal!
Na quarta-feira rolou na capital paulista um daqueles jogos internacionais sensacionais bem raros por essas bandas. No gramado do Estádio Paulo Machado de Carvalho, Palmeiras e a genial Fiorentina jogaram pela disputa da Copa Euroamericana. Esse foi o primeiro confronto entre os dois desde 1963.
Times perfilados antes do jogo da Copa Euroamericana. Foto: Fernando Martinez.
Essa competição foi criada pela DirecTV em 2013 reunindo times europeus e sul-americanos (sem a presença do Brasil). Diferente do que estamos acostumados, não são as equipes que são campeãs, e sim o continente que somar mais vitórias. Em 2014 a Concacaf entrou na dança e o alviverde foi convidado por conta do seu centenário.
Palmeiras e Fiorentina posando para as fotos antes do apito inicial. Fotos: Fernando Martinez.
Além disso, as duas equipes colocaram em jogo a Taça Julinho Botelho, grande craque dos anos 50 que se destacou nos dois times. Para nós, o lance mesmo era ver a equipe italiana ao vivo. Vale registrar que fazia muito tempo que uma agremiação da terra da bota não jogava em São Paulo. Esse foi o primeiro time italiano a entrar na minha Lista e o número 583 no total.
Goleiro italiano fazendo a defesa. Foto: Fernando Martinez.
Esse ineditismo todo levou um alto quórum de amigos para o Pacaembu: Matheus e Ricardo Espina nas tribunas, Mílton no tobogã, o amigo brasiliense Raul Dias na numerada descoberta e Renato, Luiz, Estevan e seu amigo australiano na torcida visitante. Dentro de campo, as equipes proporcionaram um belo espetáculo.
Ataque da Fiorentina. Foto: Fernando Martinez.
Bola alçada na área palmeirense. Foto: Fernando Martinez.
Com grande parte dos titulares sendo poupados, o Palmeiras apresentou uma equipe alternativa. E por incrível que pareça, os reservas apresentaram um bom futebol. Sem sofrer sustos, os paulistas fizeram 2x0 no tempo inicial com gols de Victor Luís e Leandro.
Bola no meio-de-campo. Foto: Fernando Martinez.
Único ponto de luz na torcida do Palmeiras. Foto: Fernando Martinez.
No tempo final o argentino Gareca resolveu testar outros atletas e a Fiorentina melhorou. Giuseppe Rossi fez o primeiro do onze italiano e por muito pouco não aconteceu o empate por duas vezes: uma numa bola na trave e outra num lance cara-a-cara que foi para fora.
Grande chance italiana no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.
Chance cara-a-cara desperdiçada pelo time Viola. Foto: Fernando Martinez.
No fim, o placar de Palmeiras 2-1 Fiorentina deu ao alviverde a Taça Julinho Botelho e também um ponto para a América na disputa da Copa Euroamericana. Saímos do estádio de forma menos corrida, pois o governo do estado alterou o horário de fechamento do metrô. Em dias de jogos agora ele fecha meia-noite e meia, deixando nossa situação um pouco melhor.
O futebol voltou na pauta do JP no final de semana, com uma bela rodada dupla litoral/interior com os dois times de Assis.
Fernando!
Excelente blog
ResponderExcluir