Procure no nosso arquivo

terça-feira, 5 de agosto de 2014

União São João confirma favoritismo e vence o Assisense em Araras

Fala, pessoal!

Desde que o Campeonato Paulista da Segunda Divisão começou tinha ideia de ver um joguinho do União São João dentro de casa, o Estádio Hermínio Ometto. Domingo passado deu tudo certo e então fomos para lá ver a peleja da equipe ararense contra o Assisense na disputa do Grupo 13.

Essa é a 34ª temporada seguida que o União disputa o profissionalismo e com certeza é também o ponto mais baixo da história da equipe. Após ficar 18 anos jogando a principal divisão paulista, a equipe ainda fez boas campanhas na A2 de 2006 até 2010, ficando bem perto do acesso. Só que de 2012 pra cá rolou uma vertiginosa queda e o USJ saiu da A2 direto para a última divisão.


União São João EC - Araras/SP. Foto: Fernando Martinez.


CA Assisense - Assis/SP. Foto: Fernando Martinez.

Buscando voltar o quanto antes ao lugar de onde nunca deveria ter saído, o time ararense foi terceiro lugar no Grupo 3 da fase inicial e se classificou para essa fase sem sustos. Nas rodadas iniciais dessa fase venceu o Atibaia e empatou com o Nacional fora de casa. Jogando contra o lanterna, o time dirigido pelo técnico Celinho, ex-Juventus, prometia ir pra cima do Assisense.


O trio de arbitragem da peleja composto pelo árbitro Alessandro Darcie, os assistentes Alberto Poletto Masseira e Patricia Carla De Oliveira posando para as lentes do JP junto com os capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.

Junto com o Emerson e o Mílton revivi caravanas antigas do JP e chegamos na Cidade das Árvores a tempo das imagens oficiais. Enquanto os amigos foram para as cabines, eu fui para o campo e pisei pela primeira vez no gramado do estádio inaugurado em 1988.


Corte preciso de zagueiro do Assisense. Foto: Fernando Martinez.


Visão da parte coberta do Estádio Hermínio Ometto. Foto: Fernando Martinez.

Dali vi um jogo seguro do União São João. A equipe não sofreu sustos durante quase todo o primeiro tempo e foi responsável por várias oportunidades de gol, dando muito trabalho para o setor defensivo do Assisense. O atacante Rafael Branco criou as duas maiores chances, mas ambas não foram concluídas.


Atleta do USJ dominando a bola na lateral. Foto: Fernando Martinez.


Boa chegada do ataque local com a firme marcação da zaga visitante. Foto: Fernando Martinez.

Quem acabou abrindo o placar foi o camisa 2 Dener aos 26 minutos após grande jogada de Diego Pituca dentro da área do Assisense. O time visitante até mostrou mais futebol nos minutos finais do tempo inicial, mas no intervalo o placar mostrava a vantagem mínima dos locais.


Bola estufando as redes do Assisense no gol de Dener. Foto: Fernando Martinez.

Graças ao calor fui acompanhar o segundo tempo das cabines de imprensa com um olho na peleja e o outro na belíssima paisagem local. O União voltou a campo pensando mais em segurar o placar e o Assisense não conseguia criar nada ofensivamente. Com isso a peleja caiu demais de produção.


Boa chegada pelo alto. Foto: Fernando Martinez.

O que nos "salvou" foi o bate-papo futebolístico nas tribunas, característica marcante na maioria dos nossos jogos. Entre um assunto e outro o União conseguiu ampliar sua vantagem aos 28 minutos. A bola foi alçada na área, o goleiro Leandro falhou e Caíque armou, quase sem querer, uma bicicleta e fez um golaço.


Bola zanzando dentro da área do União. Foto: Fernando Martinez.


Lance do segundo gol do União São João. Foto: Fernando Martinez.

O time visitante se lançou ao ataque em busca do milagre e Ayesller fez outro golaço aos 41. Ele acertou um chutaço no ãngulo direito do arqueiro Tales e diminuiu o prejuízo. Nos minutos restantes, o Assisense fez pressão mas não conseguiu deixar novamente tudo igual.


O Assisense ainda tentou o milagre nos minutos finais. Foto: Fernando Martinez.

No fim, o placar final de União São João 2-1 Assisense manteve o escrete ararense na liderança do Grupo 13 da Segundona com sete pontos e três gols de saldo. O Nacional venceu o Atibaia fora de casa e continua em segundo com o mesmo número de pontos mas com um gol a menos no saldo. O time laranja está em terceiro com três pontos e o Assisense em último ainda no zero.


Genial sala de troféus do União São João. Foto: Fernando Martinez.

 

Desfile de charretes e cavalos de todos os tipos e cores nas ruas próximas ao estádio. Fotos: Fernando Martinez.

Antes de irmos embora tive o prazer de conhecer o Marcelo Valem, incansável pesquisador da história do USJ e também dos vários times da cidade. Além disso ele é "dono" do União Mania, um dos melhores sites futebolísticos de equipes do interior do estado. Depois do breve papo, pegamos o caminho de volta para a capital, não antes sem acompanhar um sensacional desfile de charretes e cavalos nas redondezas do estádio. Toda viagem para o interior é sempre sensacional!

Até a próxima!

Fernando

Um comentário:

  1. SR. FERNANDO AMANHA SABADO DIA 9 8 2014 TEM JOGO DA MAUAENSE E GREMIO PRUDENTE EM MAUA GOSTARIA QUE VOCES MSTRASSEM AS FOTOS DSTE JOGO EM MAUA. FICO N AGUARDOP

    ResponderExcluir