Procure no nosso arquivo

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tudo igual entre Audax e São Bernardo FC na primeira final da Copa Paulista

Opa,

No último domingo começou a disputa pelo título da Copa Paulista 2013, a segunda competição mais importante organizada pela FPF, e pela primeira vez duas equipes da Grande São Paulo chegaram na final. Audax e São Bernardo FC fizeram o jogo de ida no Estádio Conde Rodolfo Crespi buscando uma vaga na Copa do Brasil 2014.

O Audax chegou na sua segunda final consecutiva após ficar em quarto lugar no Grupo 4 na primeira fase, terminar como líder do Grupo 5 na segunda e eliminar Juventus e Grêmio Osasco nas quartas e semi. Até a decisão, o time fez 22 jogos com 10 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. A equipe marcou 32 gols e sofreu 18.


Audax EC - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.

Já o Tigre do ABC fez melhor campanha - inclusive ganhando o direito de fazer o segundo jogo em casa por isso - após ser o líder do mesmo Grupo 4 na fase inicial e do Grupo 8 na segunda fase e também eliminar Internacional de Limeira e XV de Piracicaba respectivamente nas quartas e na semi. A equipe somou 41 pontos após 12 vitórias, 5 empates, 5 derrotas, 29 gols pró e 14 contra.


São Bernardo FC - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.

Graças a essa final com dois times "de perto", o JP marca a quinta cobertura na decisão do certame nos últimos sete anos. Vimos as conquistas do Juventus em 2007, do surpreendente Votoraty em 2009, do maior campeão da história da competição Paulista de Jundiaí em 2010 e do Noroeste de Bauru em 2012. Pela segunda vez, a primeira foi em 2007, nossa presença acontecerá nos jogos de ida e volta. Da minha parte, é a quarta final que tenho o prazer de acompanhar (as anteriores foram em 2003, 2007 e 2012).


Capitães dos times e quarteto formado pelo árbitro Antonio Rogério Batista do Prado, os assistentes Rogerio Pablos Zanardo e Eduardo Vequi Marciano e o quarto árbitro Júnior César Lossávaro. Foto: Fernando Martinez.

Dito tudo isso, dá pra começar a falar da peleja em si. Por jogar em casa, o Audax quis tentar fazer o abafa e iniciou os trabalhos jogando melhor. No terceiro minuto, Caio, o camisa 9 do Audax, recebeu bom passe na entrada da área e chutou forte, colocando a pelota no canto. Era o primeiro dos "donos da casa".


Bola percorrendo a área do São Bernardo FC. Foto: Fernando Martinez.

O São Bernardo FC não conseguia passar do meio de campo. Só que na primeira bola que chegou perto da meta do Audax, o empate aconteceu. Alex Sandro cobrou falta dentro da área e o goleiro Felipe Alves saiu do gol para fazer uma simples e fácil defesa. Só que a pelota passou no meio das suas pernas e Fernando Lombardi apareceu livre para mandar pro fundo do gol. Eram decorridos 12 minutos de jogo.


Rápido ataque do time paulistano. Foto: Fernando Martinez.

O empate acordou os jogadores do time visitante, e o São Bernardo FC passou a ser melhor do que seu adversário. O maior destaque da meia hora final do primeiro tempo foi o "vilão" Felipe Alves, numa espécie de redenção do frangaço que levou. Ele fez três defesas sensacionais e impediu a virada na Rua Javari.


Troca de passes do Audax pela direita. Foto: Fernando Martinez.

No segundo tempo o panorama não mudou muito e o onze do ABC continuou com sua vontade de virar o marcador. Após algumas boas chances desperdiçadas, o jogador do Tigre Daniel Pereira deu um pontapé em Diego e foi expulso. Com um a mais, imaginávamos que finalmente o time paulistano pudesse voltar a jogar bem.


Marcação firme do Tigre no tempo final. Foto: Fernando Martinez.


Zaga do ABC afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez.

Nada disso aconteceu, e nem de longe parecia que o São Bernardo FC estava com apenas 10 jogadores em campo. O time amarelo insistia em infindáveis trocas de passes no setor ofensivo, todas sem objetividade. Faltou inspiração no ataque do time comandado pelo bom técnico Fernando Diniz.


Cobrança de falta que passou perto do gol defendido pelo arqueiro Daniel. Foto: Fernando Martinez.

A equipe visitante ainda conseguiu armar bons contra-ataques, mas o placar foi o mesmo construído no primeiro tempo: Audax 1-1 São Bernardo FC. No segundo jogo, que será realizado no Estádio Primeiro de Maio, uma vitória para qualquer lado, obviamente, fará do vencedor o campeão da Copa Paulista 2013 e um novo empate levará a decisão do título para os pênaltis.


Placar da Javari mostrando o placar final da primeira peleja decisiva da Copa Paulista. Foto: Fernando Martinez.

Pra variar um pouquinho ainda rolou aquele famoso "Almoço com as Estrelas" após o apito final. Dessa vez, o quórum foi um tanto quanto surreal, e reuniu os amigos Mílton, seu Natal, Luiz, Pucci e o campineiro Luciano Claudino, mais uma vez dando o ar da graça na capital bandeirante nesse ano.

Muito tempo e muitas esfihas depois fui para casa me preparar para o derradeiro jogo do fim-de-semana, o penúltimo compromisso rubro-verde no Canindé no Campeonato Brasileiro.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário