Procure no nosso arquivo

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Osasco FC sai na frente na semi-final do Paulista sub-20

Fala, pessoal!

A sexta-feira de feriado foi um dia frio, com chuva e um vento cortante daqueles bem gelados mesmo... ou seja, um dia perfeito para o que vos escreve. Com esse belo clima, resolvi seguir para a cidade de Osasco, local da primeira partida entre o time local, Osasco FC, e o Grêmio Mauaense, válida pela fase semi-final do Campeonato Paulista sub-20 da 2ª divisão

Junto com os amigos Mílton, Sérgio e Luiz Fôlego, fomos pelos trilhos da CPTM até o Estádio da Cidade de Deus para esse jogo perdidaço. Na chegada, como sempre fomos bem recebidos pelo pessoal da Locomotiva e pelo árbitro José Roberto Marques, velho amigo ainda dos primórdios do JP


Osasco FC (sub-20) - Osasco/SP. Foto: Fernando Martinez. 


GE Mauaense (sub-20) - Mauá/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Trio de arbitragem do jogo com os capitães dos times. Foto: Fernando Martinez. 

É o segundo ano seguido que a equipe de Mauá chega na semi-final do certame (ano passado foi derrotada pelo Bernô, que seria o campeão, justamente nessa fase), o que mostra que o trabalho desenvolvido pela parceira das categorias de base está no caminho certo. Por outro lado, O Osasco FC vem fazendo a sua melhor campanha em todos os tempos nesse campeonato, já que tinha sido eliminado na segunda fase em 1997, 1999 e 2002. Mas a equipe alvi-negra quer muito mais. 


Detalhe da Águia, mascote do Osasco FC desde os tempos em que a equipe se chamava Monte Negro, presente para a semi-final. Foto: Fernando Martinez. 

E apesar do frio e da chuva que caiu de forma contínua por todo o tempo inicial, a partida foi muito boa, digna de uma semi-final de campeonato. As duas equipes mostraram bastante qualidade ofensiva e chegaram perto da meta adversária algumas vezes. Detalhe que dois dos principais artilheiros do certame estavam em campo. 


Primeiro ataque osasquense na partida. Foto: Fernando Martinez. 

Pelos lados do Mauaense, o jogador Anderson tinha até então 12 gols e era o artilheiro do torneio junto com Cássio, jogador do Assisense. Caiquinho, jogador do Osasco FC, era o vice-líder com 11. E para fazer um tríplice empate na liderança dos maiores goleadores do sub-20, ele mesmo tratou de abrir o marcador para os donos da casa aos 28 minutos, em perfeita cobrança de pênalti. 


Caiquinho cobrou pênalti com classe e deixou o Osasco FC em vantagem contra o Mauaense. Foto: Fernando Martinez. 

Mas seis minutos depois Anderson teve a chance de assumir a liderança isolada na tábua dos artilheiros e deixar tudo igual em outra penalidade máxima. Só que o arqueiro osasquense Fernando, talvez pela força do seu nome, fez a defesa e impediu que a Locomotiva chegasse ao empate. E mesmo com uma blitz visitante nos minutos finais do primeiro tempo, a partida terminou com a vitória parcial do Osasco FC pela contagem mínima. 


Anderson desperdiçando sua cobrança, com grande defesa do goleiro Fernando. Foto: Fernando Martinez. 


Jefferson Ambrosio, Camisa 5 do Osasco, afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez. 

No intervalo a chuva resolveu dar uma trégua e eu pude finalmente tirar a máquina fotográfica de vez do bolso. O segundo tempo então veio com os times ainda bastante inspirados. O Grêmio queria fazer valer a sua melhor campanha do campeonato e passou a ter mais posse de bola e buscar o gol de forma mais persistente. Mas os atacantes não estavam inspirados, e o empate passou longe. 


Ataque da Locomotiva pelo alto no tempo final. Foto: Fernando Martinez. 


Ótima chance de gol do Grêmio interceptada pela atenta zaga do Osasco FC. Foto: Fernando Martinez. 

Para piorar a situação do onze azul, o time da casa tinha o contra-ataque a seu favor e por muito pouco não marcou. A equipe chegou perto de ampliar a vantagem por duas vezes. Na primeira chance, a bola pipocou sem dono na pequena área sem que nenhum atacante local aparecesse para chutar. Na segunda, a pelota caprichosamente bateu na trave direita do goleiro visitante. 


Na velocidade, mais uma investida ofensiva do time azul. Foto: Fernando Martinez. 

No final, o jogo ficou com o placar da etapa inicial: Osasco FC 1-0 Mauaense. A vitória deixou a equipe osasquense com a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta, que será realizado em Mauá no próximo sábado. Para a Locomotiva, uma vitória simples garante a vaga na final. Com certeza teremos um belo jogo no Pedro Benedetti. 

Bom, ainda ficamos um bom tempo no estádio conversando com os vários amigos presentes antes de pegarmos nosso caminho com destino à São Paulo. O restante da sexta-feira e o sábado foi de completo descanso, e no domingo acompanhei uma peleja válida pela última rodada da segunda fase da Copa Paulista. 

Até lá! 

Fernando

Um comentário: