Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Uma Volta ao Passado, volume 27: AA Chavantense (Chavantes/SP)

AA CHAVANTENSE


Escudo desenhado numa das paredes do estádio. Foto: Orlando Lacanna.

Olá,

Após ter feito uma visita ao belo C.A. Ourinhense, na cidade de Ourinhos, segui viagem pela Rodovia Raposo Tavares e fui até a pequena, mas simpática Chavantes para conhecer a situação atual do time que mais representou a cidade em competições promovidas pela FPF.

O clube em questão é a Associação Atlética Chavantense, cuja fundação ocorreu em 29 de setembro de 1929, tendo participado de campeonatos profissional em oito oportunidades durante os anos de 1965/1968, 1982, 1986 e 1988/1989, permanecendo sempre no terceiro ou quarto escalão do futebol paulista. O time alvinegro mandava seus jogos no Estádio Cel. Manuel Ferreira, de propriedade do Município.

Lá chegando, encontrei um estádio modesto, porém bem arrumado e limpo, mas não conseguia encontrar alguém que pudesse dar informações sobre a situação atual do clube. Quando me preparava para ir até a Prefeitura, eis que surge um senhor de bicicleta, devidamente uniformizado, indicando que o mesmo era funcionário público municipal. Ele se identificou como sendo o Cido, responsável pela manutenção do estádio que seria realizada por ele de forma voluntária, sem ajuda de ninguém.


Entrada principal do Estádio Cel. Manuel Ferreira. Foto: Orlando Lacanna.


Vista parcial das arquibancadas. Foto: Orlando Lacanna.


Visão geral do centro do gramado. Foto: Orlando Lacanna.


Das arquibancadas, visão do gol da direita.... Foto: Orlando Lacanna.


Agora do gol da esquerda. Foto: Orlando Lacanna.


Do gramado, vista da arquibancada coberta. Foto: Orlando Lacanna.


Vestiários das equipes e da arbitragem. Foto: Orlando Lacanna.

Segundo meu cicerone, a Chavantense não existe mais e, portanto, não disputa nenhuma competição, mesmo amadora, sendo que o estádio é utilizado apenas por equipes que representam sítios e fazendas da região.

Além do estádio, tive a oportunidade de ir ao centro da cidade para conhecer um prédio, que se encontra em más condições e que foi a sede social do clube e também servia como alojamento e concentração dos atletas. Ainda de acordo com o Cido, esse prédio seria objeto de uma disputa judicial, uma vez qye a Prefeitua deseja recuperá-lo, mas estaria enfrentando dificuldades, pois os fundadores remanescentes da Chavantense, não estariam concordando com a cessão ou devolução do imóvel. Confesso que não entendi direito essa história, mas foi possível perceber que está rolando um imbróglio jurídico.


Antiga sede social e alojamento de atletas que estaria em disputa jurídica. Foto: Orlando Lacanna.

Ainda recordando o passado, particularmente tive a oportunidade de ver a Chavantense em campo uma única vez, no dia 06 de novembro de 1.988, na cidade de Iracemápolis, em jogo contra o C.A. Iracemapolense - CAUI, que valeu pela segunda fase do Campeonato da Terceira Divisão daquele ano. Naquela época eu era colaborador do jornal esportivo "Popular da Tarde" que pertencia ao Grupo Diário Popular. Velhos e bons tempos aqueles.


Ficha técnica preenchida por mim em 1.988 e transmitida por telefone ao jornal. Como curiosidade, notem alguns nomes de atletas da Chavantense. Reprodução: Orlando Lacanna.

Bem, para finalizar é óbvia a conclusão de que a Chavantense não voltará a disputar campeonatos profissionais tão já e, se isso um dia vier a acontecer, haverá necessidade de ampla reforma no estádio que atualmente comporta no máximo 1.000 espectadores.

Depois dessa visita, voltei para minha base na cidade de Assis para participar de festejos juninos em sítio de familiares, já planejando outras "Voltas ao Passado", envolvendo clubes e cidades da região. Aguardem.

Abraços,

Orlando

2 comentários:

  1. Cara eu adoro essas viagens no mundo do futebol do interior..eu fui tecnico do gazetavde ourinhos em 2002 .e conheço bem a regiao .ali varios clubes fecharam as portas.

    ResponderExcluir
  2. O Arbitro .mussi fizemos curso junto de treinador de futebol em 94.

    ResponderExcluir