Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estádios pelo Brasil, volume 40: Estádio Salvador Russani (Atibaia/SP)

Olá,

Dando sequência à divulgação de alguns estádios espalhados pelo nosso interior, chegou a vez de mostrar o Estádio Salvador Russani, localizado na cidade de Atibaia e que é a casa do Sport Club Atibaia, participante do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Antes de começar a falar do estádio em si, começo apresentando algumas informações da cidade de Atibaia, que fica distante de São Paulo apenas 65 km e está localizada na microrregião de Bragança Paulista. A população atual é de 127.000 habitantes aproximadamente, sendo também conhecida como "Capital do Morango" e "Cidade das Flores e do Morango". Partindo de São Paulo, o trajeto mais usual é através da Rodovia Fernão Dias que vai até Belo Horizonte, podendo também ser usado o complexo Anhanguera/Bandeirantes. Trata-se de uma Estância Turística e Climática, cujas principais atividades econômicas são a indústria, comércio, serviços e turismo.


Entrada principal do Estádio Salvador Russani. Foto: Orlando Lacanna.


Imagem aberta observada após passagem pelo portão principal. Foto: Orlando Lacanna.


Outra imagem aberta também observada após portão principal. Foto: Orlando Lacanna.

Voltando ao tema estádio, o seu nome (Salvador Russani) é uma homenagem a um dos primeiros moradores do Bairro Alvinópolis, aonde está localizado o estádio, tendo trabalhado durante 40 anos como administrador da "Chácara Piqueri" que deu origem ao bairro. Não consegui apurar a data da sua inauguração e também qual teria sido o jogo de estreia.

As informações iniciais quanto a sua capacidade citam que é para 3.000 espectadores, número que não atende as exigências da FPF para participar da Segunda Divisão e, por conta disso, o S.C. Atibaia não pôde começar a disputa na data estipulada (30/4/11), tendo ficado de fora de duas rodadas, até adequar as acomodações ao mínimo exigido (5.000 lugares). Seu primeiro jogo aconteceu em 14/5/11.


Centro de gramado visto da cabine de imprensa. Foto: Orlando Lacanna.


Gol da direita com um lance de arquibancada de concreto e vestiário ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.


Agora o gol da esquerda com um lance de arquibancada de madeira ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.

Visando atender as exigências mínimas da FPF, tanto a Prefeitura como a Direção do clube providenciaram a locação de dois lances de arquibancadas de madeira, que foram montados atrás do gol dos fundos. Quando da minha visita, a informação era que um terceiro lance iria ser instalado nos próximos dias, visando permitir a realização de partidas com a presença de público, uma vez que na data que lá estive (31/05/11), a partida Atibaia x Primavera foi realizada com portões fechados. Somente na nona rodada da competição, em 25/6, o estádio foi liberado para partidas com a presença de público.


Um dos lances de arquibancada de madeira montado atrás do gol de fundos. Foto: Orlando Lacanna.


Outro lance de arquibancada também de madeira. Foto: Orlando Lacanna.

Ainda quanto a ampliação da capacidade do estádio, consegui apurar que no segundo semestre de 2.011 (provavelmente em julho), a Prefeitura irá iniciar a construção de arquibancadas de concreto que serão erguidas atrás do gol dos fundos, acomodando 5.000 pessoas. Essa obra visa a realização do Campeonato Mundial de Bandas e Fanfarras de 2.014 a ser realizado em Atibaia.


Bancos de suplentes. Foto; Orlando Lacanna.


Vista geral da arquibancada coberta. Foto: Orlando Lacanna.


Pista de atletismo entre o gramado e a arquibancada coberta com a cabine de imprenssa ao lado. Foto: Orlando Lacanna.


Outro lado da pista de atletismo. Foto: Orlando Lacanna.

Após percorrer as dependências do estádio, fui para o gramado aguardar a entrada dos participantes da partida que fui acompanhar (Atibaia x Primavera), para fotografá-los e conferir os noventa minutos bem de perto. Logo voltarei às páginas virtuais do JP, para mostrar mais alguns estádios pouco divulgados. Aguardem...

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário