Procure no nosso arquivo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Massacre palmeirense contra o Real Ariquemes na estreia do Brasileiro Feminino

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de uma semana toda de descanso e de ter perdido um 14x0 no sábado, a manhã do domingo reservou a minha primeira cobertura no Campeonato Brasileiro Feminino 2023. Direto do Allianz Parque, fui acompanhar um imperdível Palmeiras x Real Ariquemes, a histórica estreia do time de Rondônia na elite nacional. Favoritismo total das alviverdes.

O Real Ariquemes Esporte Clube conquistou uma vaga na elite nacional após ter feito bela campanha na Série A2 em 2022. Nas quartas de final, derrotou o Fortaleza como visitante por 1 a 0 e depois, com um 0 a 0 em casa, se garantiu na A1. Na semi, acabou sendo eliminado pelo Ceará, futuro campeão. Vai ser difícil, porém torço para que façam uma campanha boa e se mantenham na primeirona.

Falando do Palmeiras, a estreia seria realizada em Jundiaí por conta de uma parceria que fizeram com o Paulista. Ainda bem que alguma boa alma trouxe o confronto para a capital. Apesar de muitos acharem que é uma boa, jogo no Jayme Cintra certamente irá afastar grande parte dos torcedores. No meu caso, pelo menos nessa, deu tudo certo.


SE Palmeiras (feminino) - São Paulo/SP


Real Ariquemes EC (feminino) - Ariquemes/RO


Quarteto paulista na minha primeira rodada do Brasileiro Feminino em 2023: a árbitra Fernanda dos Santos de Souza, as assistentes Izabele de Oliveira e Izabele de Oliveira e o quarto árbitro Pablo Rodrigo Soares de Oliveira junto com as duas capitãs

O Brasileiro Feminino repete em 2023 a fórmula dos últimos anos. Os 16 participantes se enfrentam em turno único e os oito melhores colocados se garantem nas quartas de final, enquanto os quatro últimos vão jogar a Serie A2 em 2024. Pena que a CBF, que enche a boca para dizer que respeita o futebol feminino, siga dando migalhas aos clubes e eles acham que está tudo bem. Os influencers e bloqueirinhas que não conseguem enxergar um palmo além do nariz também repetem bobagens e não sabem falar sobre os verdadeiros problemas. O caminho do sucesso ainda está longe do final.

Fui sozinho até a casa alviverde e o Milton garantiu um lugar na torcida visitante, dividindo o espaço com familiares da zagueira Amanda. Todo mundo em sã consciência esperava uma vitória local, talvez por uma boa margem de gols. No começo ficamos com essa impressão quando Laís abriu o marcador após rebote da goleira rondoniense. É, só que parou nisso. No restante da etapa inicial, jogo amarrado e o Palmeiras quase sem nenhuma inspiração.


Cruzamento dentro da área do Real Ariquemes


Detalhe do primeiro gol marcado pelas locais através de Laís





Mais lances do modorrento primeiro tempo no Allianz

No tempo final vi tudo do alto, na companhia do magnânimo Édson de Lima, monstro das coberturas de futebol feminino. O papo estava bom, a partida não tanto. O Real criou uma boa chance no início e Kate Tapia apareceu bem. Aos seis, Laís atacou pela direita e cruzou. A zagueira Amanda, para a tristeza do pessoal que torcia por ela na arquibancada, fez contra.

A peleja seguiu em ritmo morno até os 23 minutos. A partir daí, o negócio pegou no breu. Duda Santos fez o terceiro aos 23, Poliana o quarto aos 26 e Bia Zaneratto o quinto aos 29. Aí pintou um breve momento de descanso, antes da última blitz. Yamila Rodriguez fez 6 a 0 aos 37. Aos 42, Andressinha fez um belo gol de falta. Nos acréscimos, sem deixar o Real respirar, Yamila fez aos 46 e Letícia Ferreira fechou o massacre aos 47. Bia Zaneratto poderia ter ampliado o triunfo para dois dígitos, só que ela perdeu um pênalti no final.


Como bem disse o amigo Édson, o glorioso chroma-key atrás do gol da esquerda do estádio alviverde





Não sei quais foram, mas todas essas fotos são de gols palmeirenses no segundo tempo


Bia Zaneratto mandando na trave a chance do 10x0

O Palmeiras 9-0 Real Ariquemes deu um up na média de gols no ano até aqui. Tudo bem que jogaram fora de casa contra uma das favoritas ao título, mas pelo visto será complicado o time de Rondônia se manter na elite em 2024. Que seja ao menos uma campanha digna e que aproveitem bem a estadia na elite do país.

Foi isso. Retornei ao doce conforto do QG da Zona Oeste passar o restante do domingo pensando que futebol de novo deve rolar apenas no fim da semana com a abertura de outro campeonato (des)organizado pela CBF.

Até lá!

Ficha Técnica: Palmeiras 9-0 Real Ariquemes

Local: Allianz Parque (São Paulo); Árbitra: Fernanda dos Santos de Souza/SP; Público: 2.825 pagantes; Renda: R$ 42.100,00; Cartões amarelos: Luana, Lira; Gols: Laís Estevam 26 do 1º, Amanda (contra) 6, Duda Santos 23, Poliana 26, Bia Zaneratto 29, Yamila Rodrigues 37, Andressinha 42, Yamila Rodriguez 46 e Letícia Ferreira 47 do 2º.
Palmeiras: Kate Tapia; Bruna Calderan (Flávia), Poliana, Sorriso e Katrine (Juliete); Duda Santos, Amanda Gutierres (Letícia Ferreira), Andressinha e Camilinha (Lorena Benítez); Bia Zaneratto e Laís Estevam (Yamila Rodríguez). Técnica: Vanessa Fernanda.
Real Ariquemes: Letícia; Jaque, Amanda, Dulce (Alice) e Laura; Thaísa (Luana), Mafe e Lira; Naiane, Karol Lins (Maria) e Martha (Geise). Técnico: Paulo Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário