Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Uma Volta ao Passado, volume 16: AA Ipiranga (Jundiaí/SP)

AA IPIRANGA


Escudo do Ipiranga de Jundiaí, em foto tirada na frente do clube. Foto: Orlando Lacanna.

Numa recente bela tarde de sábado, o Estevan e eu fomos até a cidade de Jundiaí para cobrir, pelos JP, um jogo inesquecível que valeu pela Série B do Brasileirão. A partida em questão foi Paulista 9 - 0 Paysandu. Como tivemos uma viagem rápida e tranqüila, chegamos ao nosso destino com muita antecedência e, por isso surgiu a brilhante idéia de fazermos mais um volume da série "Uma Volta ao Passado".

Como a cidade de Jundiaí, além do tradicional Paulista FC, já teve cinco times que disputaram campeonatos oficiais (Paulistano FC, Jundiaí FC, EC São João, Hydecroft FC e AA Ipiranga), saímos em busca de informações junto a transeuntes, postos de gasolina, taxistas, etc, para localizarmos pelo menos um dos cinco clubes do passado.


Fachada atual do AA Ipiranga, em Jundiaí. Foto: Orlando Lacanna.


Calçada indicando que você está na Associação Atlética Ipiranga em Jundiaí. Foto: Estevan Mazzuia. [260411]

Acabamos localizando a Associação Atlética Ipiranga, que por mais incrível que pareça, está localizada na região central da cidade. Lá chegando, tivemos uma enorme surpresa, pois o prédio mais se parece com um sobrado residencial do que um clube. Quem não conhece, passa sem notar que se trata de um clube, apesar da identificação na fachada.

O clube, também chamado de "Falcão Negro", foi fundado em 09/11/1920 e disputou somente dois campeonatos profissionais, nos anos de 1961 e 1962. Atualmente não tem nenhuma atividade esportiva em qualquer modalidade e categoria e, portanto, com relação ao futebol, não disputa nem partidas amadoras e nem nas categorias de base, ou seja, o clube é voltado exclusivamente para a parte social.


O Ipiranga posado no tempo da onça, provavelmente os anos 50. Reprodução: Estevan Mazzuia. [260411]




Foto que mostra a equipe do Ipiranga posada nos anos 60. Reprodução: Orlando Lacanna.


Agora uma foto mais recente, Ipiranga Campeão Amador em 1982. Reprodução: Estevan Mazzuia.

O clube é controlado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Mat. Plástico de Jundiaí, possuindo um quadro associativo de 1.000 sócios titulares que se beneficiam de piscinas, salão de beleza, academia de ginástica, lanchonete, salão de festas, etc, numa área total de 2.700 m² e, embora o clube seja controlado pelo Sindicato, é aberto ao ingresso de sócios não sindicalizados.


Salão de festas do AA Ipiranga. Foto: Estevan Mazzuia.


O belo local aonde fica a piscina do Ipiranga. Foto: Orlando Lacanna.


Detalhe de alguns dos troféus conquistados pelo Ipiranga em sua existência. Foto: Orlando Lacanna.


Placa comemorativa oferecida pelo Palestra Itália (atual Palmeiras) à equipe em 1934. Notem que o time estava denominado como Clube Atlético Ypiranga. Foto: Estevan Mazzuia. [260411]

Com relação ao tempo que disputavam campeonatos profissionais, tivemos muitas dificuldades em obter informações, pois as pessoas que encontramos são jovens e não vivenciaram aquela época. Conseguimos somente apurar, com um sócio bem idoso, que a AA Ipiranga mandava seus jogos no campo do Nacional, clube vizinho, separado apenas por um muro. Fomos conferir o campo e constatamos que o campo era uma espécie de "base nacionalina" do antigo SPR da capital em terras jundiaienses.


Gramado atual do estádio do Nacional "de Jundiaí", aonde o Ipiranga mandava seus jogos. Foto: Orlando Lacanna.


Vista do gol esquerdo do estádio do Nacional. Foto: Estevan Mazzuia.


Vista das arquibancadas que ficam atrás do gol "da esquerda" do campo do Ipiranga. Foto: Orlando Lacanna. [250411]


O detalhe do escudo do Nacional Atlético Clube, que fica atrás desse gol. Foto: Estevan Mazzuia. [260411]

Depois de conhecer mais um pedacinho da história do futebol paulista, seguimos ao Estádio Jayme Cintra para acompanharmos uma das maiores goleadas em Brasileiros, os 9 a 0 do Paulista em cima do Paysandu.

Abraços,

Orlando

Um comentário:

  1. Não existe Nacional de Jundiaí. É o mesmo clube de São Paulo, o antigo SPR. Lembrem que o clube pertencia a funcionários da ferrovia e que ela passava por Jundiaí. O campo é parte do Nacional-SP e pór isso existe uma acirrada rivalidade com o Paulista de Jundiaí, apagada há tempos pela queda livre que o clube da capital enfrenta há anos no futebol...

    ResponderExcluir