Procure no nosso arquivo

sábado, 6 de janeiro de 2024

Nova Mutum vai bem e ganha a primeira na estreia na Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


O jogo de fundo, o quarto da quinta-feira, no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, sede do Grupo 28 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, teve o segundo time novo do dia, o terceiro na competição e o 778º da Lista. Falo do glorioso Nova Mutum do Mato Grosso do Sul, que faz a sua estreia em 2024 depois do vice-campeonato estadual na temporada passada. O União Mogi foi o adversário na chuvosa tarde/noite em Mogi das Cruzes.

Ouvi que o onze paulista, o alvirrubro da Rua Casarejos, seria favorito pelo simples fato de jogar em casa, Nem a pau, amigo. O Nova Mutum é uma agremiação que vem fazendo bonito no Mato Grosso e só o Cuiabá foi capaz de pará-lo em 2023. Por também estar indo bem no profissional e por saber como andam as coisas em Mogi, eu tinha plena consciência que a missão dos locais era difícil. O favoritismo era visitante.


União Mogi FC (sub-20) - Mogi das Cruzes/SP


Nova Mutum EC (sub-20) - Nova Mutum/MT


Aquela tradicional imagem dos capitães com o quarteto de arbitragem

Quando a ação começou, não deu outra. Debaixo de uma garoa constante, que inclusive chegou a se transformar em chuva fraca em alguns momentos, o primeiro tempo teve o Nova Mutum melhor. Logo aos oito minutos o clube do Centro-Oeste abriu a contagem com André aproveitando rebote de chute de Nalberty na trave.

A torcida que encheu a parte coberta do Nogueirão digamos que não foi tão parceira dos atletas em campo. Muita reclamação, xingamentos a esmo e aquela boa e velha impaciência apesar de ser a primeira apresentação no ano. O União ficou com a bola nos pés, porém pouco produziu. Na base do bumba-meu-boi, deixou tudo igual aos 43. Igor Rodrigues cobrou falta no travessão e João Pedro completou na sobra.

O gol foi uma trégua da torcida com a molecada, mas ela não demorou para terminar. Com apenas seis minutos do tempo final, o Nova Mutum retomou a dianteira no marcador. Um cruzamento da direita encontrou Luiz Felipe, camisa 3 do União, no meio do caminho e ele fez contra. O 2 a 1 contra matou os donos da casa, que atacaram de forma desordenada e deram espaço ao Azulão.

A peleja seguiu em banho-maria com aquela penumbra peculiar no Nogueirão digna dos palcos futebolísticos mais escuros do estado e aos 50 o resultado foi definido com o terceiro tento mato-grossense. Cristian avançou na boa, sem crise e com a marcação distante. Arriscou de longe e colocou a pelota no canto direito de Matheus.





Detalhes de União Mogi x Nova Mutum no Nogueirão




O empate do União em três momentos: a bola que bateu na trave, a conclusão e a comemoração de João Pedro para as lentes do Jogos Perdidos




Na etapa final o time visitante não vacilou e conquistou a sua primeira vitória logo na estreia na Copinha

Sem surpresas (pelo menos para mim), o União Mogi 1-3 Nova Mutum praticamente definiu a sorte do Grupo 28. Duvido que o alvirrubro mogiano e o Capital do Tocantins tenham força para estarem entre os 64 no mata-mata. Creio que os vencedores da jornada inicial devem ficar com as vagas na segunda fase.

Com seis jogos e três times novos, o começo da Copinha foi bastante promissor. A Lista ganhou mais duas equipes geniais na sexta em uma sede que dificilmente eu visito por uma série de motivos.

Até lá!

Ficha Técnica: União Mogi 1-3 Nova Mutum

Local: Estádio Francisco Ribeiro Nogueira (Mogi das Cruzes); Árbitra: Ana Caroline Carvalho; Público e Renda: Portões abertos; Cartão amarelo: Gustavo Nunes; Gols: André 8 e João Pedro 43 do 1º, Luiz Felipe (contra) 6 e Cristian 50 do 2º.
União Mogi: Matheus; Paraguai (João Vinicius), Luiz Felipe, Maestri e Alê (Gustavo Nunes); Erick, Arthur, Igor Milhas e Pedro Tosatti (Rickelme); João Pedro (Henrique) e Igor Rodrigues (Luis Henrique). Técnico: José Eduardo de Miranda.
Nova Mutum: Gutembergue; Thiago Corrêa, Nicolas, Raian e Webert; André (Roan), Dagoberto (Cristian), Matheuzinho e Daniel (Fabinho); Nalberty (Gabriel) e Marquinhos (Matheus). Técnico: Marcelo Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário