Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Abertura da temporada 2024 no JP com vitória do Bernô pela Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


Olha só, lá em 2004 eu nem imaginava que chegaria nessa data, mas estamos em 2024, o ano em que o Jogos Perdidos vai completar 20 anos de vida... uma eternidade! E, como sempre, iniciei os trabalhos com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, agora em sua 54ª edição. A estreia foi em São Bernardo do Campo em um duelo bem conhecido: São Bernardo x Portuguesa Santista.

Assim como nos últimos anos, são 128 os participantes da Copinha e aquela fórmula de sempre: 32 grupos com quatro times cada, os dois primeiros se garantem no mata-mata e a partir daí rolam os confrontos eliminatórios até a final. Piada até o começo de 2022, o atual bicampeão Palmeiras é o amplo favorito e a força a ser batida. Se confirmar toda a expectativa, será o primeiro tri.

O Grupo 25 do torneio também conta com Juventude e o estreante Conquista da Bahia. Pensando que os gaúchos entram credenciados com o favoritismo e os baianos vão ter que suar sangue, o duelo entre o Cachorrão e a Briosa já começava sendo decisivo. Não ia nesta rodada até o ABC e decidi pela minha presença após ver a previsão do tempo. Como os meteorologistas disseram que estaria por volta de 27 graus na quarta-feira contra 34 das rodadas seguintes, a escolha foi óbvia.


EC São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP


AA Portuguesa - Santos/SP


Capitães e quarteto de arbitragem para o primeiro jogo de 2024 no Jogos Perdidos

Fui sozinho até o largado Baetão e me surpreendi com a total ausência de obras de melhoria no surrado e histórico estádio. O gramado segue um lixo completo, as arquibancadas com uma pintura meia-bomba e as limitadas cabines disputadas a tapa por três dúzias de aspones. Sinceramente eu não sei como a FPF aprova o local em um campeonato de tamanha importância. Fora que não tinha água para a imprensa, algo que certamente será comum nas outras sedes.

Já em campo, confesso que tinha uma expectativa boa. Os dois jogaram duas vezes no Paulista sub-20 de 2023 com dois triunfos do Bernô (4 a 2 no litoral e 3 a 2 também no Baetão). O favoritismo era local, só que a molecada sentiu a estreia. O clima foi bélico e o que mais teve foi jogador caído no gramado e discutindo com o adversário.

Não que o São Bernardo não tenha criado. Criou, porém não foi capaz de abrir o placar. Kauan chegou a fazer 1 a 0 aos 22 minutos e o assistente anulou por impedimento. Gustavo Santana teve a chance de ouro aos 44 e desperdiçou. No intervalo encontrei a dupla Caio e Colucci no setor destinado à torcida visitante e de lá segui na minha caça particular de um gole de água na concorrida parte coberta.

Como estava um aperto só (e não consegui um copinho sequer), retornei ao gramado para a etapa final. A partida caiu de produção e a certeza era de que o zero só sairia do marcador em um lance isolado ou bola parada. Dito e feito. Marquinhos salvou um gol certo do Bernô... com a mão. Ele foi expulso e o árbitro deu pênalti. Gustavo Santana bateu firme e inaugurou o placar.




Detalhes do começo de jogo no Baetão



O Bernô chegou a fazer 1 a 0, mas o gol foi anulado por impedimento



O tempo inicial ficou no 0 a 0




De pênalti, o São Bernardo marcou na reta final da peleja e salvou a minha rodada. Começar a temporada sem gols não seria muito legal

Até o apito final teve expulsão, provocação de todos os sentidos e até meia dúzia de tapas entre atletas dos dois clubes. Mas gol mesmo foi só o da penalidade máxima. No fim, o São Bernardo 1-0 Portuguesa Santista foi importante pensando em uma possível classificação entre os 64 melhores. O Bernô saiu na frente em busca da vaga.

No jogo de fundo teve o primeiro time novo na Lista em 2024 e um clima agradável no meio de uma época de tanto calor.

Até lá.

Ficha Técnica: São Bernardo 1-0 Portuguesa Santista

Local: Baetão (São Bernardo do Campo); Árbitro: Willians Costa Rocha; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Kauã Alex, Iuri, Gustavo Santana, Rian Patric, Pedro Mota, Gabriel Altino (ECSB), Daniel Silva, Souza (Por), Alanzinho, Gabriel Jesus, Dieguinho Costa e Felipe Valente (TG-Sao); Cartões vermelhos: Marquinhos 33 do 2º, Gabriel Altino (ECSB) 51 do 2º, Wesley Brito e Felipe Valente (TG-Sao), pós-jogo; Gol: Gustavo Santana (pênalti) 35 do 2º.
São Bernardo: Luan; Kaká, Wesley Brito, Yuri Santana e Pedro Mota; Daniel Silva, Kauan (Iuri), Kauã Alex e Kaique Lima (Kyan); Gustavo Santana e Rian Patric (Gabriel Scher). Técnico: Marcos Bazílio.
Portuguesa Santista: Vítor; Mazinho (Ramón), Renan Brocca, Henry Leonel e Flávio Alves (Davi Soares); Gabriel Jesus (Dudu Carioca), Alanzinho, Marquinhos e Dieguinho Costa; Giulio Gabriel e Iury Capuriche. Técnico: Cristiano Troisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário