Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Confiança vence o Oeste em noite magistral de Caíque França

Texto e fotos: Fernando Martinez


A programação futebolística sábado passado não foi missão para amadores. Sair de casa no meio de uma pandemia com a ideia de assistir o confronto entre Oeste e Confiança do Sergipe, um rebaixado e o ameaçado pela queda no Campeonato Brasileiro da Série B não é fácil. Levando em conta que a ação começaria às 21 horas (!) na Arena Barueri, a tarefa poderia ser considerada uma espécie de 13º trabalho de Hércules.

Bola cantada há bastante tempo, os rubro-negros tiveram o rebaixamento confirmado um dia antes. Com o triunfo do Figueirense em cima do Náutico, ficou matematicamente impossível os paulistas saírem da zona de rebaixamento, local em que bateram cartão desde a quarta rodada do torneio. Cortesia do primeiro turno assombroso que fizeram. Na virada do returno todo mundo já sabia que isso aconteceria.

O que poucos esperavam era a queda de rendimento do Confiança. Na 26ª rodada o Dragão estava na sétima posição com 39 pontos, apenas quatro abaixo do G4 e lutando por uma vaga entre os quatro melhores. Nos oito jogos seguintes, uma tragédia: uma vitória e sete (!) derrotas. Ocupando agora o 14º lugar, o rebaixamento é bem improvável, agora, uma vitória contra o lanterna era obrigação em busca da salvação definitiva.

Tinha visto o elenco profissional do escrete sergipano apenas uma vez. Foi durante o octogonal final da Série C de 2008, a meu ver a melhor fórmula que já fizeram para decidir a terceirona, num confronto contra o Guarani de Campinas no Brinco de Ouro (triunfo de 5x1 a favor do Burge). As outras duas vezes foram na Copinha, curiosamente ambas contra o Sertãozinho: em 2013 na mesma Arena Barueri e ano passado na casa do Touro dos Canaviais.

Devidamente credenciado e apreciando a belíssima iluminação da Arena (ainda acho genial como o estádio ficou muito melhor após terem colocado os novos refletores), vi um duelo em que o Confiança foi amplamente superior ao Oeste. Os donos da casa tiveram uma apresentação pífia e só não foram impiedosamente goleados pois Caíque França, arqueiro paulista, teve uma atuação maravilhosa e digna de almanaque.





Rebaixado horas antes do jogo, o Oeste não foi nada bem contra o Confiança. Os sergipanos levaram bastante perigo. Na terceira foto, chute colocado e grande defesa de Caíque França. Depois, detalhe do gol de pênalti de Reis

Sem nenhum exagero, só no primeiro tempo o arqueiro fez seis (!) ótimas intervenções, evitando com classe o tento do Dragão. A melhor delas aconteceu aos 30 minutos, quando Nirley cabeceou cara a cara e ele defendeu com o pé na base do puro reflexo. Ele só não conseguiu salvar a pátria rubro-negra no pênalti batido por Reis no cantinho aos 40, gol que colocou os sergipanos em vantagem.

Na etapa final a peleja deu uma caída de produção. O que não mudou foi o enorme domínio visitante e a completa apatia dos atletas locais. Caíque França colocou mais três defesas importantes na lista. Aos 30 ele impediu o segundo gol do Confiança quando, de novo com o pé, salvou um chute à queima-roupa de Caique Sá. Por essas e por outras, a partida poderia estar rolando até agora que o placar não teria sido alterado.





O segundo tempo teve o Confiança ainda melhor, mas o placar não sofreu alteração. Nova derrota do rubro-negro na Série B

O Oeste 0-1 Confiança levou o escrete azulino aos 45 pontos, o "número mágico" da salvação contra a queda. Faltando três rodadas, duvido que sejam rebaixados. Já os paulistas, que vão terminar a Série B de 2020 na lanterna, pretendem encerrar a participação na segundona de forma digna. Na Arena terão apenas um compromisso, contra o Paraná Clube, e eu certamente marcarei presença.

Por conta do horário, tive que sair correndo do estádio. Tinha que andar correr até a estação de trem, esperar o mesmo, percorrer o trajeto até Osasco e depois até Pinheiros. Tudo antes da meia-noite, horário de fechamento da Linha Amarela do metrô. Os astros ajudaram e por questão de três minutos consegui fazer o caminho com sucesso. Em época de notícias ruins, as pequenas alegrias fazem toda a diferença.

Até a próxima!

_________________________

Ficha Técnica: Oeste 0x1 Confiança

Local: Arena Barueri (Barueri); Árbitro: Paulo Renato Coelho/RJ; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Yuri, Matheus Índio, Victor Lisboa, Caio Vinícius, Serginho, Madison; Gol: Reis (pênalti) 41 do 1º.
Oeste: Caíque França; Raí Ramos, Victor Lisboa (Ramon), Maurício e Rael (Matheus Índio); Yuri, Léo Ceará (Kalil), Caio Vinícius (Betinho) e Diogo (Bruno Lopes); Fábio e Pedrinho. Técnico: Roberto Cavalo.
Confiança: Rafael Santos; Thiago Ennes, Nirley, Luan e Silva; Madison, Serginho (Jeferson) e Guilherme Castilho; Iago, Bruno Paraíba (Caíque Sá) e Reis (Everton). Técnico: Daniel Cerqueira.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário