Texto e fotos: Fernando Martinez
Na terça-feira Copa do Brasil sub-17 2020 retornou aos gramados na fase de quartas de final. Mesmo com aquele receio já habitual de sair de casa por causa da pandemia, fui ao Allianz Parque conferir o duelo de ida entre Palmeiras e Athletico Paranaense. Em tempos sem Copinha, o que resta de alternativa é ver toda partida que aparece pela frente.
Os dois times estavam invictos antes desse jogo. Os paulistas eliminaram o Avaí Rondônia por 9x0 na fase inicial e o Jacuipense com duas vitórias, 2x0 e 3x0 (essa com cobertura do JP), nas oitavas. O Furacão eliminou o Trindade com uma vitória por 5x2 e o Ceará, aplicando 6x1 em casa e empatando por 1x1 no Nordeste. O alviverde é o atual campeão e luta pelo terceiro título. O primeiro foi conquistado em 2017 numa sofrida decisão contra o Corinthians no Pacaembu. Depois foram campeões em 2019 com um tranquilo triunfo em cima do São Paulo também no Paulo Machado de Carvalho. No nacional da categoria o verde foi eliminado pelo Flamengo nas quartas.
Quarteto e capitães do Palmeiras e do Athletico
Fez calor na capital bandeirante. Felizmente a imprensa fica num cantinho com sombra na cancha e dali assisti a peleja do meu lugar que é cativo desde outubro. Vi um confronto animado que deixou a definição da vaga na semi totalmente em aberto. O Athletico iniciou as ações melhor, porém foi o escrete local que abriu o placar aos 14 minutos. Giovani cruzou da esquerda e Pedro Lima testou firme. Aos 24, ótimo tiro de Arthur Vanzela com ótima defesa de Kaique.
Os donos da casa tiveram novas chances com Pedro Lima aos 34 e Kevin aos 41, aqui em finalização na trave, antes de Pedro Lima, ele de novo, fazer o segundo novamente de cabeça. Tudo ia bem até os 48 minutos quando Vinicíus cruzou na área e Kaique espalmou nos pés de Ruan Santos, que fez contra. No intervalo, o marcador apontava um sempre perigoso 2x1 a favor dos palmeirenses.
O jogo foi bom na casa do alviverde. O Palmeiras teve mais posse, porém o Athletico foi mais incisivo. Na última foto, detalhe do gol contra de Ruan Santos
A vantagem virou água aos dois da etapa final. Emersonn ganhou na dividida e tocou na saída de Kaique. Sem deixar a peteca cair, o verde nem deixou os atleticanos sentirem o gostinho da igualdade pois, três minutos depois, fizeram o terceiro. A bola foi escorada da esquerda, todos os defensores bateram cabeça e Michel, super ligado, completou sem dificuldades.
Aos sete, o árbitro não deu pênalti a favor dos paulistas e partir daí o ímpeto das duas agremiações diminuiu. Só aos 34 minutos o Palmeiras voltou a atacar com afinco e Mycael salvou finalização de Cauã. Aos 37 substituição... mas não de jogadores, e sim da arbitragem. O árbitro Flávio Roberto Ribeiro sentiu uma lesão e foi substituído pela Fernanda Ignácio de Souza.
Michel no exato momento que chutava para recolocar o escrete paulista na frente do placar aos cinco do tempo final
Foram bons os momentos ofensivos depois do 3x2, mas o marcador não foi mais alterado
No último lance, por pouco o rubro-negro da Baixada não empatou quando Tallison completou escanteio de cabeça e Kaíque praticou ótima defesa. Com isso, o resultado de Palmeiras 3x2 Athletico/PR se confirmou. As equipes se enfrentarão novamente no próximo sábado em Curitiba. O Furacão precisará vencer por dois gols de diferença. Vencendo por um, a decisão será nos penais. O alviverde precisa apenas de um empate.
Já sentindo que a programação vai terminar em breve, na quinta-feira provavelmente retornarei ao Parque São Jorge com um encontro absolutamente inesperado pelo Brasileiro sub-20.
Até lá!
_________________________
Ficha Técnica: Palmeiras 3-2 Athletico/PR
Local: Allianz Parque (São Paulo); Árbitro: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro/SP (depois, Fernanda Ignácio de Souza/SP); Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Thiago, Kauan; Gols: Pedro Lima 14, 44 e Ruan Santos (contra) 47 do 1º, Emersonn 2 e Michel 5 do 2º.
Palmeiras: Kaique; Robert Dias (Guilherme), Ruan Santos, Michel e Ian; Thiago (Miguel), Luiz Freitas (Jhow) e Pedro Lima (Kauan); Ruan Ribeiro, Giovani (Luis Guilherme) e Kevin (Endrick). Técnico: Artur Itiro.
Athletico/PR: Mycael; Ataíde, Leonardo Dourado, João Pedro e Vinícius Kauê; Juninho (Pedro), Carlos Eduardo (Emersonn) e Jáder (Lucca Prior); Arthur Vanzela (Marcos Vinícius), Renan (Leonardo Costa) e Vítor do Carmo (Tallison). Técnico: Fernando Seabra.
_____________
Nenhum comentário:
Postar um comentário