O ápice do fim de semana futebolístico ficou reservado para a última partida. Desde pequeno queria ver um jogo do genial Nacional Fast Clube in loco, e a edição 2016 da Copa São Paulo de Futebol Júnior me deu a oportunidade de finalmente colocar o time na minha Lista. O Rolo Compressor enfrentou o Figueirense no Estádio Vereador José Feres pelo Grupo 18.
Podemos dizer que assistir uma apresentação do Rolo Compressor por essas bandas é algo muito, muito complicado. A última vez que o tricolor atuou em território paulista (com seu time profissional, é claro) foi em maio de 1978, visitando o XV de Piracicaba pelo Brasileiro. Desde então, nunca mais o Fast veio pra cá, independente da categoria. Entre várias equipes que nunca tinha visto, a escolha do Fast era um tanto quanto óbvia.
A classificação para a Copinha - a primeira em todos os tempos - veio com o título estadual de juniores em 2015, conquistado de forma invicta e com uma goleada de 6x0 na decisão contra o Nacional, o amazonense que mais participou da Copa São Paulo. O Figueira, surpreendente campeão em 2008, joga a competição pela 17ª vez.
Figueirense FC (sub-20) - Florianópolis/SC. Foto: Fernando Martinez.
Nacional Fast Clube (sub-20) - Manaus/AM. Foto: Fernando Martinez.
Capitães dos times e trio de arbitragem. Foto: Fernando Martinez.
Além de incluir o time de número 614 na Lista, um dos pontos altos do final da tarde foi o tempo em Taboão da Serra. Quando a peleja começou, garoava e o termômetro apontava 20 graus de temperatura. Uma verdadeira dádiva em pleno mês de janeiro e um pequeno presente dos céus depois de todo o calor que passei em Indaiatuba no dia anterior.
Acabei vendo um jogo muito bom, o melhor da minha primeira rodada. O Fast foi um adversário de muita qualidade para o onze catarinense, e a tônica da peleja foi o equilíbrio. Ambos mostraram muita qualidade e competitividade, mas foi o Figueirense quem saiu na frente com o gol de Igor, aproveitando rebote do arqueiro amazonense, aos 22 minutos.
Num dos últimos lances do tempo inicial o Fast Clube deixou tudo igual. A bola foi levantada na área depois de um escanteio da esquerda e Eler apareceu no primeiro pau para cabecear e fazer o primeiro do tricolor. No segundo tempo a chuva apertou e fui para as cabines. A partida ficou ainda melhor.
Artilharia aérea do Figueirense. Foto: Fernando Martinez.
Ataque do Figueira pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.
Setor defensivo do Fast marcando firme o ataque do alvinegro catarinense. Foto: Fernando Martinez.
Lance dentro da área do onze amazonense. Foto: Fernando Martinez.
Tanto o Figueira quanto o Tricolor de Aço chegaram perto do segundo gol algumas vezes, porém o jogo foi seguindo com o 1x1 ainda resistindo no marcador. Os minutos finais foram eletrizantes e quase que o Fast vira o placar em dois contra-ataques criminalmente desperdiçados. Aos 49, quando a igualdade parecia inevitável, o Tricolor do Boulevard sofreu um duro golpe.
Num escanteio que não aconteceu, a bola foi alçada na área e o zagueiro Pereira subiu para cabecear firme e dar a vitória para o alvinegro. O placar final de Figueirense 2-1 Fast Clube colocou o Furacão na liderança da chave, liderança que foi confirmada ao final da primeira fase com mais duas vitórias e 100% de aproveitamento. O Rolo Compressor chegou perto de se classificar para a segunda fase, mas perdeu a vaga para o CATS no número de gols marcados.
Chance perigosa a favor do Furacão no tempo final. Foto: Fernando Martinez.
Uma das boas chances que o Fast teve para fazer o segundo gol durante o segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.
Com esse jogo finalizei a cobertura da primeira rodada da Copinha, e só voltei a campo mais uma vez, mais precisamente na cidade de Barueri na terça-feira. Não vi outros jogos muito por conta da tabela pessimamente confeccionada. Pode soar repetitivo, mas é algo que precisa ser dito toda vez que possível.
Até a próxima!
Fernando
SR. FERNANDIO FELIZ 2016 VOCES VAO FAZER OS 4O CLUBES SERIEA2 EA3 EM 2016 . AGUARDIO UNMA RESPOSTA. URGEBNRE URGENYTE UM ABRAÇO.DIA A6 1 2016
ResponderExcluirFeliz 2016! Pretendo ver o máximo possível de clubes, mas se isso vai virar realidade é outra história. Abraços.
Excluir