Procure no nosso arquivo

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma genuína volta ao passado com o clássico Paulistano x Sírio no JP

Fala, pessoal!

Seguindo com a nossa "saga" de ir atrás de jogos insólitos, ainda mais nesse árido mês de dezembro, o domingo passado me proporcionou um momento histórico. Na minha programação original, estava na ordem do dia ir ao Pacaembu ver o torneio internacional feminino. Mas uma mensagem na madrugada de sexta para sábado fez com que eu alterasse por completo os meus planos.

O amigo Álvaro Souza, torcedor da Portuguesa e que sempre aparece no Nacional, me avisou que no domingo de tarde aconteceria a final do Módulo Amarelo da V Copa Paulistana, torneio que reúne clubes sociais da capital paulista. No módulo principal, temos algumas associações que já disputaram campeonatos paulistas no tempo da onça. E aí que pairava o maior interesse no jogo, pois o verdadeiro "plus" da notícia é que a decisão seria entre os fantásticos e históricos Club Athletico Paulistano e o Esporte Clube Sírio.


Escudinhos do Paulistano e do Sírio, tradicionalíssimos no futebol paulista. Fotos: Fernando Martinez.

Isso mesmo, o quinto maior campeão paulista da história e a maior equipe brasileira no começo do século XX tem equipe de futebol que joga regularmente essa competição. Do outro lado, uma equipe que disputou paulistas da primeira divisão de 1921 até 1934, e que era dona do Parque São Jorge, antes de se fixar na Zona Sul da capital bandeirante. Esse confronto é tão histórico que a história do paulistão mostra oito duelos entre os dois, de 1921 até 1925.

O palco dessa verdadeira "volta ao passado" foi o Estádio Distrital da Vila Guarani. Cheguei lá pouco antes do horário marcado, e tive que aguardar pacientemente o final de uma animada peleja com times amadores. Depois de 40 minutos, finalmente as histórias agremiações entraram no gramado sintético do local. Só aí que percebi que tinha feito uma burrada, pois não carreguei a bateria da minha máquina digital. Em virtude desse lamentável lapso, teremos poucas fotos da decisão.


CA Paulistano (amador) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


EC Sírio (amador) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Taças para o campeão e o vice da V Copa Paulista. Foto: Fernando Martinez.

Uma das coisas que achei legal foi a boa organização do certame. O responsável por isso, José Carlos, disse que faz tudo na base da raça. Ele merece todos os elogios, já que organizar um campeonato por conta própria não é algo muito fácil não. No ano que vem, a Copa Paulistana vai continuar e pode contar com a participação de mais equipes.

E diferente do que muitos poderiam esperar, o nível de organização do Paulistano e do Sírio é bastante grande. Quando falamos de uma competição "amadora", logo pensamos árbitros barrigudos, jogadores veteraníssimos e muita improvisação. Mas nada disso acontece com os clubes que chegaram na final. Os atletas tem muito mais cara de jogador de futebol do que vários times profissionais que vimos na segundona desse ano (vide Palestra e Nacional, dois exemplos próximos do JP). Diretores das duas agremiações também se fizeram presentes, mostrando um grande interesse na final. Tudo isso deu uma cara mais "profissional" ao confronto.

Quando a bola rolou, confirmamos a expectativa positiva, pois vimos um grande jogo de futebol. O Sírio começou melhor e, apoiado pela torcida presente na Vila Guarani, criou algumas chances de gol, mas que não foram convertidas. O Paulistano se defendia bem, e na primeira chance que teve, marcou o primeiro do duelo. A equipe teve um pênalti marcado a seu favor aos 31 minutos. Na cobrança, o camisa 10 Guilherme Zaidan bateu e deixou a equipe do Jardim América com a vantagem no placar.


Jogadores dentro da área do Paulistano no começo da partida. Foto: Fernando Martinez.

Cinco minutos depois veio o segundo, agora com finalização do camisa 7 Zé Rodolfo. O Sírio sentiu demais esses gols do Paulistano e não conseguiu mais chegar na área adversária nos minutos finais do tempo inicial. No intervalo o placar apontava 2x0 para a equipe do CAP. O time da Avenida Indianópolis tentou juntar os cacos para ainda ter chances de conquistar a taça no segundo tempo.


Falta perigosa para o Paulistano no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

E o Sírio começou o tempo final jogando muito bem, e finalmente diminuiu o placar aos 12 minutos. Quem marcou foi o camisa 9 Michel, aproveitando rebote do goleiro do Paulistano. A equipe vermelha perdeu inúmeras oportunidades de chegar a igualdade nos minutos seguintes, deixando a torcida com o coração nas mãos.

O Paulistano só esperava conseguir armar um contra-ataque preciso para fazer a festa. E contando com a enorme categoria de Guilherme Zaidan, o CAP marcou o terceiro aos 33 minutos. Ele recebeu bom passe em profundidade, driblou o zagueiro, o goleiro e tocou para o fundo das redes. Impossível não se emocionar ao ver um lance genial de uma camisa 10 que pertenceu ao maior craque brasileiro antes de Pelé, Friedenreich.


Lance do jogo entre Paulistano e Sírio, pela final do Módulo Amarelo da V Copa Paulistana. Foto: Fernando Martinez.

A equipe vermelha se entregou e viu o CAP criar chance atrás de chance nos minutos seguinte. Aos 36, Guilherme chutou na trave, e aos 38 veio o quarto gol, novamente com Zé Rodolfo. O Sírio ainda marcou o segundo gol aos 42 minutos, num chutaço de Daniel no canto esquerdo. Mas já era tarde para a equipe.

Final de jogo: Paulistano 4-2 Sírio. Esse placar deu o título da V Copa Paulistana no seu Módulo Amarelo para a agremiação do Jardim América. Aliás, o bi-campeonato, pois o time foi campeão também em 2010. Mas o JP parabeniza as duas equipes pelo espetáculo e pela chance de poder acompanhar esse duelo tão antigo e tradicional do futebol paulista. Ano que vem estaremos de olho nessa competição, que rola durante o ano todo. Ah, vale registrar o título do Corinthians no Módulo Verde do certame.

Após toda a festa, pegamos nosso DeLorean voador e voltamos à 2011, já pensando no cronograma do restante desse ano. Mas o foco mesmo é a Copinha, torneio que aparecerá bastante aqui no JP no começo de 2012.

Até a próxima!

Fernando

3 comentários:

  1. caramba ! mto legal essa materia ! gostei mto !
    tenho em minha colecao uma camisa do CA Paulistano igual a esta que usaram na final.

    Fiz ate um post sobre o clube e a camisa...
    http://showdecamisas.blogspot.com/2011/10/club-athletico-paulistano-sp.html

    ResponderExcluir
  2. Demais essa matéria !
    Também já tive o azar de perder várias fotos por falta de bateria.
    Poxa vida tanta comparação de time com jogadores ruins tinha que ser logo com o Palestra ?
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernando! Sou o goleiro do Paulistano e gostei muito da matéria! legal saber que alguém fora do nosso círculo de amigos e família se interessa pelo jogo, que curte futebol mesmo, não só a badalação de profissionais.

    A VI Copa Paulistana começou domingo passado e já teremos um confronto histórico no dia 31/março: Pinheiros (ex-Germânia) x Paulistano, lá no EC Pinheiros. Começa às 12h30 e se você quiser/puder testemunhar esse embate dos gigantes do passado, está convidado!

    Abraço

    ResponderExcluir