Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Inter de Limeira na final do Paulista sub-20 da 2ªdivisão

Opa,

Depois de duas semanas bucólicas aqui no JP, voltamos agora com a nossa programação normal e com a presença (quase) exclusiva do blog em duas pelejas decisivas no sábado e domingo. Comecei com o jogo de volta da semi-final entre EC São Bernardo e Inter de Limeira, válido pelo Campeonato Paulista sub-20 da 2ª divisão.

O leitor mais informado já poderia supor que a partida foi realizada no Baetão, mas não foi isso que aconteceu. A "prestativa" prefeitura de São Bernardo do Campo resolveu fechar o estádio para reforma, mesmo sabendo que um eventual adiamento por poucos dias não afetaria o cronograma. A alternativa mais lógica então seria jogar no Primeiro de Maio, mas hoje o estádio parece ter sido arrendado pelo São Bernardo FC. A diretoria do Tigre do ABC não liberou a "sua casa" para o EC São Bernardo.

Depois da negativa, o time ficou sem campo para jogar na sua própria cidade. Com isso, a saída foi mandar esse jogo decisivo no Estádio Pedro Benedetti, que fica na vizinha Mauá. Bom, confusões e falta de diplomacia à parte, as exclusivas fotos da peleja seguem abaixo:


EC São Bernardo (sub-20) - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


AA Internacional (sub-20) - Limeira/SP. Foto: Fernando Martinez.


Trio de arbitragem da partida e capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

Fazendo uma belíssima campanha, o Bernô precisava de uma vitória simples para conseguir se classificar para a final da competição. A Inter, que venceu o primeiro jogo pela contagem mínima, jogava pelo empate. Com esse panorama, fui acompanhar o ataque dos "donos da casa" durante todo o jogo.


Zaga limeirense subindo para afastar a bola em cruzamento na área. Foto: Fernando Martinez.

O clima era quente, muito por causa do primeiro jogo em Limeira, quando todos os presentes do lado do Bernô juram que o penal que deu a vitória para a Inter não aconteceu. Mas esse ambiente belicoso em jogos decisivos é algo absolutamente normal.


Chegada do Bernô pela direita. Foto: Fernando Martinez.


Boa defesa do arqueiro da Internacional. Foto: Fernando Martinez.

A equipe de Limeira começou assustando a equipe local e dominou a partida durante os primeiros 10 minutos. Mas após isso o Bernô equilibrou as ações e passou a levar perigo ao gol limeirense. A posse de bola era toda dos "donos da casa", mas o último toque era comprometido por certa afobação dos atletas da equipe.


Confusão na área do leão da Paulista e mais uma segura defesa do goleiro. Foto: Fernando Martinez.

Por duas ou três vezes a equipe chegou com enorme perigo perto da meta da Internacional, porém sem conseguir converter as chances de gol. A partida chegou ao seu intervalo sem a abertura do placar. Na saída de campo, aconteceu uma confusão entre pessoas que estavam nas tribunas do estádio e atletas do EC São Bernardo.

Para a segunda etapa era tudo ou nada para o time do ABC Paulista. O onze alvi-negro partiu com tudo pra cima da Inter e logo aos 5 minutos teve um pênalti marcado a seu favor. Na cobrança, Marcelo Campagnolo bateu de forma perfeita e colocou o São Bernardo na frente do placar.


Bola no fundo das redes no primeiro gol do São Bernardo, marcado por Marcelo Campagnolo. Foto: Fernando Martinez.

Pena que para a torcida da casa a equipe tenha recuado logo após obter a vantagem. Os 10 minutos seguintes foram de pressão da Inter, e aos 17 minutos o empate aconteceu. Após um cruzamento da esquerda, a bola bateu nas costas de um zagueiro do Bernô e sobrou livre para o camisa 9 limeirense Gabriel. Ele só teve o trabalho de tirar do goleiro para fazer o seu.


Ataque dos donos da casa, sempre com a forte marcação da zaga da Inter. Foto: Fernando Martinez.

O empate classificava o adversário, então o São Bernardo voltou a ter maior posse de bola em busca do gol que levaria a equipe para a final. Mas o dia não era mesmo da equipe da Grande São Paulo, pois mesmo com um melhor time e melhor postado em campo o sonhado gol não saiu.


Nos acréscimos, o Bernô tentou mas não conseguiu o segundo gol. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: EC São Bernardo 1-1 Inter de Limeira. O Leão da Paulista fará a final da competição contra o Paulínia, que eliminou o Desportivo Brasil após um empate por 1x1 no segundo jogo. Como curiosidade, as duas equipes não disputarão o sub-20 da 2ª divisão em 2011 já que seus times principais conquistaram o acesso para a Série A3. A grande final também marcará a despedida das equipes na competição.

Mas independente do resultado em campo, o grande vencedor dos quatro times da semi-final foi mesmo o Bernô. Ninguém apostava numa boa campanha da equipe, e o que vimos dentro e fora de campo foi muita luta, raça e dedicação de todos os envolvidos com o clube durante esse sub-20. O principal feito foi o resgate do nome Esporte Clube São Bernardo para o futebol, depois de tantos anos com campanhas pífias e desempenhos risíveis.

Resta agora aguardar 2011 para que essa ótima base formada nessa competição possa se aprimorar ainda mais e levar o time de volta para a Série A3 estadual. Ficam os parabéns do JP à todos que participaram da ótima campanha do Bernô, em especial para o técnico Júlio César e para o amigo e novo assessor de imprensa do clube, Pedro Faian.

Até mais!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário