Procure no nosso arquivo

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Tudo igual entre União Mogi e Manthiqueira no Nogueirão

Texto e fotos: Fernando Martinez


Vim para São Paulo sem muito ânimo de acordar cedo no domingo e pensei em fazer uma rodada apenas com a sessão vespertina. De última hora, acabei decidindo madrugar e seguir até o Estádio Francisco Ribeiro Nogueira em Mogi das Cruzes. Lá, União Mogi e Manthiqueira jogaram o duelo de ida de uma das semi-finais do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Ninguém, nem mais o ferrenho torcedor do alvirrubro, poderia crer que a centenária agremiação da Grande São Paulo estaria entre as quatro melhores da Segundona e disputando vaga na A3 de 2018.

A classificação nos acréscimos contra o Real Cubatense na última partida da fase inicial foi heroica e para 99,9% dos que acompanham a competição a presença num grupo com América e XV de Jaú na segunda fase significava a eliminação certa. A classificação não só aconteceu como nas quartas-de-final o União eliminou o São José, clube com melhor campanha até então, com duas vitórias. Já a equipe de Guaratinguetá, também outra enorme surpresa, eliminou o Osvaldo Cruz nas quartas. Os dois já tinham se enfrentado na primeira fase com dois triunfos pro time laranja.


União Futebol Clube - Mogi das Cruzes/SP


Academia Desportiva Manthiqueira Futebol Ltda - Guaratinguetá/SP


A FPF designou o trio de arbitragem com o árbitro Rafael Gomes da Silva e os assistentes Mauro André de Freitas e Evandro de Melo Lima para a semi-final. Na foto, também estão os capitães dos times

Estamos acostumados a ir ao bonito estádio da Grande São Paulo quase sempre com públicos de no máximo 100 pagantes. Dessa vez o cenário foi bem diferente e 2.468 torcedores ocuparam as arquibancadas esperando por uma boa apresentação local. Embalados pelas ótimas apresentações contra a Águia, o União iniciou os trabalhos jogando bem e ocupando o setor defensivo adversário. Só que a primeira boa chance foi do Manthiqueira, aos quatro minutos. Pedrinho fez grande jogada e tocou para Lucas Batata. O atacante chutou forte e Vitor fez ótima defesa. Essa foi o único bom ataque visitante durante a partida.

A maior posse de bola do União resultou na primeira grande chance local aos 28 minutos. Eto'o invadiu a área e cruzou para Ninão. O avante finalizou da pequena área e Adalberto fez um milagre. Na sequência Álvaro também finalizou cara-a-cara e o arqueiro do Manthiqueira novamente mostrou serviço. Os laranjas só se defendiam e os alvirrubros atacavam mais, porém, o marcador não foi inaugurado até o intervalo chegar.


Jogadores dentro da área do Manthiqueira enquanto a bola viaja pelo alto


Boa chance local pela esquerda, mas o atacante chegou atrasado


Escanteio a favor do União com a arquibancada no Nogueirão cheia ao fundo


Marcação firme do defensor do onze de Guaratinguetá

No tempo final o panorama de domínio total do União não foi alterado. O que mudou foi o número de oportunidades agudas de gol. O goleiro Adalberto se transformou no heroi da pátria guaratinguetaense fazendo mais duas defesas sensacionais com um grau de dificuldade elevado. Aos nove William fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola era para Ninão, mas o atleta chegou um décimo de segundo atrasado e não conseguiu empurrar para dentro do gol vazio.

Aos 15, Eto'o recebeu ótimo passe na direita e mandou um pombo sem asa. Adalberto defendeu de forma brilhante quase em cima da linha. O cronômetro andou rápido e o forte domínio territorial e a maior posse de bola não se traduziu em gols. A última boa oportunidade saiu aos 43 minutos quando Eto'o recebeu de Pinguim na entrada da área e bateu cruzado com força. O camisa 1 visitante, só pra variar um pouco, fez outra ótima intervenção e impediu que os locais invertessem a vantagem na semi-final.


No tempo final, só deu União. O Manthiqueira se preocupo apenas em se defender


Avante alvirrubro tentando sair da marcação adversária


O camisa 10 Pinguim mandando a bola na área sob o olhar do camisa 6 Luciano


Eto'o, camisa 7 do União, armando o tiro


Mais uma jogada de Eto'o com a marcação de dois zagueiros visitantes

O placar final de União Mogi 0-0 Manthiqueira frustrou os torcedores do alvirrubro que esperavam por um resultado melhor. Agora o escrete laranja joga por uma nova igualdade dentro de casa leva o clube até a Série A3 em 2018. Ao onze mogiano, resta vencer para retornar à terceirona depois de nove anos. A certeza é de que teremos um ótimo duelo no Dario Rodrigues Leite.

Saí do Nogueirão de boa, sem pressa e voltei à capital pois tinha jogo da penúltima rodada da primeira fase da Copa Paulista no Canindé.

Até lá!

© 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário