Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nacional vacila e apenas empata com o União São João

Opa,

Duas semanas depois do fim da Copa do Mundo finalmente consegui virar a página e voltar ao mundo real. Nada melhor do que reestrear matando a saudade do Estádio Nicolau Alayon. Nacional e União São João foram a campo como líderes do Grupo 13 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

O Naça se classificou para essa fase após ser líder do Grupo 6 com 26 pontos ganhos. O União terminou como terceiro colocado do Grupo 3, ficando atrás de Guariba e Pirassununguense, tendo somado 18 pontos. Na estreia da segunda fase os dois venceram: o escrete ferroviário derrotou o Assisense e o onze do interior fez 3x1 no Atibaia.


Nacional AC - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


União São João EC - Araras/SP. Foto: Fernando Martinez.

Além de jogar contra o time de melhor campanha na Segundona até aqui, a tarefa do União seria ainda mais complicada pois há mais de dois anos o Nacional não perde um jogo na Comendador Souza. A última derrota foi um 1x2 contra o USAC em 19 de maio de 2012. Desde então, foram 19 pelejas com 16 vitórias e três empates. Uma marca sensacional.


Capitães dos times e trio de arbitragem composto por Vinícius Gonçalves Araujo, Fausto Moretti e Mauro André de Freitas. Foto: Fernando Martinez.

Falando um pouco de história, essa foi apenas a segunda vez em todos os tempos que Nacional e União São João disputaram uma partida oficial. A primeira, válida pela A2 de 2007 e também jogada na capital paulista, terminou com vitória do União por 2x0. Fora isso, foram mais três confrontos, todos em amistosos nos anos 80.


Jogada no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.


Saída de bola do União com o camisa 3 Maurício. Foto: Fernando Martinez.

E se fosse depender do primeiro tempo para curar de vez a ressaca deixada pelo Mundial, eu ficaria mais una seis meses em casa. O jogo foi ruim e com parcas emoções. O melhor lance mesmo foi o belo gol de Rodrigo Moris aos 33 minutos. Ele acertou um chutaço de canhota e colocou a pelota no ângulo direito do goleiro Carlão.


Atleta ararense reclamando de falta marcada a favor dos locais. Foto: Fernando Martinez.


Ataque aéreo do time visitante. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final enfim apareceu o bom futebol muito por conta da grande apresentação nacionalina. A equipe envolveu a zaga ararense e criou muitas oportunidades. O esperado empate aconteceu aos 21 minutos com Sócrates aproveitando rebote do pênalti defendido pelo goleiro Guilherme.


Detalhe do pênalti defendido por Guilherme. No rebote, Sócrates empatou. Foto: Fernando Martinez.

Irresistível, o Naça virou a peleja com Gindre cinco minutos depois. Ele escorou um cruzamento da direita e deixou o time paulista na boa. Aos 30, o goleiro do União foi expulso e os donos da casa estavam com a faca e o queijo na mão para chegarem aos seis pontos nessa fase.


Cássio Sheid, capitão do União, afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez.


Boa saída do goleiro visitante. Foto: Fernando Martinez.

Sem sofrerem pressão, os jogadores do Naça deram uma desconcentrada e passaram a perder várias oportunidades. Em três delas, o gol parecia certo, mas o terceiro não aconteceu. Mortinho da silva, o União acabou acertando um raro ataque aos 48 minutos e a zaga cometeu falta.


Ataque do Nacional no fim do jogo. Foto: Fernando Martinez.

O goleiro Carlão fez brilhante defesa, mas o rebote ficou por conta do camisa 4 Cássio Sheid. Ele matou a bola pela direita e chutou cruzado para deixar tudo igual no marcador. O placar final de Nacional 2-2 União São João foi um duro castigo para o time paulistano, que literalmente jogou fora dois pontos. Heroico, o USJ permaneceu na liderança da chave com os mesmos quatro pontos do Naça, mas à frente no saldo de gols.


Toda a turma presente no Nicolau Alayon para Nacional x União São João. Foto: Fernando Martinez.

O frio aumentou conforme a noite chegou, e o restante do sábado serviu para ver alguns filmes debaixo do cobertor. No domingo a chuva não deixou que eu fosse ver o jogo programado para a parte da manhã, mas de tarde deu tudo certo para incluir mais uma equipe na Lista, agora em jogo da Série D.

Até lá!

Fernando

Um comentário: