Procure no nosso arquivo

terça-feira, 20 de maio de 2008

Uma Volta ao Passado, volume 28: CA Ipaussuense (Ipaussu/SP)

CA IPAUSSUENSE


Escudos utilizados nas camisas atuais das categorias de base. Foto: Orlando Lacanna.

Olá,

Numa das viagens que fiz ao oeste do Estado no final de 2007, dei uma paradinha na simpática cidade de Ipaussu, localizada a 349 km da Capital e próxima a Ourinhos, para conhecer a situação atual do Clube Atlético Ipaussuense que representou a cidade em campeonatos de acesso promovidos pela FPF. O clube foi fundado em 25/03/1938 tendo disputado competições oficiais em três oportunidades, nos anos de 1957/58 e 1966, mandando seus jogos no Estádio Arnaldo Borba de Moraes para onde me dirigi.


Portão da entrada principal do estádio. Foto: Orlando Lacanna.

Lá chegando encontrei um estádio bem acanhado em termos de capacidade para público, pois só há uma pequena arquibancada de concreto para no máximo 300 pessoas.


Visão geral da arquibancada. Foto: Orlando Lacanna.

As condições gerais das dependências não estão adequadas para a realização de jogos válidos pela nossa Segundona, sendo que para isso seria necessária uma boa reforma, uma vez que há espaço para tal, mas não há interesse nessa hipótese por conta de uma outra possibilidade que será explicada no final desse post.


Vista da arquibancada por outro ângulo e o espaço disponível para uma improvável ampliação. Foto: Orlando Lacanna.

Após ter visitado todas as dependências, fui gentilmente atendido pelo Zico que é ligado à Secretaria Municipal de Esportes que prestou importantes informações sobre o CAI que ainda existe e participa de competições amadoras da região.


Visão do gol da direita. Foto: Orlando Lacanna.


Agora visão do gol da esquerda. Foto: Orlando Lacanna.


E finalmente visão do meio do campo. Foto: Orlando Lacanna.

O clube, com a ajuda da Prefeitura mantém uma escolinha com aproximadamente 100 garotos e, além disso, tem várias categorias de base como Dentinho, Dente de Leite, Dentão e Juvenil, sendo que esses atletas são observados e eventualmente seriam encaminhados para outras equipes da região, entre as quais o Londrina Esporte Clube e também para a escolinha do ex-atleta Pita na cidade de Cotia.


Vestiários dos times e bancos de reservas. Foto: Orlando Lacanna.

No dia da minha visita estava rolando uma pelada de confraternização e entre os jogadores estava o lateral esquerdo Eduardo Moreira, mais conhecido como , que joga profissionalmente na Bielo-Rússia, tendo iniciado sua carreira nas categorias de base do CAI.

Nessa mesma pelada, jogou como goleiro um senhor que será candidato à Prefeitura nas próximas eleições, e tem prometido caso seja eleito, incrementar o futebol na cidade e, à médio prazo, montar uma equipe profissional que passaria a jogar no novo estádio municipal que está sendo construído. Por conta do novo estádio é que não há interesse em investir numa reforma no antigo.


Escudo do Ipaussuense encontrado no "Almanaque do Futebol Paulista" de Jorge Farah e Rodolfo Kussarev.

Da minha parte e tenho certeza dos demais integrantes do JOGOS PERDIDOS, fica a torcida para que o projeto de retorno ao profissionalismo dê certo e que cidade volte a ter domingos festivos com a realização de partidas de futebol valendo pela Segunda Divisão, embora saibamos que não será fácil.


Equipe de 1957 integrante da Terceira Divisão. Reprodução: Orlando Lacanna.


Alguns dos troféus conquistados pelo CAI. Foto: Orlando Lacanna.

Nessa mesma viagem, após deixar Ipaussu, me dirigi a outra cidade da região para pesquisar sobre a situação atual de um outro clube pouco conhecido, para mais um volume da série Uma Volta ao Passado. Aguardem.

Abraços,

Orlando

Um comentário:

  1. OI AMIGO. Sou nascido em Ipaussu em 12 de agosto 1946, gostei muito da reportagem sobre sua visita a Ipaussu, tenho residencia hoje em S B Campo desde 1967. Bairro Rudge Ramos sede do Meninos F.C. que ja esteve em Ipaussu em 14 de agosto 1955 para u jogo amistoso, Parabens,,,,,

    ResponderExcluir