Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ECUS vence e convence fora de casa

Olá,

Em mais um final de semana que me dediquei exclusivamente à cobertura do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, no sábado à tarde, novamente peguei a Via Dutra e fui em direção à importante cidade de São José dos Campos, indo até ao aconchegante Estádio ADC Parahyba para conferir de perto a partida F.C. Primeira Camisa x ECUS de Suzano que valeu pela segunda rodada da primeira fase do Grupo 4 da competição. Essa partida marcou a estréia do Primeira Camisa no seu estádio e aqui no JP, num campeonato profissional.

Chegando ao meu destino, tive a grata satisfação em ver um estádio com um belo gramado e um entorno todo arborizado bem cuidado e, além disso constatei a presença maciça de várias famílias com crianças, o que torna o ambiente ainda mais agradável. Depois dos cumprimentos de praxe, me dirigi ao gramado para fazer as fotos das equipes e dos componentes da arbitragem que apresento abaixo:


F.C. Primeira Camisa - São José dos Campos/SP. Foto: Orlando Lacanna.


ECUS - Suzano/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem formado por Jairo Lopes dos Santos, seus assistentes Rafael Ferreira da Silva e Edson Rodrigues dos Santos, além do quarto árbitro Ederson Martins Deodato acompanhado pelos capitães das equipes, Foto: Orlando Lacanna.

A bola começou a rolar e, como tem sido a tônica nessa competição, as duas equipes demonstraram a costumeira disposição, correndo e marcando muito.


Disputa acirrada de bola. Foto: Orlando Lacanna.

À medida que o tempo ia passando, o ECUS foi demonstrando que viajou ao Vale do Paraíba disposto a conseguir os três pontos, pois começou a atacar com mais freqüência, tendo criado a primeira real chance de gol aos 11 minutos que foi neutralizada com uma boa defesa do goleiro Robson Lima.


Boa defesa de Robson Lima evitando o primeiro gol do ECUS. Foto: Orlando Lacanna.

Aos 22 minutos não teve jeito e o time visitante chegou ao seu primeiro gol marcado por Fernando Luiz de cabeça ao aproveitar cruzamento vindo da direita em cobrança de falta. Somente aos 27 minutos os donos da casa chegaram com algum perigo ao ataque, mas não foram objetivos no momento da conclusão. Daí em diante só deu ECUS que teve outra boa chance aos 30 minutos, mas o chute final saiu torto e foi balançar a rede pelo lado de fora.

Aos 40 minutos, outra chance para o ECUS que dessa vez não a desperdiçou e acabou chegando ao seu segundo gol num tirambaço de fora da área desferido pelo meia Jorge Silva, com a bola tocando no poste direito antes de entrar no fundo da meta.


Bola indo para o fundo da meta no segundo gol do ECUS. Foto: Orlando Lacanna.

Após estabelecer 2 a 0 a seu favor, o time de Suzano chegou mais próximo à marcação do seu terceiro gol do que o Primeira Camisa ao seu primeiro, pois se mostrava muito tímido no campo de ataque e, com isso o primeiro tempo terminou sem mais alterações no placar.

Depois de um intervalo em que passei a maior parte do tempo me abrigando do sol forte e em busca do precioso líquido, a segunda etapa começou renovando as esperanças dos torcedores locais de que seu time pudesse voltar com outra postura.


Atleta do ECUS tomando a dianteira em mais uma jogada. Foto: Orlando Lacanna.

Mesmo com todo incentivo da boa torcida presente, o "Novo Formigão do Vale" não conseguia ser perigoso no ataque, apesar do seu maior domínio territorial, tanto que o seu primeiro chute ao gol adversário só aconteceu aos 26 minutos. O ECUS se fechava no seu campo de defesa e só saia no contra-ataque, sendo que nessa toada teve dois bons momentos que levaram perigo à meta dos anfitriões.

Aos 33 minutos, o Primeira Camisa teve a sua melhor oportunidade de marcar, mas o goleiro suzanense Paulo Marcelo praticou excelente defesa. Mesmo não marcando, o time joseense continuou apertando e tentando diminuir a diferença de qualquer maneira.


Maior oportunidade não aproveitada pelo Primeira Camisa. Foto: Orlando Lacanna.

O golpe de misericórdia desferido pelo ECUS ocorreu aos 41 minutos, quando saiu em rápido contra-ataque e o zagueiro Gabriel Dias impediu o gol colocando a mão na bola e, com isso o árbitro o expulsou de campo e ainda marcou pênalti, que foi cobrado por Jorge Silva e convertido no terceiro gol dos visitantes que poderiam ter marcado pelo menos mais dois gols nos últimos minutos em razão do descontrole que tomou conta do time do Primeira Camisa.


Terceiro gol do ECUS em cobrança de pênalti. Foto: Orlando Lacanna.

Partida encerrada com o placar indicando Primeira Camisa 0 - 3 ECUS que sintetizou a maior experiência e tranqüilidade do ECUS que disputa essa competição há mais tempo, dando mostras que poderá fazer uma boa campanha e quem sabe retornar à Série A3. Com relação ao Primeira Camisa, fica a expectativa se esse resultado será assimilado e se haverá a chamada volta por cima, pois fiquei com a impressão de que o time carece de um ou dois atletas mais experientes.

Fim de jogo e início imediato do meu retorno a São Paulo, para um jantarzinho em família, além de um bom descanso, até porque no domingo logo cedo, já iria botar o pé na estrada novamente para conferir outro jogo da Segundona, mas isso fica para depois.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário