Texto e fotos: Fernando Martinez
O segundo jogo da rodada monstra do sábado fechou a jornada no Estádio Luiz Scavone, em Itatiba, atual casa do novato El Shaday nos torneios da FPF. Os locais receberam o Sfera em duelo válido pelo Campeonato Paulista Sub-17. Depois da derrota na preliminar, os mandantes queriam fazer valer o fator casa.
El Shaday Futebol Clube Ltda (sub-17) - Itatiba/SP

Sfera SAF (sub-17) - Salto/SP
Quarteto de arbitragem e capitães
Vindo de vitória na estreia contra o Colorado, o time saltense, assim como no primeiro confronto da manhã, foi superior ao adversário. Mas o El Shaday deu muito mais trabalho com seu elenco juvenil. Na etapa inicial, a equipe teve bons momentos, principalmente pelo lado esquerdo do ataque.
O Sfera, que começou a peleja de forma tímida, abriu a contagem em uma das suas primeiras investidas, aos 17 minutos, com um chute de longe de Vitinho. O El Shaday seguiu tentando, porém quem marcou novamente foi o time visitante, com João Flávio. A vantagem parcial no intervalo era de 2 a 0.
Detalhe do simpático bar do Luiz Scavone e da parte coberta no alto da arquibancada

Busto de Luis Scavone, falecido em 1955. O estádio foi construído por Paschoal Scavone, seu filho

Escudo do Operários FC, fundado em 1950

Aqui a loja do clube, muito bem ajeitada e com opções de produtos com o escudo do Operários
Fui então dar uma andada pelo estádio e acompanhar o restante da partida da parte coberta. Um bom público ocupou as arquibancadas. Hoje com capacidade para cerca de três mil pessoas, o campo do Operários FC é muito bem ajeitado. Ao lado da loja, está o busto do próprio Luiz Scavone, que faleceu em 1955. Vale registrar que atualmente o Operários não disputa o campeonato amador da cidade e mantém apenas categorias de veteranos acima dos 50 anos. Difícil mesmo é saber que, em pouco tempo, estarei apto a participar desses jogos. Ficar velho é fogo.
Na etapa final, pouco mudou dentro de campo. Cauã Vaz anotou o terceiro gol do Sfera logo aos três minutos e a partida caiu levemente de produção. O El Shaday manteve o ritmo frenético em busca do gol de honra, que seria o primeiro marcado em sua nova casa. Para a tristeza dos presentes, os atletas não balançaram as redes.
O Juvenil do El Shaday se apresentou melhor do que o Infantil, mas perdeu por uma diferença maior. O goleiro da casa foi o grande destaque da partida

Placar final do duelo válido pelo Paulista sub-17
O El Shaday 0-3 Sfera foi um placar justo para a equipe que foi mais efetiva e teve melhor aproveitamento nas finalizações. Os saltenses e o Red Bull Bragantino estão com seis pontos, sendo que o clube da empresa de energéticos lidera por ter maior número de gols marcados. O Ibrachina soma três pontos, enquanto El Shaday e São Bernardo FC têm um. O Colorado é o lanterna, ainda sem pontuar.
Rodada dupla encerrada e, sem perder tempo, colocamos o pé na estrada de novo, pois era hora de acompanhar de perto a definição dos dois promovidos para a Série A3 em 2026. É, o Jogos Perdidos teve o prazer de cobrir os dois duelos decisivos do Sábado de Aleluia — algo que ninguém mais fez.
Até lá!
Ficha Técnica: El Shaday 0-3 Sfera
Local: Estádio Luiz Scavone (Itatiba); Árbitro: Lucas Bovi Baptistella; Público e Renda: Portões abertos; Cartão amarelo: Léo; Gols: Vitinho 17 e João Flávio 42 do 1º, Cauã Vaz 3 do 2º.
El Shaday: Rafa; Brito (Murilinho), Davi, Coppola e Maranhão (Enzo); Octávio (Kauã), Vinícius (Elberth), Ueliton e Gabriel Menequelo (Brenno); Léo e Gabriel Alves. Técnico: Vítor Almeida.
Sfera: Lucas; Nathan (Murilo), João Meirelles, Kauê (Miguel Justino) e Maycon; João Flávio (Breno), Heitor Velter (Ryan), Gustavo Góes e Guilherme (Enzo Freitas); Vitinho (Kaiky) e Cauã Vaz (Paulo). Técnico: Douglas Pilar.