Procure no nosso arquivo

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Carnaval Futebolístico do JP (2/5): Massacre do líder Monte Azul em cima do Atibaia

Texto e fotos: Fernando Martinez


O segundo dia do Carnaval Futebolístico do JP foi sensacional, com direito a uma rodada dupla em canchas nunca antes visitadas pelo que vos escreve. Dormimos num hotel super confortável em Bebedouro e, apesar da noite não tão bem dormida, por volta do almoço já estávamos - eu e a dupla Caio/Mário - a postos para iniciar os trabalhos. Deu tempo de conhecer os dois campos da cidade e fazer uma boquinha antes da primeira peleja do dia. A caça provavelmente será tema de um post da sumida série "Estádios pelo Brasil".

Confesso que estava ansioso, pois o local estava na lista de desejos há vários anos. Percorremos pouco mais de 20 quilômetros até chegar na pequena e simpática Monte Azul Paulista. Não foi difícil encontrar o genial Estádio Otacília Patrícia Arroyo, palco do duelo entre Monte Azul e Atibaia, válido pela 8ª rodada da fase inicial do Campeonato Paulista da Série A2.

Desde que perambulava pelas últimas divisões do estado em décadas passadas eu já curtia o Monte Azul, muito por conta de estarem sediados numa cidade tão pequena, com cerca de 19 mil habitantes. Aos poucos eles foram dando passos maiores e atingiram o ápice em 2010, quando disputaram o Paulistão. Eles foram promovidos como campeões da A2 de 2009, final em que o JP marcou presença pela única vez na cancha monteazulense, na época conhecida apenas por "Estádio do AMA". Somente depois da conquista ele foi batizado em homenagem à matriarca da família Arroyo, falecida em 2005 no alto dos seus 100 anos.


A genial fachada do Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul Paulista

Pena que a campanha na Série A1 não tenha sido satisfatória e, com a mesma rapidez que subiram, desceram para nunca mais voltar. Desde a queda jogaram a A2 de 2011 a 2016 e a A3 de 2017 até o ano passado, quando conquistaram o acesso após o vice contra o Audax. Também estivemos presentes na primeira partida da decisão, o empate por 2x2 na Grande São Paulo. Nada melhor do que rever o time pouco menos de um ano depois dentro de casa. Casa que, a propósito, pode receber 13 mil pessoas, a maior parte da população local.

Hoje a cancha é bem diferente do que era em 2009. A parte das tribunas foi ampliada e ganhou um aspecto mais colossal. As cabines de imprensa cresceram em número e espaço. Já as arquibancadas permaneceram as mesmas... ainda bem. O ambiente leva a gente de volta a um tempo que praticamente foi sepultado da memória. Assistir um jogo ali é como acompanhar o futebol nos anos 70/80. O clima é totalmente nostálgico e foi absolutamente espetacular ter a chance de curtir 90 minutos de futebol num espaço tão singular.


Atlético Monte Azul - Monte Azul Paulista/SP


Sport Club Atibaia - Atibaia/SP (mas mandando seus jogos em Americana)


Capitães das equipes com o árbitro José de Araujo Ribeiro Junior, os assistentes Eduardo Vequi Marciano e Gabriel Alexandre Fleming e o quarto árbitro Diego Augusto Fagundes


Visão da arquibancada coberta e cabines de imprensa, algo que não existia quando visitamos o estádio há 11 anos atrás

Na rodada anterior o Azulão foi derrotado pela Portuguesa no Canindé e perdeu a invencibilidade. Ainda assim permaneceu na liderança por ter um saldo de gols melhor do que Portuguesa Santista e São Bernardo FC, ambos também com 14 pontos. Atuando contra um Atibaia que fazia apenas uma campanha regular, a ideia era voltar a vencer pois assim passariam o carnaval na boa na ponta da tabela.

Os torcedores chegaram confiantes, mas apesar deles apostarem num bom resultado, duvido que alguém pudesse crer que estavam prestes a acompanhar uma sonora goleada e uma atuação de gala do escrete azul e branco. Os donos da casa foram amplamente superiores e tiveram tremendo sucesso nas finalizações. Também contaram com a performance impecável do camisa 9 Marcos Paulo, o grande artilheiro da tarde.

O atacante começou a mostrar serviço aos sete minutos. Num cruzamento da esquerda, ele surgiu sozinho dentro da área, dominou bem e chutou forte, abrindo a contagem. O onze laranja até foi capaz de deixar a peleja equilibrada por certo período, só que as conclusões ou eram neutralizadas pela zaga adversária ou então tiveram como destino a linha de fundo. Enquanto a bola rolava, fui obrigado a usar o guarda-chuva para me proteger do sol que chegou sem aviso e deixou o clima bem abafado.

O jogo seguiu com os locais atuando melhor, porém o placar só foi ampliado aos 37 minutos. Num escanteio curto (!) pela esquerda, um verdadeiro milagre, pintou lançamento na área, a zaga tirou mal e a sobra ficou no segundo pau com Jô. O camisa 5 acertou um sem pulo e fez um golaço. Na sequência o Falcão teve sua melhor chance numa finalização na trave em tiro de longe. Foi o último bom momento laranja em toda a partida.



Momento em que Marcos Paulo preparava o chute para abrir o placar e a comemoração dos atletas do Monte Azul


Ataque do escrete azul e branco pela esquerda


A zaga atibaiense trabalhou demais durante boa parte da partida, aqui tirando bola levantada na área


Zagueiro mandando a pelota pela linha de fundo


No meio da imagem, o camisa 5 Jô saindo para comemorar seu belíssimo gol, o segundo, para a tristeza do goleiro do Atibaia

Junto com o atibaiense Mário fui conhecer as cabines no intervalo e curtir o segundo tempo dali. O domínio dos donos da casa se tornou avassalador e o Atibaia tomou um vareio. Antes do ponteiro do relógio completar a primeira volta saiu o terceiro gol. Numa chegada pela direita a pelota foi cruzada, a zaga não cortou e Marcos Paulo só completou.

Aos dez, num lance rápido e com participação de mais da metade da equipe, o Monte Azul fez o quarto. Marcos Paulo, agora aproveitando um chute desviado, tocou de cabeça no canto esquerdo de Gustavo. Em meio a gritos de olé e muita alegria dos torcedores, o Azulão fez o quinto aos 20, de novo com o camisa 9, de novo de cabeça completando cruzamento da direita. O escrete atibaiense estava completamente entregue.

Foi legal permanecer nas cabines e ter uma visão do alto da cancha do Monte Azul. O detalhe mais genial é o "buraco" que tem no meio da arquibancada do lado oposto. Eu tentei saber o motivo de ser dessa forma mas não consegui. Se alguém souber, por favor mandar uma cartinha para a redação. Pouco antes do apito final retornei ao gramado e consegui ver de perto o sexto gol, aos 40 minutos, em oportunidade que o ataque local fez o que quis com a zaga laranja. A conclusão foi do camisa 17 Guthierres. Foi a maior goleada do time desde abril de 2006, quando fizeram 8x0 na Matonense pela Série A3.


Times alinhados para o início do tempo final. No centro do campo, o "buraco" no meio da arquibancada oposta


Aquela boa e velha disputa de bola pelo alto


Bola no fundo das redes do Falcão: cena que se repetiu quatro vezes na segunda etapa


Foram poucas as vez que o onze laranja conseguiu chegar dentro da área do Monte Azul


Até o último minuto os avantes locais infernizaram a zaga adversária


Placar final do massacre atleticano em cima do Atibaia

O resultado final de Monte Azul 6-0 Atibaia manteve o clube interiorano na liderança da Série A2 após oito rodadas disputadas. Os atleticanos somam 17 pontos como a Portuguesa Santista, mas com vantagem no saldo de gols (12 contra 6). Levando em conta o nível técnico do certame, não duvido que disputarão o acesso. Já o Falcão saiu do G8 e agora está na 11ª colocação com os mesmos 10 pontos.

Ficamos alguns minutos depois do apito final curtindo os últimos momentos numa localidade que não tenho a menor ideia de quando visitarei novamente. Posso dizer que a experiência foi incrível. Logo colocamos o pé na estrada outra vez pois tínhamos cerca de 110 quilômetros a percorrer em busca do terceiro capítulo do Carnaval Futebolístico do JP. Teve sonho de criança sendo realizado.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Monte Azul 6-0 Olímpia

Local: Estádio Otacília Patrícia Arroyo (Monte Azul Paulista); Árbitro: José de Araújo Ribeiro Junior; Público: 582 pagantes; Renda: R$ 8.850,00; Cartões amarelos: Jô, Juca, Cezane, Wesley; Gols: Marcos Paulo 7 e Jô 37 do 1º, Marcos Paulo 1, 10, 20 e Guthierres 40 do 2º.
Monte Azul: Caio; Ferrugem, Cezane, Augustine (João Victor) e Almir; Jô (Juca), Gabriel Souza (Guthierres), Keven e Gilsinho; Marcos Paulo e Jhonatan. Técnico: Luciano Dias.
Atibaia: Gustavo; Vinicius, Everton, Wesley e Willian; Thiago, Judson (Patrick), Djalma (Pachú) e Gian; Ronaldo e Daniel (Guilherme). Técnico: Weslei Silva.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário