Texto e fotos: Fernando Martinez
O final de semana de coberturas do JP começou cedo, na tarde de sexta-feira. Na pauta, a volta do Campeonato Paulista sub-20 da Primeira Divisão. No Estádio Nicolau Alayon, o sensacional duelo entre dois dos preferidos da casa: Nacional x São Bernardo, o velho Bernô, abrindo a segunda fase da competição. Na minha lista, tinha visto esse duelo apenas uma vez, um 1x1 válido pela Segundona de 2011.
Fazia uma eternidade que as duas equipes não se encontravam no estadual da categoria: exatos 26 anos. Pelo paulista de juniores da Série A3 de 1994, o Nacional venceu os dois confrontos: em 13 de agosto fez 3x0 em casa e em 10 de setembro marcou 2x1 atuando no ABC. Antes disso, os dois eram figurinhas carimbadas na segundona de juniores nos anos 80.
Nacional Atlético Clube (sub-20) - São Paulo/SP
Esporte Clube São Bernardo (sub-20) - São Bernardo do Campo/SP
Quarteto de arbitragem e capitães dos times
Ambos chegaram à segunda fase após boas campanhas na fase inicial. O time ferroviário terminou em quarto lugar no Grupo 3 com 22 pontos, atrás de Red Bull, Guarani e Primavera. O Bernô fez ainda mais bonito, ficando em terceiro no Grupo 4 com 23 pontos atrás apenas de Corinthians e São Caetano e melhor do que o Santos, quinto lugar. Ambos foram para o Grupo 6 junto com Juventus e Grêmio Novorizontino, formando uma chave sensacional.
Há muito eu não via um elenco sub-20 competitivo do escrete paulistano, porém foi uma pena que no primeiro tempo a expectativa de uma boa apresentação não tenha se confirmado totalmente. A peleja teve poucos momentos bons de verdade. O São Bernardo chegou com mais perigo próximo da área local e ironicamente viu o Nacional criar a melhor chance em um pênalti a seu favor. O goleiro Gustavo fez grande defesa e estragou a festa do adversário.
Fazia bastante tempo que Nacional e Bernô não jogavam pelo sub-20
Pênalti perdido pelo Nacional no primeiro tempo
Gustavo, goleiro do São Bernardo, subindo para fazer segura defesa
Depois de muito tempo, o Nacional faz boa campanha no Paulista sub-20
Se o 0x0 na etapa inicial decepcionou, os times tomaram uma injeção monstra de ânimo no vestiário e os últimos 45 minutos foram sensacionais. Os ferroviários voltaram com tudo e ocuparam completamente a área visitante até que Ryanzinho abriu o marcador aos 28. O São Bernardo se defendeu bem só que se cansou rápido. O motivo? Boa parte dos atletas tinha atuado de manhã (!) pelos jogos regionais. Aí não tem santo que aguente.
Apesar de todo o cansaço, o Bernô deixou tudo igual cinco minutos depois com Samuel Henrique. O Naça não se abateu e PH deixou novamente os paulistanos em vantagem aos 37. O São Bernardo tentou lutar em busca de uma nova igualdade, mas o físico impediu que tivessem melhor sorte. De qualquer forma fizeram o impossível. Tudo bem que são jovens, mas não tem como fazer milagre.
Kevin (8) prestes a tomar a bola do São Bernardo
Zaga do Bernô mandando a pelota longe da área
Duas disputas pelo alto, uma dentro da área visitante e outra no meio-campo
No fim, a peleja terminou em Nacional 2-1 São Bernardo. Melhor forma possível de se começar a segunda fase do certame por parte do escrete da Zona Oeste. Na outra partida da chave, realizada infelizmente no mesmo horário, o Juventus venceu o Grêmio Novorizontino na sede social por 2x1. Os dois clubes da capital bandeirante dividem a liderança do Grupo 6. Ambos atuarão fora de casa na próxima rodada.
Voltei à Comendador Souza no dia seguinte em novo compromisso da Copa Paulista. Diferente da sexta, o que vi foi muito abaixo do esperado, um dos duelos mais sem graça do ano até aqui.
Até lá!
_________________________
Ficha Técnica: Nacional 2-1 São Bernardo
Competição: Campeonato Paulista sub-20 da Primeira Divisão; Local: Estádio Nicolau Alayon (São Paulo); Árbitro: Alef Feliciano Pereira; Público e renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Isaias, Jhon Kevin (Nac), Pedro Guilherme, Fabinho, Rafael, Yan Simões (Sao); Gols: Ryanzinho 28, Samuel Henrique 33 e PH 37 do 2º.
Nacional: Hans; PH, Erick, Lucas Xuxa e Matheus; Isaias (Thiago Leonel), Guilherme (Marquinhos), Kevin (Jhon Kevin) e De Paula (Allan Mike); Josué (Ryanzinho) e Vinicius. Técnico: Guilherme Carbonieri.
São Bernardo: Gustavo; Deivid (Nickolas), Mateus, Pedro Henrique (Yan Simões) e Pedro Guilherme (Cristhian); Luís Phelipe, Samuel Henrique, Caio Cunha (Gustavo) e Robson (Fabinho); Felipe Sussai (Rafael) e Luís Fernando. Técnico: Jeferson Ferreira.
_____________
Nenhum comentário:
Postar um comentário