Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 3 de março de 2014

Guarani derrota o União Barbarense dentro do Antônio Guimarães

Opa,

Como é bem a cara do JP, o sábado de Carnaval não teve folia, bloco ou desfile na avenida... O que rolou foi futebol de qualidade em mais uma rodada dupla no interior do estado, assim como fizemos em 2013. Foi uma rodada em grande estilo, com a minha volta a dois estádios geniais após seis anos de ausência.


"Placar do centenário" do União Barbarense na entrada do Antônio Guimarães. Foto: Fernando Martinez.

A primeira parada foi no Estádio Antônio Guimarães, na aprazível Santa Bárbara D'Oeste. Pela 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, o claudicante União Barbarense recebeu o Guarani de Campinas, forte candidato ao acesso. A caravana dessa vez foi composta pelo sempre atento Paulo "Shrek" na guitarra e pelo casal Luiz e Juliana nos backing vocals.


União A Barbarense FC - Santa Bárbara D'Oeste/SP. Foto: Fernando Martinez.


Guarani FC - Campinas/SP. Foto: Fernando Martinez.

Desde a vitória do Juventus contra o Náutico, na longínqua noite de 19 de março de 2008, não visitava o simpático estádio. Jogo do União fazia ainda mais tempo, mais precisamente fevereiro de 2007, quando o Leão da 13 foi derrotado pela Francana ainda nos saudosos tempos de JP na RedeTV!. Nada mudou muito desde então, mas confesso que senti falta do placar antigo do estádio.


Capitães dos times junto ao quarteto de arbitragem composto pelo árbitro Renato Aparecido Canadinho, os assistentes William Rogério Turola e Sérgio Cardoso dos Santos e o quarto árbitro Marcos Antonio Cordeiro. Foto: Fernando Martinez.

Falando do jogo em si, o alvinegro precisava vencer para afastar a zica da fraca campanha nessa A2. Com apenas três vitórias nas primeiras 10 rodadas, o alvinegro sabe que perder ponto em casa pode ser fatal, ainda mais ocupando posições próximas demais da zona de rebaixamento. Faltava "apenas" que o Bugre, brigando na ponta de cima da tabela e ostentando uma invencibilidade de cinco partidas, não estivesse nos seus melhores dias.


Ataque do União no começo da peleja. Foto: Fernando Martinez.

Um bom público de mais de 2 mil torcedores acompanhou o jogo, que teve o favorito Guarani dominando completamente as ações ofensivas durante o tempo inicial. Em nenhum momento o Leão da 13 foi capaz de criar um bom ataque para alegrar sua torcida.


Fumagalli alçando bola na área local. Foto: Fernando Martinez.


Disputa de bola na lateral. Foto: Fernando Martinez.

Comandado pelo capitão Fernando Fumagalli, o Bugre foi senhor do jogo e abriu o marcador aos 18 minutos com um verdadeiro golaço do camisa 7 Julinho. Ele acertou um tirambaço de fora da área, colocando a pelota no ângulo. Jogando só na boa, o onze campineiro poderia ter feito ainda mais no tempo inicial, mas o placar ficou mesmo com a vantagem mínima dos visitantes.


Sob o atento olhar dos jogadores locais, o camisa 2 do Guarani manda a bola pra longe. Foto: Fernando Martinez.

Pena que no intervalo rolou uma briga completamente absurda entre as duas torcidas. Logo quando cheguei, achei estranho que o portão que fica ao fundo do estádio, mais próximo da entrada da imprensa, estava sem a proteção de policiais. Em caso de uma discussão mais acalorada, torcedores dos times ficariam frente-a-frente separados apenas por esse frágil portão.

 

Ânimos exaltados no intervalo do jogo. Fotos: Fernando Martinez.

Durante os primeiros 45 minutos rolou aquela famosa provocação de ambos os lados. Esse bate-boca aumentou após o término do primeiro tempo. Com os ânimos em alta, bastou meia dúzia de estressados torcedores do Guarani irem para o portão citado e começou a zona. Dois figuras arrebentaram o cadeado e partiram pra cima da torcida do time da casa. Um senhor que trabalha no clube e que estava por ali não conseguiu fugir e foi espancado pelos dois.


Momento em que (finalmente) os policiais militares apareceram para dispersar a torcida bugrina. Foto: Luiz Fólego.

Lamentavelmente essas cenas tristes demoraram para terminar, pois a PM que estava no estádio levou uma eternidade para chegar no olho do furacão, um verdadeiro absurdo. fazia um tempo que não via uma confusão dessa forma. Resultado da intolerância que toma conta de alguns "torcedores" e do despreparo da PM local.


No segundo tempo o Leão da 13 começou melhor e encurralou o Bugre. Foto: Fernando Martinez.

Já com a situação controlada o segundo tempo começou num panorama bem diferente. O União Barbarense voltou melhor e buscou de forma incessante o gol de empate. Quem trabalhou bastante durante essa pressão local foi o bom goleiro Juliano, obrigado a fazer ótimas defesas.


Escanteio para o time de Santa Bárbara D'Oeste. Foto: Fernando Martinez.


Jogadores levitando dentro da área do União. Foto: Fernando Martinez.

Parecia que o empate relamente sairia, mas depois dos trinta minutos o União caiu de produção, muito em virtude do forte ritmo e do forte calor. Aos pouquinhos o Guarani foi se aventurando nos contra-ataques, e depois do "quase" gol de Walker aos 34, Tiago Cavalcanti matou a peleja três minutos depois.


Detalhe do segundo gol alviverde com a bola estufando as redes. Foto: Fernando Martinez.

No fim, o placar eletrônico do Antônio Guimarães apontou União Barbarense 0-2 Guarani, resultado que deixou o Bugre ainda em alta e o Leão em baixa na luta contra o rebaixamento. O campeonato já entrou na sua segunda metade e os blocos que lutam para subir e para não cair já estão definidos.

Sem tempo para ver se iria rolar briga de torcida após o apito final, saímos rapidinho do estádio para a segunda sessão de futebol no sábado de Carnaval. Dessa vez nem fomos muito longe, já que a pauta era num jogo em Americana, cidade que fica do lado Santa Bárbara D'Oeste.

Até lá!

Fernando

Um comentário:

  1. sr, fernado gostaria de saber se 3 feira de carnaval VOCES FIZERAM O JOGO AGUA SANTA E NOROESTE RUA JAVARI. SE VOCES NAO FIZERAM JOGO DO NOROESTE FAZER UM JOGO DO NOROESTE, UM DO TUPA, UM DA itapirense. um do batatais, um do são carlos, um do sertaozinho, um do guaçuano, so estes que faltam para completar os 40 times da a2 e a3 2014. ficco no aguardo. um abraço sr. Fernando me de uma resposta ate amanha 6 feira dia 14 de março de 2014.

    ResponderExcluir