Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 4 de abril de 2011

XV de Piracicaba começa bem a escalada rumo à elite em 2012

Olá,

Depois de dois meses acompanhando partidas da Série A3 realizadas em cidadas próximas à Capital, no último sábado, voltei a botar o pé da estrada e viajei até a progressista cidade de Sorocaba, para conferir uma partida válida pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A2. A partida em questão foi C.A. Sorocaba x E.C. XV de Novembro da cidade de Piracicaba, cujo palco foi o Estádio Walter Ribeiro.

Essa partida colocou frente a frente duas equipes que compunham o Grupo 2 na primeira fase, sendo que nos dois jogos realizados ninguém conseguiu vencer, pois ocorreram dois empates (3 x 3 e 1 x 1). Portanto, o jogo de sábado era a oportunidade do tira-teima. Nessa nova fase, as duas equipes estão no Grupo 3 juntamente com Grêmio Catanduvense e Monte Azul. Dessas quatro equipes, duas estarão na Série A1 em 2.012.

Fiz uma viagem supertranquila pela Rodovia Castello Branco, chegando com tempo de sobra para colocar o papo em dia com o pessoal dos dois times e da imprensa das duas cidades. Após o bate-papo, me posicionei na lateral do gramado e lá fiquei aguardando a entrada dos dois times e dos árbitros, visando fazer as fotos oficiais da partida, as quais, mais uma vez, são exclusivas e estão apresentadas abaixo:


C.A. Sorocaba - Sorocaba/SP. Foto: Orlando Lacanna.


E.C. XV de Novembro - Piracicaba/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem com o árbitro Antonio Rogério Batista do Prado, os assistentes Rafael Ferreira da Silva e Maiza Teles Paiva e o quarto árbitro Roney Prado Bustamante junto com os capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.

Com a bola rolando, o que se viu foi um Atlético tentando sair mais para o jogo, mas dava claros sinais que iria enfrentar dificuldades para chegar ao seu objetivo. Mesmo assim, foi o time da casa que criou os primeiros lances mais agudos, mas nada que pudesse empolgar a sua torcida. Aos 4 e 13 minutos, o "Galo" foi ataque em jogadas que foram concluídas por Leandro Diniz. Aos 15 minutos, foi a vez do time piracicabano dar o ar da graça no ataque através de um tiro de Fábio Santos que não resultou em nada.


Disputa pela posse de bola com o atacante do XV tentando "furar" o zagueiro adversário. Foto: Orlando Lacanna.

Por volta dos 15 minutos, fui obrigado a deixar o gramado por causa de uma forte chuva e fui me instalar numa cabine coberta, sendo que de lá presenciei o gol anotado por Ricardinho para o XV, aos 22 minutos, numa boa trama pelo meio, cuja conclusão desviou num zagueiro e "matou" o goleiro Luiz Henrique. Nesse momento o XV já era melhor na partida.


Ataque quinzista no início da partida, antes do dilúvio. Foto: Orlando Lacanna.

O Atlético Sorocaba sentiu o gol e não achava o caminho para tirar a diferença, pois além de não estar numa tarde inspirada, o setor defensivo do XV estava firme, não permitindo ao ataque sorocabano chegar com perigo. Na marca dos 28 minutos, Leandro do Atlético acertou um bom tiro, porém o experiente goleiro Wanderson estava atendo e acabou com a festa.


Arremate do atacante do XV, agora sob chuva intensa. Foto: Orlando Lacanna.

Por volta dos 35 minutos, a chuva deu uma trégua e eu tive a infeliz ideia de voltar ao gramado. Nem bem tinha conseguido um bom lugar para continuar fotografando, a chuva voltou com mais força, me obrigando a sair novamente do gramado, só que dessa vez totalmente encharcado. Aí voltei para a cabine e de lá não saí mais até o final da partida, cujo primeiro tempo foi encerrado com a vantagem mínima a favor dos visitantes.

Depois do intervalo, no qual passei a maior parte do tempo me enxugando e secando as lentes da máquina fotográfica, a bola voltou a rolar e o Atlético retornou mais aceso, passando a ter mais posse de bola, porém as oportunidades criadas não foram muitas. Numa delas o centroavante Fabiano tentou uma bicicleta no interior da área, mas derrapou na hora H e não conseguiu acertar a bola e a chance foi embora.


Atacante Fabiano tentando dar uma bicicleta no interior da área. Foto: Orlando Lacanna.

Mesmo com o domínio territorial do Atlético, o XV jogava uma partida consciente, sendo que quando recuperava a posse de bola, saía com rapidez para o ataque, exigindo muita atenção da defesa sorocabana.


Zaga atleticana afastando cruzamento do XV na etapa final. Foto: Orlando Lacanna.

A grande esperança da torcida local era o avante Luan, um dos artilheiros da competição com 10 gols, que tentava de todas as formas furar o bloqueio quinzista, tendo inclusive criado pelo menos dois bons momentos, sendo o principal deles aos 24 minutos, quando o goleiro quinzista praticou boa defesa, garantindo a vantagem do seu time.


Artilheiro Luan dando trabalho à defesa do XV. Foto: Orlando Lacanna.

O tempo ía passando rapidamente e nada do Atlético chegar à igualdade. Aos 33 e 41 minutos, novas chances apareceram, nos pés do artilheiro Luan, porém, numa tarde infeliz, as conclusões não foram precisas e aí as coisas ficam mais difíceis.


Atacante sorocabano não alcançando a bola e desperdiçando boa chance. Foto: Orlando Lacanna.

Nos últimos cinco minutos, o Atlético deu tudo que tinha e quase sofreu o segundo gol, num contra-ataque fulminante do XV que só não aumentou a vantagem graças a uma providencial defesa do goleiro Luiz Henrique.

Partida encerrada com o placar mostrando Atlético Sorocaba 0 - 1 XV de Piracicaba, resultado justo pelo que mostraram as duas equipes ao longo dos noventa minutos, com o XV apresentando um bom futebol, deixando a boa torcida piracicabana presente, cheia de esperança de que o XV possa chegar à elite do futebol paulista no próximo ano. Ainda faltam cinco partidas para cada time, mas é inegável que o XV deu um passo gigantesco na busca do acesso. A derrota não deve desanimar o Atlético, pois ainda restam 15 pontos a serem disputados e subirão dois times do Grupo 3.

Jogo encerrado com imediato retorno a São Paulo, pois não via a hora de tirar a roupa toda molhada e tomar um banho quente, visando evitar pegar uma bela gripe. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário