Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

No sufoco, Santo André elimina o Sampaio Correa e vai para as oitavas da Copa do Brasil

Fala, pessoal!

Não adianta, mesmo ainda longe do ideal, as duas primeiras fases da Copa do Brasil nos trazem confrontos geniais e se tivesse condições, estaria presente em todos. Com esse ineditismo ainda no ar, fui acompanhar mais um jogo da edição 2011 do torneio. Segui para o ABC Paulista ver o jogo entre Santo André e Sampaio Correa no Estádio Bruno José Daniel.

Outro motivo forte da minha ida foi a presença da equipe maranhense em terras paulistas. Ao longo da minha história em campos de futebol, vi somente uma partida do Time do Povo, quando jogou e empatou em 2x2 contra o Juventus no Estádio do Canindé, no inesquecível quadrangular final da Série C de 1997. Graças a isso, essa peleja na quarta-feira ganhou ares de 'jogo imperdível'.

Mas só garanti minha presença no estádio nos acréscimos do segundo tempo. Depois de terem marcado esse jogo para o nefasto horário das 22 horas só poderia ir para lá com uma carona. Até às 8 da noite não sabia o que faria, mas o seu Natal resolveu entrar na onda e segui com o possante 558 para o ABC.

Chegamos em Santo André sem percalços, e o bom desses jogos também é a pouca presença de público. Muito pela fraca campanha do time azul no Paulista desse ano, muito pelo horrível horário, mas muito também pelo abusivo preço de 30 reais pelo ingresso. Com essa facada, adquirimos nossos bilhetes e pouco depois já estávamos na arquibancada descoberta do Brunão.

O Ramalhão buscava uma vitória simples para garantir seu lugar nas oitavas-de-final da competição. No jogo de ida, a equipe andreense conseguiu sair de uma situação complicadíssima, pois perdia por 3x0 e no segundo tempo conseguiu diminuir o marcador para 3x2. Mesmo tendo perdido grande parte da vantagem, o Sampaio Correa jogava pelo empate.


Escanteio para o Sampaio Correa pela direita e boa defesa de Neneca. Foto: Fernando Martinez.

Só que mesmo com indícios de uma boa partida, não tivemos um bom jogo no Bruno José Daniel. O Santo André começou tentando se impor dentro dos seus domínios, mas errava o toque final. Nesses primeiros movimentos da partida, o Sampaio buscava se segurar na defesa.


Visão geral do campo de jogo. Foto: Fernando Martinez.

A equipe local insistia no ataque e chegou perto do primeiro gol aos 16 minutos, quando Rychely teve boa chance. E para tristeza da boa torcida do time maranhense presente no estádio, o onze andreense saiu na frente aos 21, quando Aloísio chutou forte da entrada da área e colocou a bola no canto direito do goleiro Rodrigo Ramos.


Cobrança de falta para o Ramalhão no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

O time do ABC Paulista poderia ter feito mais gols no primeiro tempo, mas as chances foram desperdiçadas. Ao final dos primeiros 45 minutos a vantagem de 1x0 estava estampada no placar, e esse resultado garantia a vaga dos donos da casa. No intervalo encontrei os amigos Álvaro, grande torcedor nacionalino, e o Mau, dono do blog As Mil Camisas. Depois de um bom papo, era a hora do segundo tempo começar.


Disputa de bola no campo defensivo dos maranhenses no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Vendo a desclassificação no horizonte, o Sampaio Correa se lançou ao ataque no tempo final e por muito pouco não chegou à igualdade no marcador. O goleiro Neneca salvou a equipe local por pelo menos duas vezes em lances agudos. Nos contra-ataques, o Santo André teve chances absurdas de ampliar, mas seus atacantes estavam numa noite infeliz, e todos os chutes foram pelo alto.


Ataque andreense nos minutos finais da partida. Foto: Fernando Martinez.

O jogo seguiu nessa toada até seu final, para o desespero da torcida andreense presente no Brunão. Mas no apito final, o resultado de Santo André 1-0 Sampaio Correa foi comemorado bastante. O placar classificou os paulistas para um confronto complicadíssimo contra o Palmeiras nas oitavas.

Para o Sampaio Correa ficou aquele gostinho de quero mais, pois o time poderia ter se classificado caso não tivesse vacilado no jogo no Maranhão. Essa desclassificação lembra muito a que rolou no torneio de 1989, quando jogou contra o Corinthians em duas partidas que tiveram a mesma sequência no marcador. Aliás, a vitória maranhense no primeiro jogo contra o alvinegro foi o primeiro jogo da história da competição que acompanhei ao vivo (obviamente, pela TV).

Já que agora moro pertinho do ABC cheguei rapidinho em casa graças ao seu Natal, já pensando nos jogos do final de semana. Se tudo der certo (leia-se, se eu acordar), teremos torneio começando aqui no JP.

Abraços

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário