Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Juventus vence mas fica fora da segunda fase da A3

Fala, pessoal!

Depois de dois jogos na Rua Javari no sábado, voltei lá no domingo para a última rodada do Campeonato Paulista da Série A3. O Juventus enfrentaria o Taboão da Serra ainda com chances de classificação para a segunda fase do torneio. Mesmo com um time ruim e com tantas partidas mal jogadas durante o torneio, o Moleque Travesso sonhava com a vaga.


Times perfilados para o Hino Nacional Brasileiro na Rua Javari. Foto: Fernando Martinez.

Mas diferente do que o pessoal no estádio estava falando, o jogo entre Taubaté x Inter de Limeira não era importante para uma eventual classificação grená. As partidas que definiriam classificados eram os jogos entre Sport Barueri x Velo Clube e Flamengo x Paulínia. Vitórias do time de Rio Claro e de Guarulhos deixariam a equipe eliminada mesmo com uma vitória por 76x0.

Por outro lado, o Taboão da Serra, para não depender de ninguém e não ser rebaixado, jogava por um empate. Uma derrota faria o time torcer justamente para Barueri e Paulínia. Conhecendo o trabalho do pessoal do CATS, torcia pela permanência do clube na A3 de 2012.

Para a decisão, tive a companhia de muitas figurinhas carimbadas da Javari, como o Victor, Mílton e Jurandyr. Os decanos do Juventus, por exemplo o Alfredo, estavam lá, e vale registrar uma menção especial para o amigo das antigas Maurício "Cocada", fazendo sua volta ao templo grená.


Saída do goleiro do Taboão da Serra tirando o perigo. Foto: Fernando Martinez.

Fomos, mesmo debaixo de sol forte, acompanhar o ataque grená durante todo o jogo. Só que mesmo precisando da vitória para tentar a vaga, a impressão que os jogadores juventinos deixaram foi péssima. Parecia que o time jogava para NÃO se classificar, e durante o primeiro tempo a equipe simplesmente nao criou nenhuma chance de gol.


Chegada do time grená pela direita do ataque. Foto: Fernando Martinez.

É... a equipe precisava da vitória e não chegava ao ataque. Estranho, para dizer o mínimo. O time jogava com sono e sem vontade. O Taboão da Serra ficava na sua e, se segurando na defesa, garantia sua vaga na competição no ano que vem. O jogo foi tão murcho que passamos o primeiro tempo todo falando sobre peculiaridades do futebol. No intervalo, um óbvio 0x0 estava estampado no placar.


Confusão dentro da área do CATS no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Para o segundo tempo demoramos uma vida para chegar no outro lado do estádio. Graças ao enorme número de torcedores de ocasião que infestam a Javari atualmente, está ficando bem chato ver jogo por lá. Acompanhar jogo no campo da Móoca hoje virou "programa cult" por figuras que não tem a menor ideia do que estão fazendo ali, e só vão mesmo comer Canoli e comprar camisa do time, pois é "legal e engraçado".

Depois de um tempão nos postamos atrás do gol defendido pelo arqueiro do Taboão da Serra. E a toada do segundo tempo foi a mesma do primeiro. Um enorme sono dos atletas grenás e falta de vontade latente. O time até que chegava mais dentro da área do CATS, mas naquele velho esquema de correr com o freio de mão puxado.


Boa saída do arqueiro visitante em bola alçada na área. Foto: Fernando Martinez.

Mas aos 18 minutos a torcida finalmente pode tirar o grito de gol da garganta. Após uma jogada rápida pela esquerda, a bola foi cruzada para o meio da área. Sem goleiro e a um metro da linha do gol, o jogador Celsinho - que marcou época no Nacional - errou o chute, e o gol só aconteceu pois a bola bateu no jogador grená e acabou entrando mesmo sem querer. Na boa? O gol só poderia sair assim mesmo.


Mais uma estéril investida ofensiva do Juventus no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Nessa hora notícias que vinham de Barueri e Guarulhos deixaram a torcida desanimada, pois as vitórias parciais do Velo e do Flamengo deixavam o Moleque Travesso fora da segunda fase. Se com chance de classificação o time já estava jogando como zumbis, imaginem com essas notícias ruins. O jogo ficou morto de vez durante o restante da partida. O CATS quase aproveitou isso e chegou ao empate em boas investidas ofensivas.

Final de jogo: Juventus 1-0 Taboão da Serra. A vitória não adiantou nada para o time paulistano, que perdeu a vaga na segunda fase por ter os mesmos 26 pontos que o Flamengo, mas um número menor de vitórias. Mas sinceramente poucos times nessa chave mereciam se classificar para a segunda fase, pois o futebol apresentado pela maioria foi abaixo da crítica. Quem acabou conquistando a vaga foi o Grêmio Osasco, Taubaté e os já citados Velo Clube e Flamengo.

Pelo segundo ano seguido, fica um gosto amargo para os amantes do time da Móoca. Definitivamente esse foi o pior time do Juventus que vi em 18 anos que acompanho jogos da equipe ao vivo. O pior é que o desfecho ainda foi ótimo perto do horizonte que estava desenhado nas ridículas atuações da equipe contra os lanternas do grupo durante essa fase. O Juventus reabilitou vários times que pairavam moribundos na zona de rebaixamento e fez apresentações assustadoras dentro dos seus domínios.

Não adianta ficar falando sbre culpa de "A" ou "B", e sim torcer para que em 2012 as pessoas que tomam conta do Juventus acordem e usem esses dois últimos campeonatos como parâmetro para o que NÃO deve ser feito caso queiram lutar pelo acesso e levar o time de volta ao lugar que precisa estar. Por outro lado, a festa foi grande com o pessoal do Taboão da Serra após a confirmação que o time continua na A3 em 2012. O time "conquistou o título" da temporada ao não ser rebaixado.

Agora teremos uma chave com Penapolense, Taubaté, Velo Clube e XV de Jaú e outra com Grêmio Osasco, Santacruzense, São Carlos e Flamengo. Os dois primeiros de cada grupo sobem para a A2 no ano que vem. Os rebaixados foram Taquaritinga, Lemense, Paulínia e o ex-Campinas Sport Barueri. O olho grande da prefeitura de Barueri foi penalizado com dois anos de campanhas ridiculas do SCB. Agora fica a pergunta: Será que a equipe joga a Segundona em 2012? Eu aposto que não.

E o JP estará de olho nos jogos que definirão os acessos para o segundo nível estadual...

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário