Opa,
A agenda do Blog do Fernando, ops, JP continuou ligada nesse meio de semana com uma boa rodada dupla de futebol nas divisões de acesso do estado. A jornada começou com um sensacional jogo em campo neutro válido pelo Campeonato Paulista da Série A3. O recém-promovido Cotia FC recebeu a Internacional de Limeira no Estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari.
Cotia FC - Cotia/SP. Foto: Fernando Martinez.
AA Internacional - Limeira/SP. Foto: Fernando Martinez.
Diferente do que esperávamos, essa provavelmente foi a única partida do time cotiano na capital paulista como mandante, resultado de um imbróglio envolvendo o Estádio Euclides de Almeida, tradicional palco do futebol da cidade e que não recebe um jogo com portões abertos desde 1º de agosto de 2012.
Durante toda a campanha de sucesso do Cotia na temporada 2013, o estádio ficou interditado por conta da falta de laudos. O time fez os jogos da primeira e segunda fases da Segundona com portões fechados e depois disputou os últimos seis compromissos em outros estádios de três cidades diferentes.
Com o acesso conquistado em campo (retratado devidamente aqui no JP), a preocupação passou a ser como fazer com que o acanhado estádio pudesse ter a capacidade mínima de 10 mil pessoas exigida pela FPF. Foram feitas reuniões, vistorias, declarações públicas e muitas, mas muitas promessas prometendo que o local seria reformado e adequado ao regulamento.
O tempo passou, o campeonato começou e puf... nada aconteceu. O estádio não foi aprovado e o Cotia jogará a maior parte do certame longe de sua torcida. Pior, depois desse jogo contra a Inter, o time fará as partidas como mandante sempre em cidades relativamente próximas ao seus adversários: contra o Guaçuano em Araras, Votuporanguense em Penápolis, Sertãozinho em Matão e Tupã em Marília.
Entendo que muitas das exigências atuais são absurdas e sem sentido, assim como digo há anos e anos que a lei da capacidade mínima de estádios é absurda, antiga e completamentre obsoleta. Ao invés de se preocupar com a capacidade das praças esportivas, os dirigentes do futebol deveriam se preocupar primeiro com a qualidade e a segurança dos mesmos. Até porque temos cada vez menos torcedores indo aos campos de futebol, numa infestação de públicos risíveis gerados por uma série de motivos.
O que não pode acontecer é uma situação dessas, mostrando que a promoção pode acontecer mesmo com um estádio sem capacidade, já que um projeto qualquer de reforma é suficiente para que tudo fique "legalizado" aos olhos dos cartolas. Para piorar o cenário, a diretoria do Cotia colocou a cereja nesse bolo mandando todos as suas pelejas para longe da Grande São Paulo. Afinal, para quê deixar o jogo mais ou menos perto da sua cidade se podem levar pra perto dos torcedores adversários, certo? Triste...
O árbitro Amur Castanheira Oliveira, os assistentes Ricardo Ferreira da Cruz e Paulo Roberto Guiotti e os capitães dos times posando de forma exclusiva para o blog. Foto: Fernando Martinez.
Enfim, diante de tudo isso, a ida até a Javari era mais do que obrigatória. Mesmo com a bagunça, o Cotia ainda estava invicto até esse duelo, ostentando uma campanha com uma vitória e dois empates. A Inter chegou na Mooca com uma campanha ruim com um triunfo e duas derrotas.
Chute da Inter de Limeira de fora da área. Foto: Fernando Martinez.
Sob o olhar atento da multidão presente na Javari, escanteio para o time visitante. Foto: Fernando Martinez.
A multidão que acompanhou o jogo - 21 torcedores - viu um Cotia tímido e sem inspiração e uma Internacional que jogou bem na defesa e no ataque. A campeã paulista de 1986 fez uma apresentação segura que culminou no solitário gol de Cléber Luís aos 38 minutos do tempo inicial.
Ataque limeirense pela direita. Foto: Fernando Martinez.
Chute que originou o primeiro gol do duelo. Foto: Fernando Martinez.
No tempo final rolou aquele velho domínio territorial por parte do time azul e branco, nada porém que assustasse o Leão. Enquanto o pessoal se matava em campo, o destaque ficou por conta daquela resenha sensacional com os amigos presentes: seu Natal, Colucci, Ricardo Espina e o "mineiro" Victor.
Boa chance da Inter no tempo final. Foto: Fernando Martinez.
Cabeçada sem perigo a favor do Cotia. Foto: Fernando Martinez.
Jogando na boa e com todo o contra-ataque a seu favor, a Internacional conseguiu ampliar sua cômoda vantagem com dois belos gols nos minutos finais. Paulo Santos fez o segundo aos 39 e Goiano fechou a fatura com outro tento, agora aos 42 minutos.
Boa intervenção do arqueiro do Leão. Foto: Fernando Martinez.
Placar final do jogo na Rua Javari. Foto: Fernando Martinez.
Ao término dos 90 minutos regulamentares o placar não-eletrônico da Javari apontava Cotia 0-3 Inter de Limeira, a primeira derrota da equipe da Grande São Paulo na disputa da Série A3. Também foi o primeiro triunfo do alvinegro fora de casa.
Depois do apito final bateu aquela preguiça peculiar dos finais de tarde e por muito pouco não desisti da jornada noturna. Bravamente resisti às tentações de voltar para casa e peguei o trem rumo ao ABC Paulista.
Até lá!
Fernando
sr. Fernando parabéns pelos jogos da a2 e 3 2014 GOSTARIA QUE VOCES FIZESSEM OS SEGUINTES JOGOS DA A2 SANTO ANDRE E BARBARENSE DIA 26 2 2014, GUARANI E ITAPIRENSE DIA 26 2 2014,GREMIO BARUERI E ITAPIRENSE DIA 15 DEMARÇO DE 2014, SANTO ANDRE E ITAPIRENSE 22 DE MARÇO DE 2014, E FAZER UM JOGO DO BATATAIS EM BATATAIS OU FORA. PELA SERIE A 3 GOSTARIA DE VER OS SEGUNTES JOGOS, AGUA SANTA E SERTAOZIINHO 12 2 2O14, 16 2 2014, JUVENTUS E SANTACRUZENSE, 16 2 014 FLAMENGO E COTIA, JUVENTUS E RIO PRETO, DIA 19 2 2014 JAVARI, FLAMENGO E SERTAOZINHO DIA 19 2 2014,AGUA SANTA E AMERICA DIA 23 2 2014,26 2 2014 JUVENTUS E FRANCANA RUA JAVARI, 4 FEIRA QUE VEM, COTIA E VOTUPORANGUENSE DIA 26 2 2014, COTIA E SERTAOZINHO,
ResponderExcluirDIA 01 DE MARÇO DE 2014, 8 DE MARÇO AGUA SANTA E VOTUPORANGUENSE, 12 DE MARÇO JUVENTUS E TAUBATE, NA JAVARI, AGUA SANTA E FRANCANA DIA 12 3 2014,FLAMNEGO E INTER DE LIMEIRA, DIA 16 3 2014, COTIA E TUPA 16 3 2014, 19 3 2014, AGUA SANTA E GUAÇUANO, 22 3 2014 AGUA SANTA E MATONENSE, 26 3 2014 JUVENTUS E SAO CARLOS RUA JAVARI, 29 3 2014 AGUA SANTA E JUVENTUS, 2 4 2014 FLMANGO E RIO PRETO, JUVENTUS E INTERNACIONAL DE LIMEIRA, DIA 2 4 2014, COTIA E SANTACRUZENSE DIA 6 4 20-14, FLAMNGO E MATONENSE DIA 13 4 2014 E MOSTRAR SE PUDER UM JOGO DO TUPA, UM DO INDEPENDENTE DE LIMEIRA, UM DA SANTACRUZENSE, UM DO GUAÇUANO, UM DO NOROESTEDE
BAURU, E MOSTRAR A 2DIVISAO 2014 QUE COMEÇA E M ABRIL DIA 6 QUERO VER A MINHA BRIOSA PORTUGUESA SANTISTA. FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA ATE TERÇA FEIRA. AGRADEÇO SE PUDER MOSTRAR ESTES JOGOS DA
A2 E A3 2014.