Procure no nosso arquivo

terça-feira, 11 de abril de 2017

Começa a Segundona 2017 com vitória do Bernô em Guarulhos

Texto e fotos: Fernando Martinez


Após seis meses de espera, finalmente começou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, de longe o mais legal do estado, mas que absurdamente vem sendo esvaziado a cada ano que passa. A estreia do blog foi em grande estilo com o confronto de dois velhos conhecidos: Guarulhos x São Bernardo. O palco, claro, foi o Estádio Antônio Soares de Oliveira.

De 2005 a 2013, nunca a última divisão estadual teve menos do que 40 participantes e o recorde são os 48 times que jogaram em 2007. De 2014 a 2016, respectivamente tivemos 39, 30 e 32 concorrentes, até chegar na atual edição com seus ínfimos 29 clubes buscando o acesso. Um número ridículo, principalmente pensando em quantos filiados temos por aqui.

Claro que isso acontece por conta de tantas exigências, algumas justas, outras absurdas, para se jogar a Segundona. Passou da hora da FPF tentar fazer alguma coisa para tentar estancar esse grande número de licenciamentos/desistências, ou tendo regras mais flexíveis ou criando alguma competição extra com o intuito dos licenciados se manterem em atividade. Afinal, a função de uma federação não é fazer com que seus filiados se mantenham em atividade? Mesmo com esse cenário cada vez mais árido, será mais um ano na rota no nosso carro-chefe.

Os 29 participantes desse ano estão divididos em quatro grupos, três com sete e um com oito equipes. Os quatro melhores de cada chave se classificam para a segunda fase, que terá quatro grupos novos com quatro times cada. ADG e Bernô fazem parte do Grupo 3 junto com Osasco FC, Elosport, Barcelona, Itararé, Diadema e Primavera. Um grupo simplesmente sensacional!


Associação Desportiva Guarulhos - Guarulhos/SP


Esporte Clube São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP


O árbitro Humberto José Junior, os assistentes Tiago Henrique Ferro e Adilson Roberto de Oliveira, o quarto árbitro Marcelo Fabiano Mingoranci e os capitães dos times para a primeira partida da Segundona Paulista no blog em 2017

Fui até Guarulhos junto com o trio Sérgio, Pucci e o grande torcedor do Torino Raul Dias. Chegando lá, notei que a presença de público era muito boa e apesar dos 117 pagantes anunciados ficou a impressão que tinha bem mais gente. Destaque mais uma vez para a presença dos vários amigos torcedores do Guarulhos, entre eles o casal Régis e Nádia, o quase-alemão Raphael e até o Fantasma do Rebaixamento. Deixo aqui um forte abraço a todos.

Por ser uma rodada de estreia, nunca dá pra saber o que esperar do jogo... e felizmente ele foi muito bom. As duas agremiações atuaram bem dentro das suas limitações e proporcionaram uma jornada bastante agradável aos presentes. Detalhe: vários deles com a camisa oficial do ADG, que finalmente começou a ser vendida na cidade nesse ano, algo que já pedíamos há muito!

O Guarulhos começou melhor e criou boas oportunidades aos 19, 22 e 35 minutos, respectivamente com João Pedro cabeceando pra fora da pequena área, Bruno Henrique quase fazendo contra e Romário. O Bernô se segurou bem na defesa e no seu primeiro ataque perigoso abriu o marcador.

Romário - sim, tinha um Romário em cada um dos times - tocou em profundidade para Felipe, que invadiu a área e chutou cruzado pra fazer o primeiro gol do escrete do ABC na temporada aos 37 minutos. Por pouco o marcador não foi alterado ainda no tempo inicial com boas chances dos dois lados.


Jogadores correndo atrás da pelota na estreia de Guarulhos e São Bernardo na Segundona


Atleta guarulhense dominando a bola na lateral direita


Disputa de bola pelo alto no meio de campo



Felipe armando o chute que abriu o marcador e a comemoração dos atletas do Bernô com o primeiro gol do time na temporada

No tempo final resolvi ficar na arquibancada e passei um bom tempo batendo papo com Gigio Sareto, diretor do Bernô desde a volta ao profissionalismo em 2010. Fazia tempo que não o via e foi bom demais me atualizar sobre a situação atual dos clubes da cidade. O papo foi muito esclarecedor.

Junto com ele vi o Guarulhos voltar a campo disposto a igualar o marcador. Novamente chances foram criadas, porém faltou um atacante com faro de artilheiro pra colocar a pelota no fundo do gol do São Bernardo. Aos nove minutos aconteceu a maior chance de empate em bola que a zaga visitante salvou em cima da linha.

A peleja foi se aproximando do final e então aos 44 minutos o Bernô sacramentou seu triunfo com o segundo gol. Erik atacou pela direita e cruzou para Felipe, na pequena área e livre de marcação, tocar de leve e se tornar artilheiro da competição depois da primeira rodada. Nos acréscimos, por pouco o onze visitante não faz o terceiro.


Falta a favor dos locais no começo do segundo tempo



Cruzamento de Erick e segundo gol de Felipe sacramentando a primeira vitória do time do ABC

O placar final de Guarulhos 0-2 São Bernardo colocou o alvinegro do ABC na liderança provisória do Grupo 3 com três pontos ao lado de Primavera, Diadema e Itararé, mas na primeira posição por conta do saldo de gols. Na segunda rodada o Bernô recebe o CAD e os guarulhenses enfrentam o Primavera em Rio Claro.

Antes de voltar pra casa ainda rolou aquela grande confraternização pós-jogo sempre sensacional com a rapaziada presente. Dali retornei à capital para voltar a sentir o clima de segundona de perto, só que as realizadas nos anos 50.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário