Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Após dez anos de espera, entra na Lista o Presidente Prudente FC

Texto: Fernando Martinez; Fotos: Fernando Martinez e Victor de Andrade (times posados e arbitragem)


Desde 2001 o estado de São Paulo teve um total de 155 times que disputaram campeonatos profissionais (sem contar o Flamengo de Pirajuí, que fez lambança em 2008 e por nem ter terminado a Segundona não entra na lista) organizados pela FPF. Zanzando pelos campos do estado, assisti in loco pelo menos uma vez cada um desses times... menos um.

Desde que o Presidente Prudente Futebol Clube começou a disputar a última divisão, isso em 2006, foram seis temporadas com eliminações na primeira fase. No sub-20 o cenário não mudou muito e o time acumulou fracassos, e somente em 2010 fez uma campanha razoável, justamente quando chegou mais perto da capital paulista, mais precisamente na cidade de Limeira. Eram tempos difíceis para a minha pessoa e infelizmente não consegui ver essa peleja.

(Em tempo, a equipe sub-11 do Tricolor da Vila Industrial chegou a jogar em Guarulhos em 2012 contra o Corinthians, mas obviamente eu não fui. Se começar a assistir essa categoria, não vai demorar muito para incluir torneio interno de escola primária no meu currículo. É demais até para quem adora jogo perdido)

No total foram dez anos esperando pacientemente a chance de acompanhar um joguinho do PPFC próximo à capital. Eis que chegamos em 2016 e na Segundona mais uma vez a agremiação foi eliminada na fase inicial. Já no Campeonato Paulista sub-20 da 2ª Divisão, uma surpresa que me encheu de esperança.

A campanha na primeira fase foi sensacional e o onze verde e preto somou 22 dos 24 pontos possíveis, se classificando com a segunda melhor campanha para as oitavas. Nessa fase, um susto contra o Araçatuba. No confronto de ida uma derrota pela contagem mínima. Porém na volta, quanta diferença. Um massacre de 7x0 e a vaga entre os oito melhores da competição.

E a sorte que não tive nos dez anos passados tive agora. Por conta do regulamento, calhou do Presidente Prudente ter como adversário o centenário Jabaquara Atlético Clube. Finalmente o onze prudentino veio jogar "perto" de casa! Sem poder de forma alguma ficar de fora desse compromisso, me mandei no sábado passado para ver o duelo de ida do Grupo 15 no genial Estádio Espanha. Vale lembrar que o glorioso Leão da Caneleira chegou a essa fase ficando em terceiro da sua chave e derrotando o Barcelona duas vezes nas oitavas.



Jabaquara Atlético Clube (sub-20) - Santos/SP


Presidente Prudente Futebol Clube (sub-20) - Presidente Prudente/SP


Capitães dos times e trio de arbitragem

Fui para o litoral junto com a fênix Emerson e o amigo Mário, e lá encontramos Victor CuriosoRodrigo Colucci. Todos, claro, para colocar a equipe prudentina nas respectivas Listas. Demoramos muito para chegar no estádio por conta da forte ressaca - não de alguém na caravana, e sim do mar em si - e pelo fato das ruas próximas ao estádio estarem inundadas. Isso fez com que eu perdesse as fotos posadas, aqui publicadas contando com a cortesia do Curioso do Futebol.

Apesar de estarmos no final de outubro, fomos brindados com uma temperatura amena, algo sempre de grande valor a pouco tempo do verão. Já a peleja... bom, ela não foi nenhuma Brastemp, só que como tinha time novo na Lista, nem posso reclamar. O primeiro tempo foi equilibrado e os dois times tiveram boas chances. A primeira foi logo no primeiro minuto a favor dos visitantes. Heitor entrou na área e chutou para a boa defesa de Isaac.

O onze local chegou perto de abrir o marcador aos 12 com Léo Oliveira chutando para boa defesa de Wágner. Enquanto rolava um animado papo atrás do gol da entrada da Caneleira, o Presidente Prudente quase marcou aos 45 minutos com uma cabeçada meio sem querer de Luiz Otávio que bateu na trave.


Ataque prudentino pela direita no começo da partida


Cobrança de falta perigosa a favor do onze visitante


Bola levantada dentro da área jabaquarense e perigo para a meta defendida por Isaac

No tempo final fui captar alguns instantâneos dentro de campo. Mesmo quase sendo coberto pelo mato que cresce atrás dos gols e na linha lateral da arquibancada oposta, consegui ficar firme e forte por ali. Em meio à densa vegetação vi o Presidente Prudente inaugurar o placar aos 14 minutos. Kaloglian avançou pela direita e cruzou dentro da área. A bola encontrou Heitor, e ele chutou cruzado no canto esquerdo sem chances para o arqueiro jabaquarense.

Na meia hora restante os santistas se lançaram ao ataque em busca do empate e quase conseguiram aos 30 minutos com um belo tiro de Vinícius que obrigou Wagner a fazer boa defesa. No mais, nenhuma oportunidade tão importante e derrota local.


Bola no fundo das redes de Isaac no primeiro gol do Presidente Prudente no Espanha


Boa chegada do ataque visitante. Nesse lance o arqueiro local fez ótima defesa


Ataque de Anderson, camisa 16, pela direita


Zaga do Jabaquara subindo para afastar o perigo

O placar final de Jabaquara 0-1 Presidente Prudente obriga o Leão da Caneleira a vencer a partida de volta por dois gols de diferença para conquistar um lugar na semi da competição. O Tricolor da Vila Industrial está pertinho de ficar entre os quatro melhores times do certame e enfrentar CA Diadema ou VOCEM em busca da grande decisão.



A bela homenagem jabaquarense ao maior goleiro do Brasil em todos os tempos: Gylmar dos Santos Neves

Com mais calma e mais tempo, após o apito final fui ver o estado atual das dependências do complexo aonde o Estádio Espanha está construído. O destaque, claro, fica por conta da estátua homenageando o maior jogador do Jabuca em todos os tempos e o maior goleiro que o Brasil já teve, Gylmar dos Santos Neves. Ídolo do meu avô, ele saiu do onze santista e foi fazer história no Corinthians. Parabéns aos dirigentes do clube santista por essa homenagem.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. sr. fernando pARABEM EPLOS JGOS QUE VOCES ESTAO FAZENDO EM 2016; GOSTARIA DE SABE DO SR. SE VLOCES VAO FZER DE NOVO EM 2017 A SERIE A2 COM 20 TIMES MOSTRANDO FOTOS E A SERIE A3 COM 20 TIMES MOSTRANDO FOTOS TOTAL 40M CLUBES. GOSTARIA DE UMA RESAPOSTA.URGENTE FICO NO AGUARDO UM ABRAÇO DIA 6 DE NOBEMBE4O DE 2017.

    ResponderExcluir