Procure no nosso arquivo

terça-feira, 18 de abril de 2017

Elosport aplica sua maior goleada na história contra o Barcelona

Texto e fotos: Fernando Martinez


Ver a história ser escrita e acompanhar in loco a quebra de recordes é uma coisa muito legal. Já fui em alguns jogos aonde sabia que a disparidade técnica proporcionaria algo desse tipo, mas é mais legal ir numa partida relativamente comum e acompanhar uma situação dessas. Foi o que aconteceu na manhã do domingo de Páscoa no encontro entre Barcelona e Elosport no Nicolau Alayon.

Essa é a terceira temporada seguida do genial time paulistano no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e, como em 2015, o Barça atuará na casa nacionalina (ano passado as pelejas foram realizadas na Rua Javari). Nas duas temporadas anteriores marquei presença nos 16 compromissos do time como mandante e, até quando puder, farei o mesmo em 2017.


Barcelona Esportivo Capela Ltda. - São Paulo/SP


Elosport Capão Bonito - Capão Bonito/SP


Capitães dos times e o quarteto de arbitragem designado da partida com o árbitro Alex Lopes Loula, os assistentes Cosme Tavares dos Santos e Alessandro da Mata Lemos e o quarto árbitro Marcelo Fabiano Mingoranci

As duas equipes fazem parte do Grupo 3 da competição e foram derrotadas na estreia. O onze paulistano perdeu do Diadema por 3x2 e o Elo foi derrotado pelo Itararé, genial clube que volta ao futebol depois de onze anos, dentro de casa por 2x1. Confesso que por atuar com o mando de campo, esperava que o Barcelona tivesse uma boa atuação.

O que eu e mais ninguém esperava era ver uma primeira etapa absolutamente avassaladora do Elosport. Fazia muito tempo que não via um massacre tão absurdo nos 45 minutos iniciais de jogo profissional. O Barcelona nem foi tão mal assim no setor ofensivo, tanto que criou duas ótimas oportunidades para marcar, uma delas com o atacante chutando da pequena área pelo alto mesmo com o gol aberto.

Agora, o que complicou mesmo foi a atuação do setor defensivo local. O bom goleiro Alisson infelizmente não estava numa boa manhã e a zaga não conseguiu parar o inspirado ataque visitante. Antes dos 15 minutos o time já tinha colocado bola na trave, teve atacante perdendo gol sem goleiro e duas ou três oportunidades cara-a-cara foram para fora.

O massacre começou a tomar forma aos 19 minutos em cobrança de falta de longe de Pretico. A bola ainda bateu na trave antes de entrar no gol. Mateus fez o segundo aos 29 depois de completar um cruzamento da esquerda dentro da pequena área. Aos 33 Pepe fez boa jogada individual, cortou do defensor e chutou no ângulo direito. Mateus, ele de novo, fez de cabeça aos 37. Andrey Marcos fez a quina aos 41 e Diogo marcou pela sexta vez aos 48 minutos.


Camisa 10 do Barcelona, Gabriel Alves tenta o domínio


Atleta do Elosport saindo para o ataque


Detalhe do primeiro gol do Elo, marcado em cobrança de falta de Pretico


Mateus aparece entre os zagueiros para fazer o segundo


Pepe e o chute que originou o terceiro gol visitante


De cabeça, Mateus fez o quarto gol aos 37 minutos

Quando o intervalo chegou o placar apontava um 0x6, fora o baile. Isso tinha acontecido pouquíssimas vezes na minha lista que conta com mais de 2.700 partidas vistas em estádios. A primeira vez que vi uma equipe profissional fazer seis gols no primeiro tempo foi no antológico Corinthians 8x2 Cerro Porteño em 1999. Teve também um Palmeiras B 8x0 Independente em 2003, o famoso Santos 10x0 Naviraiense em 2010... e só. A palavra "raro" para descrever o evento pode ser colocada aí sem nenhum questionamento.

O goleiro Alisson ficou nos vestiários e José entrou em seu lugar pro tempo final. Aos 11 minutos, Mateus, o artilheiro da manhã, fez o seu terceiro gol e aos 22 Andrey Marcos fez o oitavo em cobrança de pênalti. O ritmo caiu bastante depois desse tento, algo bastante natural ainda mais se levarmos em conta o forte calor que fazia.

Jogando na boa, o Elo não sofreu sustos na defesa e ainda teve algumas oportunidades de chegar a um placar de dois dígitos. Os visitantes criaram chances novamente com a dupla Andrey Marcos e Mateus e ainda teve um pênalti não marcado aos 39 minutos.


Bola zanzando pela área do Barcelona: uma tônica durante toda a peleja


Andrey Marcos fecha a goleada em pênalti aos 22 do tempo final


Grande chance, novamente com Andrey Marcos, para o nono gol do Elo


O histórico placar final com a maior goleada aplicada e a maior goleada sofrida respectivamente por Elosport e Barcelona. Além disso, eu nunca tinha visto um 0x8 num jogo profissional até então

Quando o árbitro apitou pela última vez, o placar do Nicolau Alayon mostrava o resultado de Barcelona 0-8 Elosport. Essa foi a maior derrota que o Elefante sofreu na sua história, superando o 7x1 sofrido para o CATS em 2016, e também a maior vitória da história do time de Capão Bonito, superando dois 6x0 aplicados contra Gazeta de Ourinhos e Atibaia em 2001 e 2009. Não é sempre que temos a chance de ver esse combo ao vivo... muito pelo contrário.

Tamanho chocolate não saciou a fome da rapaziada presente no Alayon e então saímos dali com destino ao centro de São Paulo para um pit-stop estratégico na melhor mortadela da cidade, afinal, saco vazio não pára em pé. Dali seguimos debaixo de um sol fortíssimo até a Rua Javari para a sessão vespertina com futebol feminino na pauta.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário