Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Juventus goleia o Barcelona e faz história na estreia do Paulista sub-15

Fala, pessoal!

Nessa maré de finais-de-semana seguidos sem muitos jogos pela Grande São Paulo, a chegada dos Campeonatos Paulistas sub-15/sub-17 é motivo de comemoração por parte do JP. Eu, que sempre gostei dessas competições, não podia ficar de fora da primeira rodada, ainda mais com um confronto paulistano no Estádio Conde Rodolfo Crespi. Em campo, Juventus e o genial Barcelona estrearam no torneio.

Antes de falar sobre a disputa 2011 do Paulista sub-15, vamos às fotos oficiais e exclusivas da partida:


CA Juventus (sub-15) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Barcelona ECL (sub-15) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e trio de arbitragem da partida. Foto: Fernando Martinez.

Essa foi a volta do Barcelona para a categoria depois de cinco anos de ausência. Na última participação, que aconteceu no ano de 2005, da equipe, uma campanha fraca deixou o time na última colocação geral do sub-15. A equipe chegou a sofrer uma das maiores goleadas da história do campeonato ao perder por 14x0 uma partida contra o Corinthians, em jogo que estive presente e que está devidamente registrado na história do JP.

Conversando com o presidente do clube e também com um dos maiores responsáveis pela manutenção da equipe, os sempre prestativos Paulo Moura e Pachani, a volta do Barcelona é definitiva. Em virtude da eterna reforma do complexo do Ibirapuera - aonde está o Estádio Ícaro de Castro Melo - a equipe não voltou ao profissionalismo em 2011, mas eles garantem que para 2012 tudo está acertado para que a equipe mande suas partidas por lá. Esperamos que isso realmente se confirme, pois a capital paulista necessita de um número muito maior de equipes no profissionalismo.

Falando um pouco sobre o Juventus, a equipe busca voltar aos dias de glória no sub-15. Depois que a competição passou a ser sub-15, isso em 1981, o Moleque Travesso foi campeão em 1987 e 2001, mas depois dessa segunda conquista as categorias de base do clube foram dizimadas por uma trágica "parceria" e cujos reflexos do abuso de poder são sentidos até hoje na agremiação grená. Desde 2007, quando voltou para a disputa de forma regular, campanhas fracas e que não condizem com o grande histórico juventino dos anos 80 e 90.

Para esse ano de 2011 o Campeonato Paulista sub-15 tem "apenas" 75 equipes (seriam 76, mas o São Bento desistiu). O JP apóia que a competição tenha cada vez um número maior de times, pois isso movimenta vários setores dentro do futebol paulista. Juventus e Barcelona fazem parte do Grupo 7, junto com Paulista, Corinthians, Red Bull, Guarulhos, Nacional e Atibaia. Na primeira fase os três primeiros de cada chave garantem vaga na fase seguinte, além dos dois melhores quartos colocados entre os 10 grupos.

Logo quando entrei em campo para acompanhar a peleja, vi que o Barça tinha apenas 10 atletas fazendo aquecimento. De acordo com o Pachani, atrasos na inscrição de jogadores levaram o time da Zona Sul de São Paulo a levar apenas esse número de garotos para a estreia. Sem reservas, e com seus dois goleiros reservas na linha, o placar era o que menos importava para o Barcelona e a vitória mesmo era estar estreando mesmo com essas dificuldades.


Detalhe do primeiro ataque grená na partida, e gol anulado por impedimento. Foto: Fernando Martinez.

Mas o Juventus não tinha nada a ver com os problemas do adversário e desde os primeiros minutos foi senhor absoluto das ações ofensivas da peleja. Logo no primeiro minuto, a equipe teve um gol anulado por impedimento. Mas no lance seguinte não teve jeito e o camisa 9 Matheus marcou o primeiro. O domínio continuou e aos 14 minutos o camisa 10 João Vítor fez o segundo. Um golaço.


Boa saída do goleiro do Barcelona evitando gol grená. Foto: Fernando Martinez.

Aos 21 minutos, num raro contra-ataque do Barcelona, a defesa do Juventus fez bobagem e o goleiro Carlos cometeu pênalti. Na cobrança o jogador Pedro diminuiu e comemorou bastante com a boa torcida do Barça presente na Javari. Mas essa foi a única jogada perigosa da equipe visitante até o final da partida.


Primeiro (e único) gol do Barcelona na partida, marcado por Pedro em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Martinez.

Ainda antes do final da primeira etapa, o Juventus marcou o terceiro, num golaço de cobertura quase da linha de fundo do camisa 6 Tiago. No intervalo, o marcador apontava vitória grená por 3x1. Nesse intervalo encontrei o Alfredo e o Jurandyr zanzando pelas numeradas do estádio, de olho no futuro da agremiação da Móoca.


Defesa do Moleque Travesso afasta o perigo. Foto: Fernando Martinez.

Para o segundo tempo acabamos presenciando uma histórica goleada para o time local. Os três atletas juventinos que marcaram no primeiro tempo anotaram também no tempo final. Os grenás ampliaram aos 5, 8, 22, 24 e 27 minutos, respectivamente com tentos de João Vítor, Tiago, Matheus e em mais dois do mesmo João Vítor. O camisa 10 juventino foi o artilheiro do dia com quatro gols. O placar poderia ter sido ainda maior, mas muitas chances ainda foram desperdiçadas.


Bola cruzada na área do Juventus em ataque do Barça. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Juventus 8-1 Barcelona. Essa foi simplesmente a maior goleada do Moleque Travesso em todos os tempos dos campeonatos paulistas infantil/sub-15. A maior goleada até então tinha sido um 7x0 em cima do Palmeiras no longínquo 27 de julho de 1985. Foi um belo cartão de visitas da equipe, mas é um resultado que pode ser enganoso, em virtude das condições do adversário.

Mas devemos registrar que em nenhum momento o Barcelona apelou ou partiu para pontapés. Esperamos que o time possa se reabilitar na chave com todos os seus atletas devidamente registrados. Mas como já disse antes, já foi uma enorme vitória o time ter entrado em campo.

Mas após os 8x1 era a vez do segundo jogo do dia na Rua Javari.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário