terça-feira, 27 de maio de 2025

I9 vence os dois jogos contra o Barretos pelo sub-13/sub-14 no seu CT

Texto e fotos: Fernando Martinez


A Caravana da Coragem já acumulava seis jogos em dois dias e, no domingo, encerramos a programação com mais três partidas. O plano original previa apenas uma peleja, mas acabou virando uma maratona tripla. A rodada da manhã e do início da tarde não foi das mais empolgantes, porém serviu para colocar o CT do I9 na Lista, com os duelos entre I9 e Barretos pelos Campeonatos Paulistas sub-13 e sub-14.

O CT do I9 ocupa o espaço do antigo centro de treinamento do Olé Brasil, time de Ribeirão Preto de vida curtíssima, que disputou apenas quatro edições do profissionalismo, de 2009 a 2011 e 2015. Após sua extinção, tudo ficou parado até que o novo clube da cidade, fundado em 2019, assumisse as instalações. Ah, o nome oficial do local é Centro de Treinamento Santa Iria.


Parece uma picada, mas é a entrada do CT do I9 em Ribeirão Preto

Passamos a noite em um hotel com custo-benefício excelente no centro de Ribeirão Preto. Junto com a dupla Bruno e Victor, aproveitei um café da manhã sensacional e, após encontrar o Caio, seguimos rumo ao CT, cerca de dez quilômetros distante. Por motivos óbvios, acreditávamos que o lugar estaria deserto, mas, assim que chegamos, nos deparamos com uma verdadeira multidão na estrada que leva ao centro de treinamento.

Era claro que aquela galera com roupas de balada — muitos pra lá de Bagdá, outros em outra dimensão e vários parecendo zumbis do espaço — não estava ali para assistir a I9 x Barretos. Ficamos curiosos para saber o motivo daquela fauna reunida. Bastou pegar a trilha até o portão principal para descobrir que havia rolado uma festa gigantesca durante toda a madrugada e que estava prestes a acabar.

Chegar ao estacionamento foi uma verdadeira loucura. Um mar de gente tentando sair e nós tentando entrar. Na marra e levando bem mais tempo do que o esperado, finalmente conseguimos parar o carro no ponto certo. Corri para o gramado e consegui, no limite, captar as imagens oficiais das duas equipes.


I9 International Academy / Organização Exploração de Atividades (sub-13) - Ribeirão Preto/SP


Barretos Esporte Clube (sub-13) - Barretos/SP

Essa foi a segunda rodada da primeira fase das duas competições. Na estreia, o I9 goleou a Francana fora de casa por 4 a 0, enquanto o Barretos superou o Monte Azul por 2 a 0. Além destes, Meia Noite, Olímpia, Catanduva e Comercial-RP também integram o Grupo 2.

Até hoje eu tinha visto apenas três jogos na “Califórnia Brasileira”, um número irrisório. Foram duas partidas em 2009: uma vitória do Bafo sobre o Taquaritinga pela Série A2 e o triunfo do saudoso Jaboticabal contra o Olé Brasil por 3 a 2. A terceira foi em 2015, outro 3 a 2, dessa vez do Botafogo sobre o Ríver/PI na primeira final da Série D do Brasileiro.

O clima não estava com aquele calor insano típico de Ribeirão no verão, mas o sol brilhava forte. Por sorte, uma abençoada árvore proporcionou uma sombra providencial que me acompanhou nos dois jogos. Vale dizer que é uma delícia ver futebol ali, mesmo não sendo um estádio propriamente dito.

No Sub-13, o I9 dominou sem sustos. Logo aos sete minutos do primeiro tempo, Luiz Fabiano abriu o placar para os locais. O Barretos até tentou reagir, mas não teve forças para criar boas chances. Na etapa final, senhor absoluto da peleja, o time de Ribeirão fez o segundo, novamente com Luiz Fabiano. Nos pênaltis (lembrando que no Sub-13 e Sub-14 existe a disputa por um ponto extra após os jogos) o I9 venceu por 5 a 4.







Momentos de I9 x Barretos pelo Paulista sub-13



O pênalti perdido pelo Barretos e o convertido pelo I9 que valeu o ponto extra

Encerrado o duelo do Sub-13, foi a vez da categoria Sub-14. Na estreia, o I9 havia derrotado a Francana por 2 a 1, enquanto o Barretos perdera em casa para o Monte Azul por 3 a 1. O favoritismo era todo dos mandantes. Enquanto a bola rolava, o destaque ficou para o pessoal que ainda deixava a tal festa e passava pelo lado de fora do alambrado. Em certo momento, os gandulas largaram o jogo para admirar moças com trajes pra lá de sumários. O futebol ficou definitivamente de lado.


I9 International Academy / Organização Exploração de Atividades (sub-14) - Ribeirão Preto/SP


Barretos Esporte Clube (sub-14) - Barretos/SP

Dentro de campo, e comigo ainda sob a gloriosa sombra próxima ao gol da entrada, o I9 foi amplamente superior. A parada ficou resolvida no primeiro tempo, com gols de Gustavo, Maxwell e João Gabriel. O 3 a 0 saiu barato. No segundo tempo, o placar poderia ter sido maior, mas a molecada da casa não se dedicou como antes. Nos pênaltis, repeteco do marcador depois que o I9 converteu suas três cobranças e o Barretos desperdiçou todas. Uma rodada perfeita para os ribeirão-pretanos: duas vitórias, dois pontos extras e nenhum gol sofrido.







Lances do jogo do sub-14 entre I9 e Barretos

Sob um sol forte, deixamos o CT Santa Iria já completamente vazio, um contraste com a muvuca encontrada pela manhã. O relógio marcava 13 horas e restavam “apenas” 271 quilômetros até a sessão vespertina. Para muitos, seria impossível chegar a tempo. Para o amigo Caio, foi só mais um domingo qualquer.

Até lá!

Ficha Técnica: I9 2-0 Barretos (5-4)

Local: CT I9 International Academy (Ribeirão Preto); Árbitro: João Victor Queiroz; Público e Renda: Portões abertos; Gols: Luiz Fabiano 7 do 1º e 19 do 2º.
I9: João Gabriel; Eduardo, Felipe, Vinícius e Léo; Lucca, Mumu, Gabriel Aguiar e Arthur; Luiz Fabiano e Bill (titulares). Davi; Caíque, Alysson, Henzo, Kaike, Benício, Caio, Hector Gabriel, Victor, Luiz e Pedro (reservas). Técnico: Jhonatan Pena.
Barretos: Lucas; Pedro Otávio, Lucas Gadia, Henrique e João Vítor; David João, João Vítor, Henry e Alerrandro; Luiz Otávio e Gabriel Rebor (titulares); Davi; João, Henrique, Victor Leonel, Luís Fernando, Gabriel Andrade, Carlos, Wilbner, Lorenzo e Lucas Bernardes (reservas). Técnico: William Melo.

Obs¹: Nos jogos do Campeonato Paulista sub-13/sub-14 todos os atletas relacionados entram em campo por, no mínimo, 15 minutos. No primeiro tempo, até a parada técnica obrigatória, os técnicos não podem promover substituições, exceto por questões médicas. Após a parada, os reservas obrigatoriamente substituem os titulares. Os que entrarem também não podem ser substituídos. Os atletas educandos que não forem substituídos na primeira parada técnica, devem obrigatoriamente iniciar o segundo tempo jogando e somente poderão ser substituídos na segunda parada técnica, exceto por questões médicas. Após a participação de todos os atletas educandos na partida, será livre o número de substituições. Os jogos são disputados em dois tempos de 30 minutos e, independentemente do resultado, todas tem decisão por pênaltis. O vencedor fica com um ponto extra.

Obs²: No I9, Caíque entrou no lugar de Arthur no primeiro tempo e Kaike substituiu Caíque aos 32 do segundo. Aos 32 do segundo tempo, Caíque e Luiz Otávio foram substituídos disciplinarmente por terem trocado socos.


Ficha Técnica: I9 3-0 Barretos (3-0)

Local: CT I9 International Academy (Ribeirão Preto); Árbitro: André Antônio de Biaggi; Público e Renda: Portões abertos; Gols: Gustavo 9, Maxwell 12 e João Gabriel 27 do 1º.
I9: Apolo; Levy, Davi Luís, Arthur e José Eduardo; Enzo Pietro, Gustavo, João Nélson e Aryel Vítor; Maxwell e Enzo Rossi (titulares). José Augusto; Kaio Matos, Gustavo Monteverde, Luiz Gustavo, Luiz, Cainã, Ismael, João Gabriel, Cauã Lima, Richard e Luiz Roxo (reservas). Técnico: José Luiz Ribeiro.
Barretos: Jairo; Léo, Isaque, Pedro, Marcelo, Laerty, Gabi Gol, Guilherme, Enzo e Riquelmy (titulares). Arthur; Felipe Saud, Vítor Fiumaro, Ollavo,Arthur, Wallace, João Victor, Arthur Righeti, João Pedro Matos, Victor e João Pedro Correa (reservas). Técnico: Vinícius Torres.

Obs¹: No I9, Gustavo deu lugar a João Gabriel aos 15 do segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário