segunda-feira, 17 de abril de 2023

Goleada do novato Sfera de Salto em cima do Amparo pelo Paulista sub-17

Texto e fotos: Fernando Martinez


No sábado pintou a primeira viagem ao interior depois da Copinha com direito a um time novo e um estádio inédito. A minicaravana da coragem iniciou os trabalhos na cidade de Salto, para ver o novíssimo Sfera FC (assim mesmo, sem a letra "E"), a 759ª equipe da Lista, contra o Amparo no Estádio Amadeu Mosca, começando pelo Campeonato Paulista sub-15.

Acordar cedo foi dureza. Caí da cama às cinco e meia da matina com a noite ainda a milhão. Nem sei como consegui me levantar. Tudo cedinho assim pois marcamos às 7 horas na Estação Santana do metrô. Como um relógio suíço, cheguei sem atraso e logo encontrei a dupla Bruno e Paulo Shrek, o motorista da rodada. Sérgio Oliveira, o homem-FATV, perdeu a hora e a oportunidade de fazer uma rodada espetacular.

Saímos da capital com frio e uma leve chuva. Esse cenário nos acompanhou até a metade do caminho e, do nada, o céu abriu e o sol pintou para nos atrapalhar bastante até o fim da jornada. Quando chegamos em terras saltenses, o calor era intenso. Foi legal voltar ao Amadeu Mosca depois de quase um ano da última visita, em maio de 2022. Minha primeira vez lá foi pela Segundona, em 2007, no jogo Campo Limpo x Brasilis.

O motivo da viagem foi, como disse acima, colocar o Sfera na Lista. O clube foi fundado em 2021 (apesar da data que aparece no site da FPF mostrar 2022) e no ano passado disputou apenas a Paulista Cup. Ficou para a atual temporada a estreia em torneios oficiais da FPF. A agremiação foi criada por três pessoas, uma delas dona do CT de Jarinu usado pela base do Red Bull Bragantino. O RBB deve sair de lá em breve quando a obra do seu próprio CT, que será em Atibaia, terminar.


Sfera FCL (sub-15) - Salto/SP


Amparo AC (sub-15) - Amparo/SP


Os capitães junto com o quarteto de arbitragem

Por enquanto o Sfera deve apostar apenas na base, porém de acordo com uma conversa com um diretor da equipe, eles têm planos de profissionalização em 2025. Usando a boa infra do Amadeu Mosca e um centro de treinamento de respeito, eles chegam com boa chance de sucesso. Na estreia, ganharam do Salto FC "fora de casa" por 3 a 1. Já o Amparo, time que eu sempre curti e que não via ao vivo desde 2016 quando enfrentou o Barcelona no Nicolau Alayon, foi derrotado em casa pelo Rio Branco.

Já no gramado, pegar as fotos oficiais foi uma luta. O que mais tem hoje em dia é quarteto de arbitragem que primeiro faz o sorteio de lado e depois autorizar as imagens, quando deveria ser o contrário. Junta isso com uma enorme má vontade da molecada do Sfera em posar e por pouco não fico sem os instantâneos. Isso sem contar que o pessoal visitante não quis fornecer a escalação. Parecia que estava pedindo dinheiro emprestado, um absurdo. Bom, na base da teimosia deu tudo certo e então fui pegar meu lugar no ataque dos donos da casa.

Quando a bola rolou, ficou claro quem era melhor. O Sfera não deu nenhuma chance ao Amparo e comandou as ações durante os 70 minutos (no Paulista sub-15, as partidas são disputadas em dois tempos de 35 minutos cada). Erick abriu a contagem na quarta volta do ponteiro. Kaio ampliou aos 18 e Gustavo Góes marcou o terceiro aos 35. Isso sem contar que a assistente número 2 anulou um gol que a meu ver não estava impedido.

Na etapa final fui pegar algumas imagens do alto direto da única sombra do estádio, uma tímida sombra espremida no muro no topo da arquibancada. Gustavo Góes anotou seu segundo tento na manhã aos cinco minutos e Geovanni deu números finais aos 23. O glorioso Leão da Montanha tentou ao menos conseguir o gol de honra, sem sucesso.



Detalhes de Sfera x Amparo em Salto pelo sub-15



Dois gols locais no primeiro tempo




No fim, boa goleada do Sfera contra o alvinegro amparense

O resultado Sfera 5-0 Amparo ficou até barato levando em conta o tamanho da pressão do clube saltense durante a peleja. Seguindo assim, certamente estarão na próxima fase podendo pensar até em um voo mais alto. Os amparenses vão precisar melhorar bastante para poderem sonhar com a classificação.

Se foi fácil na preliminar, no jogo do sub-17 o negócio foi bem diferente. Os donos da casa passam um sufoco enorme e os visitantes jogaram bem melhor.

Até lá!

Ficha Técnica: Sfera 5-0 Amparo

Local: Estádio Amadeu Mosca (Salto); Árbitro: Luiz Felipe Silva De Assis; Público e Renda: Portões abertos; Gols: Erick 4, Kaio 18 e Gustavo Góes 35 do 1º, Gustavo Góes 5 e Geovanni 23 do 2º
Sfera: Jefferson; Pedro Lucas, Lucas (Geovanni), Kauê e Arthur (Eduardo); Davi (Ryan), Breno (Kauã Vaghetti), Victor (Yuri) e Gustavo Góes (Natanael); Kaio e Erick (Andrey). Técnico: Osvaldo Pereira.
Amparo: Felipe (João Sanfelisse); Rafael Basagui, Pedro (Matheus), Miguel e Renan (Artur); Guilherme, Pyerre (João Vitor), Joao Victor Ruas (Rafael Nunes) e Henry; Nicolas (Lucas Yamashita) e Fernando. Técnico: Róbson Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário