terça-feira, 16 de julho de 2019

Na Arena Corinthians, a gloriosa estreia do CSA no Jogos Perdidos

Texto e fotos: Fernando Martinez


Desde que a Portuguesa deixou de participar da Série A do Campeonato Brasileiro eu praticamente parei de assistir jogos do mais importante certame nacional. Desde o ano em que sediamos a Copa do Mundo, foram apenas quatro pelejas que acompanhei in loco, três em 2014 e uma em 2017. O número voltou a aumentar no domingo passado com a esperada (e demorada) inclusão na Lista do time profissional do CSA atuando contra o Corinthians. Além disso, é a primeira vez que aparecem aqui no Jogos Perdidos.

Tinha visto o onze alagoano apenas duas vezes até hoje, as duas pela Copa São Paulo. A primeira em 2001 numa derrota contra o Capivariano em Capivari e um empate por 2x2 com o Vasco da Gama em Barueri no ano seguinte. Depois disso o time sumiu do mapa, pelo menos por aqui. O clube chegou a atuar perto da capital nos últimos anos, mas não tinha conseguido organizar uma cobertura. Mais de 17 anos após ter visto a gloriosa equipe pela última vez, nada melhor do que "tirar o J" em grande estilo na Arena Corinthians.


Times perfilados antes do começo do jogo

O alviceleste não jogava contra o mosqueteiro na capital paulista desde 1983, quando perdeu por 4x2 no Morumbi pela Taça de Ouro. O histórico contava com quatro duelos e quatro triunfos corintianos. Com certeza esse é o confronto mais legal do alvinegro na sua casa na atual edição da Série A. Por vários motivos eu não podia perder. O bom é que por ser uma partida com menor apelo, consegui comprar o ingresso sem nenhuma dificuldade apesar da cancha receber novamente um bom público.

Fui sozinho até a Arena e o clima foi, claro, bem diferente do que encontrei ali durante a Copa América nas três partidas que assisti ali (na ordem: Peru 0x5 Brasil, Colômbia 0x0 Chile e Argentina 2x1 Chile). Sem estrangeiros, sem bandeiras de países diferentes e apenas o preto e branco dando a tônica. Meu lugar foi próximo do que fiquei na goleada tupiniquim contra os peruanos que fechou a primeira fase e dali vi um jogo em que apenas uma equipe atacou.

O Corinthians emplacou um sem número de chances e alugou o campo de defesa adversário. O problema, só para variar, foi um problema que é crônico há meses e meses: a criação de ataques realmente bons. Os comandados de Fábio Carille mostraram uma enorme dificuldade em finalizar de forma decente e as investidas foram meia-bomba. Na primeira etapa o maior lance foi com Vágner Love e uma cavadinha que foi salva em cima da linha.

No segundo tempo o cenário não mudou, e com isso a torcida foi perdendo o bom humor a cada finalização pela linha de fundo. Eu estava numa relax, numa tranquila e numa boa, sossegado por ver o CSA principal pela primeira vez, só que o número de gols perdidos pelo escrete local foi de tirar do sério até quem estava desencanado. A tarde estava tão zicada que aos 26 minutos,o árbitro não marcou pênalti claro a favor do Corinthians. Parecia que seria uma tarde de horror contra um dos piores colocados da competição.


Bola levantada dentro da área do CSA


Jonatan Gómez, 29 alagoano, em lance pela esquerda


Ralf (15) disputando a bola pelo alto no meio-campo


Gil, zagueiro mosqueteiro, se aventurando no ataque


Ótima defesa de Jordi, goleiro do CSA, em cobrança de falta

Foi apenas aos 32 minutos que a torcida pôde comemorar quando Vágner Love recebeu bom passe de Boselli e encheu o pé direito, inaugurando o marcador na Arena. Pouco depois a arbitragem anulou o que seria o segundo gol. No fim, o placar ficou mesmo no magro Corinthians 1-0 CSA e que serviu para o alvinegro subir na tábua de classificação. Os alagoanos estão na 19ª posição e são candidatos fortes ao rebaixamento. Apesar do jogo sofrido, foi legal ter ido lá.

A "semana" mosqueteira no JP. que se iniciou na semana passada. terminou na tarde de segunda-feira com um joguinho da Copa Paulista em Osasco. A quarta cobertura corintiana foi no meu aniversário. Sempre é muito legal ver futebol ao vivo quando completamos outro ano de vida.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Corinthians 1-0 CSA

Competição: Campeonato Brasileiro; Local: Arena Corinthians (São Paulo); Árbitro: Wagner Reway (PB); Público: 33.952 pagantes; Renda: R$ 1.392.676,36; Cartões amarelos: Sornoza, Fagner (Cor); Ricardo Bueno, Alan Costa, Nilton, Cassiano, Luciano Castán, Celsinho (CSA); Gol: Vágner Love 32 do 2º.
Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf (Régis), Júnior Urso e Sornoza; Pedrinho (Boselli), Clayson e Vagner Love (Gabriel). Técnico: Fábio Carille.
CSA: Jordi; Celsinho (Cassiano), Alan Costa, Luciano Castan e Rafinha; Naldo, Nilton (Jeankléber), Jonatan Gómez (Victor Paraíba) e Apodi; Alecsandro e Ricardo Bueno. Técnico: Argel Fucks.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário